domingo, 20 de fevereiro de 2011

Rompimentos políticos estão na moda

Do Jornal De Fato
Por Magnos Alves
O Carnaval está chegando e neste ano quem promete fazer mais sucesso é o bloco do rompimento. O rompimento está na moda e os seus integrantes prometem "arrepiar" nos principais carnavais e em todas as regiões do Rio Grande do Norte.
O bloco do rompimento já confirmou presença em pelo menos três municípios: Assu, Upanema e Ipanguaçu. E ele tem um diferencial: nos outros blocos todo mundo "pula" junto, mas no "rompimento" a dança é feita separada; em, no mínimo, dois blocos; e não insistam que eles não dançam juntos. Pelo menos neste ano.
Em Upanema as alas já estão separadas, mas os líderes ainda não comunicaram oficialmente que não dançam mais juntos. Embora na cidade todos saibam que neste carnaval a ala do ex-prefeito Jorge Luís vai de forró elétrico - no ritmo acelerado das negociações políticas com o ex-vereador Luís Jairo -, enquanto que os seguidores da prefeita Maristela Freire ficarão no axé.
Apesar de 10 em cada 10 moradores do município de Upanema afirmarem que a política local ganhou novos contornos, a prefeita Maristela Freire (PMDB) disse que da parte dela não houve rompimento e que também não houve nenhum comunicado oficial do ex-prefeito Jorge Luís. "Essa conversa de rompimento só existe nas ruas", afirmou a prefeita, reconhecendo, porém, que na prática existe um afastamento.
Maristela afirmou que não existem justificativas para rompimento. "Continuo no PMDB, o vice-prefeito é o primo de Jorge e mantive os cargos de confiança do ex-prefeito", disse.
Apesar de aparentar comunhão com Jorge, a ex-prefeita criticou os encontros realizados entre o grupo do ex-prefeito com os liderados do ex-vereador Luís Jairo.
Jorge Luís não quis se aprofundar no assunto. Ele se limitou a dizer que o relacionamento com Maristela está "arranhado", mas não confirmou o rompimento.
Embora, Maristela e Jorge neguem, o rompimento dos dois é mais que consumado. Nas ruas não se fala em outra coisa, inclusive por pessoas de confiança dos dois lados.
Algumas atitudes dos dois também confirmam o fim dessa aliança, como as reuniões entre Jorge e Luís Jairo, e convites feitos por Maristela para o mesmo Luís Jairo - confirmados por ele - para encontros políticos.

Nenhum comentário: