terça-feira, 4 de novembro de 2008

Podemos sentir o efeito da crise.

Em entrevista à Carta Maior, a economista Maria da Conceição Tavares fala sobre a crise. “As autoridades monetárias de todo o mundo têm que intervir rápido, antes que se forme a pior das bolhas, a de pânico que é essa que está em curso, adverte”. Para ela o Brasil tem algumas vantagens importantes para enfrentar a crise, entre elas a existência de três fortes bancos estatais e pelo menos três grandes empresas públicas de peso, salvas do ciclo de privatizações desfechado pelo governo anterior. Isso dá ao governo instrumentos para intervir fortemente no mercado.
Só não está vendo quem não quer ou aquele que torce para o governo brasileiro não acertar, mas não podemos negar que a economia do Brasil no governo Lula é bastante sólida, bem diferente do governo anterior, que na época se houvesse um aumento no barril de petróleo, tudo aqui no Brasil aumentava de preço.
Agora não podemos dizer que o Brasil está livre de sofrer os efeitos da crise econômica mundial, só estou me referindo que se fosse na época do governo FHC, tudo já tinha despencado também aqui no Brasil.

Nenhum comentário: