sábado, 1 de novembro de 2008

A coleta de pilhas e baterias é obrigatória

A coleta voluntária de pilhas e baterias, já realizada por algumas empresas brasileiras, agora será uma atividade obrigatória, de acordo com uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

A decisão estabelece que supermercados, farmácias e outros estabelecimentos que vendem pilhas e baterias também possuam pontos de recolhimento desses materiais para que a partir daí sejam encaminhados para reciclagem ou descartados de forma correta.

A resolução do (Conama) dá um prazo de dois anos para que as lojas tenham os coletores. Os brasileiros consomem por ano 1,2 bilhões de pilhas e 400 milhões de baterias de celular.

No mundo todo, 99% dos aparelhos eletrônicos, dos celulares, baterias e pilhas vão parar no lixo e isso não representa só o desperdício, mas um perigo para o meio ambiente. Elas contêm metais pesados como chumbo, mercúrio e cádmio. Quando pilhas e baterias são jogadas em lixões comuns, esses elementos químicos penetram no solo e contaminam os lençóis de água, que ajudam a formar córregos e rios.
Fonte: Correio da Tarde

Nenhum comentário: