terça-feira, 10 de março de 2009

Compromisso com a educação

Ser professor de ensino primário e secundário é uma atividade que daqui a alguns anos ninguém quer assumir; isso tudo é pela falta de compromisso dos governantes com esta classe trabalhadora.
Lembro que nos anos 70, 80 aqui em Upanema quando faltava professor, os contratados para dar aula era o juiz de direito, o promotor de justiça, o médico.
Agora a educação está tão desvalorizada que se você for convidar uma destas pessoas para ministrar aulas talvez já fique é na prisão, ninguém quer.
Será porque esta situação mudou a tal ponto? Considero que é pela desvalorização que os professores têm hoje.
Se você for analisar direitinho, vai ver que todos os anos a classe de professores tem que fazer greve para poder somar nada no seu salário. É um desrespeito.
Então qual é o compromisso que os governantes têm pela educação se todos os anos acontecem os mesmos absurdos.
As escolas têm as mesmas estruturas de 50 anos atrás, as carteiras dos alunos têm o conforto igual as que eram fabricadas há cem anos atrás.
Quem gosta de estar num lugar atrasado deste? O ar natural da rua é mais atraente, a lan house é muito mais atraente, um banho no rio é muito mais atraente.
Como um lugar pode se desenvolver se é melhor investir em punição do que em prevenção. Não conheço; mas acredito que muitas delegacias, - local de punir pessoas infratoras, pessoas que não podem viver no meio da sociedade-, são mais confortável do que a grande maioria das escolas. Isto é o compromisso com a educação que vejo muita gente falar que tem.
Se for realizada uma pesquisa para saber se o professor está satisfeito com o seu trabalho, acredito que 90% vão dizer que não.
Hoje não vejo ninguém brigando para ir para a sala de aula, vejo muita gente brigando é para sair dela. Se existe esta rejeição pela sala de aula, é por que o lugar não é bom.

Nenhum comentário: