terça-feira, 4 de novembro de 2008

Presidente socialista.

A possibilidade de mudanças na política dos Estados Unidos em relação à América Latina caso o senador Barack Obama seja eleito presidente no próximo dia 4 é motivo de certo debate entre especialistas
As pesquisas prevêem uma vitória de Obama, do opositor Partido Republicano, sobre John McCain, candidato pelo Partido Republicano, no poder, tanto em quantidade de votos em termos absolutos como em cadeiras no colégio eleitoral. Pesquisadores e especialistas em assuntos latino-americanos estão muito preocupados pelo papel dos Estados Unidos na região nos últimos anos, e esperam mudanças, disse Hylton, também professor da Universidade de Nova York. “Aproveite a oportunidade histórica para melhorar as relações com a América Latina”, diz a carta que Hylton e outros especialistas na matéria enviaram terça-feira a Obama. “Seja um sócio, não um adversário, das mudanças que estão em andamento” no continente, acrescenta a carta.
O senador democrata foi atacado por sua proposta de aumentar os impostos para os ricos e melhorar a condição da classe média. Isso lhe valeu os adjetivos de “socialista” e “marxista”. Obama prometeu diminuir de imediato algumas das sanções impostas pelo presidente George W. Bush a Cuba nos últimos anos e defendeu uma “nova aliança das Américas” na qual os vizinhos do sul não sejam tratados como “sócios menores”. Também é a favor de um “aumento substancial” da ajuda norte-americana à região, mediante mecanismos que reduzam a “diferença esgotadora” entre ricos e pobres e a promoção de “um desenvolvimento de baixo para cima”.
Fonte: Agência Carta Maior

Nenhum comentário: