terça-feira, 11 de novembro de 2008

O que queremos dos vereadores eleitos


Tenho o costume de ler alguns blogs, e entre eles o blog de Caramuru Paiva de Campo Grande, vi um texto escrito por Ruston Liberato sobre a função do vereador, como ele mesmo diz, é um fato que acontece em toda cidade do interior; aqui em Upanema acontece exatamente o que acontece em Campo Grande. Com algumas modificações para adequar a Upanema transcrevo a opinião de Ruston Liberato.
O pós eleição nos remete a perguntar o que queremos dos vereadores que escolhemos para serem nossos representantes na Câmara Municipal.

É fato que no interior o vereador não assume, verdadeiramente, seu papel de legislador, e sim de uma pessoa que ajuda em diversas questões, devido uma questão cultural e que não será excluída facilmente. Porém, existem algumas coisas que poderiam ser mudadas, como por exemplo, a maneira como se dão às reuniões, na maioria das vezes, vergonhosas e que não atentam para nenhuma proposição de projetos e idéias, contribuindo para o descrédito da função real de um vereador. Sendo assim, nos convém, nesse momento fazer a seguinte pergunta: O que faz um vereador? Muito se pergunta por ai no dia a dia, nas conversas de rua, dos botequins, nas associações e entidades constituídas: para que serve um vereador? A redemocratização do País – ampliou a liberdade de expressão – fez crescer o questionamento em torno das várias instituições e órgãos públicos. No entanto, nenhuma delas tem sido tão crivada pela opinião pública quanto o Legislativo em todos os seus níveis, tanto municipal, estadual e federal.

Para contribuir levantei algumas funções pertinentes ao vereador:

Atividade Plenária - É a ação do vereador nas votações e discussões em plenário – onde são travados os grandes debates. É ali também que ele se posiciona politicamente, através de pronunciamentos. Vota os projetos de lei e defende suas propostas.

Ação Partidária - Cada vereador é eleito por um partido. Por isso mesmo tem que se manter em sintonia com seus dirigentes, lideranças e correligionários. Reuniões de bancada, de diretório e mesmo de discussão de estratégias exigem muito do parlamentar na condução de seus trabalhos legislativos.

Atividade de Gabinete - É no seu gabinete uma sala apropriada e que o vereador recebe seus eleitores. Tem acesso às sugestões, às críticas, às reivindicações que dizem respeito ao seu desempenho e a sua região. É do gabinete, também, que ele aciona seus contatos – telefônicos ou pessoais – com as bases ou com o governo.

Membro das Comissões - Cada vereador integra uma ou mais comissões permanentes da Casa, onde são apreciados os projetos específicos da área a que se dedica essa comissão. Existem também comissões temporárias, criadas para assuntos específicos, com prazo previsto de atuação.

Elo com o Governo - O vereador é quem cuida do relacionamento com suas bases, com os eleitores da sua região – com o governo, reivindicando melhorias, encaminhando soluções, elaborando e acompanhando projetos. Ele é o elo de ligação do governo com povo. Só nos resta fazer aquilo que nós cidadãos comuns podemos fazer: COBRAR DAQUELES QUE FORAM ELEITOS O SEU VERDADEIRO PAPEL PARA AJUDAR A MELHORAR A VIDA DE TODOS UPANEMENSES.

Nenhum comentário: