quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Jornal Correio da Tarde destaca matéria de Upanema

O jornal Correio da Tarde na edição do dia 02 de fevereiro traz duas matérias referente a Upanema.
Uma destaca a insatisfação dos funcionários públicos municipal com a prefeita Maristela Freire. A outra trata da possível união entre os grupos políticos de Jorge Luiz e Luiz Jairo.
Veja as duas matérias na íntegra:
1ª Matéria
Descaso da prefeita Maristela leva professores a ameaçarem greve
Por Fabiano sousa – Correio da Tarde
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Upanema - SINDSERPUP realizou na manhã da ultima segunda-feira (31), no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, mais uma reunião para discutir assuntos de interesse da categoria. Os principais temas debatidos foram a possibilidade da categoria de professores deflagrar uma greve já no início do ano letivo. Discutiu-se inclusive uma paralisação envolvendo todas as categorias que não estão recebendo reajuste dos salários, nem estariam recebendo o beneficio da produtividade.

Ficou decidido que as discussões e reuniões continuarão pelas próximas duas semanas, até o inicio da Semana Pedagógico que terá inicio no dia 7 de fevereiro. Caso as negociações com a prefeita Maristela Freire (PMDB) não avancem a categoria entrará em greve e não iniciará o ano letivo de 2011.

De acordo com Rosemary Cabral que preside o SINDSERPUP, a maior dificuldade dos servidores seria o fato da prefeita não abrir espaço para negociações em torno do reajuste salarial. "Essa intransigência da prefeita está fazendo com que os servidores municipais ameaçam iniciar uma greve por tempo indeterminado em todas as repartições municipais", disse a presidente. De acordo com relato da diretoria do Sindicato, a prefeita Maristela não tem demonstrado nenhuma disposição em abrir dialogo para tratar das reivindicações da categoria, fato que tem gerado insatisfação na cidade.

Além da falta de reajuste salarial, os servidores eles também reclamam da falta de condições de trabalho em algumas áreas como a educação e limpeza da cidade e a falta de disposição por parte da prefeita para dialogar sobre o assunto, já que essa questão já vem sendo debatida pelos servidores há mais de dois anos, sem que a prefeita tenha esboçado nenhum interesse em solucionar a situação. "Há mais de dois anos estamos tentando sem sucesso uma audiência para tratar do reajuste. Além da falta de reajuste, nós não conseguimos sequer uma audiência com a prefeita para debater o assunto. A prefeitura sempre alega que não tem condições, mas acreditamos mesmo que é que falta vontade por parte da administração", disse a presidente do Sindserpup.

Os sindicalistas informaram ainda que os profissionais da área da Saúde estão sem receber as gratificações desde o mês de setembro de 2010. "Já tentamos audiência com a prefeita desde julho de 2010, quando foi suspenso o pagamento da produtividade de todos os servidores da saúde, mas nunca somos atendidos ou quando somos recebidos as negociações não avançam em nada.

Já enviamos ofícios, mas não adianta. Isso tem nos levado a cogitar a possibilidade de paralisação das atividades", disse a presidente do Sindicato, acrescentando que na manhã de ontem a questão chegou até o promotor Flávio Sergio Pontes, que garantiu abrir um inquérito para investigar o caso.
2ª Matéria
Jorge Luiz e Luiz Jairo podem unir forças visando 2012


O ex-prefeito de Upa­ne­ma, Jorge Luiz (PMDB) vem tra­ba­lhan­do no sen­ti­do de as­se­gu­rar a opor­tu­ni­da­de de vol­tar a dis­pu­tar a pre­fei­tu­ra em 2012. Mesmo fi­lia­do ao PMDB, mesmo par­ti­do da pre­fei­ta Ma­ris­te­la Frei­re que tem di­rei­to a dis­pu­tar a ree­lei­ção, o ex-prefeito vem se reu­ni­do com fa­mi­lia­res, ami­gos e cor­re­li­gio­ná­rios para ava­liar a pos­si­bi­li­da­de de dei­xar o PMDB para dis­pu­tar a su­ces­são mu­ni­ci­pal Du­ran­te o final de se­ma­na, Jorge Luiz par­ti­ci­pou de uma reu­nião da qual par­ti­ci­pa­ram seu irmão Cé­li­ton Luiz e o atual vice-prefeito, Ma­nuel Be­zer­ra, o Ma­ne­zi­nho (PMDB), que é primo de Jorge e Cé­li­ton.


A reu­nião teve como prin­ci­pal as­sun­to uma pos­sí­vel alian­ça entre o grupo do ex-prefeito Jorge com o grupo do ex-candidato a pre­fei­to de Upa­ne­ma, Luiz Jairo Be­zer­ra (PSB), que foi der­ro­ta­do por Jorge nas úl­ti­mas três elei­ções mu­ni­ci­pais.


A pro­pos­ta é fazer com que Ma­ne­zi­nho acei­tas­se a idéia de uni­fi­ca­ção dos dois gru­pos, já que ele apa­re­ce como prin­ci­pal en­tra­ve para o fe­cha­men­to do acor­do. Ma­ne­zi­nho tem se mos­tra­do ir­re­du­tí­vel na de­ci­são de não acei­tar a união. Du­ran­te a reu­nião ele expôs os mo­ti­vos pelos quais não quer acei­tar se aliar ao grupo de Luiz Jairo, ci­tan­do como exem­plo o fato de ser o vice-prefeito do PMDB além de ficar sem dis­cur­so ao se aliar com o até então grupo rival po­li­ti­ca­men­te.


Em con­ver­sas com pes­soas pró­xi­mas, Cé­li­ton Luiz negou que Ma­ne­zi­nho tenha se ne­ga­do a se unir ao grupo de Luiz Jairo e afir­mou ainda que as ne­go­cia­ções com o grupo do ex-candidato a pre­fei­to con­ti­nuam ocor­ren­do de forma tran­qüi­la.


Em Upa­ne­ma os ana­lis­tas da po­lí­ti­ca local acre­di­tam que dian­te da ad­mi­nis­tra­ção de­sas­tro­sa da pre­fei­ta Ma­ris­te­la a união dos dois gru­pos com o in­tui­to de tomar o co­man­do da pre­fei­tu­ra é ape­nas uma ques­tão de tempo. Para mui­tos até o car­na­val de­ve­rá ser anun­cia­da a alian­ça entre o grupo de Jorge Luiz e Luiz Jairo, com o apoio ou não de Ma­ne­zi­nho.


Desde que dei­xou a pre­fei­tu­ra de Upa­ne­ma, Jorge Luiz tem evi­ta­do falar em seu re­tor­no a po­lí­ti­ca, no en­tan­to tem sido evi­den­te sua atua­ção mesmo que de forma dis­cre­ta nos bas­ti­do­res. O ex-prefeito tem evi­ta­do expor pu­bli­ca­men­te suas cri­ti­cas a ges­tão da atual pre­fei­ta, mas seus prin­ci­pais alia­dos, tem de­mons­tra­do in­sa­tis­fa­ção com Ma­ris­te­la que tem se des­gas­ta­do po­li­ti­ca­men­te.


A pre­fei­ta tem des­cum­pri­do acor­do com alia­dos e tam­bém tem sua ima­gem des­pres­ti­gia­da entre os ser­vi­do­res mu­ni­ci­pais, atuan­do de forma con­tra­ria a po­lí­ti­ca de va­lo­ri­za­ção dos ser­vi­do­res pra­ti­ca­da pelo ex-prefeito

Nenhum comentário: