terça-feira, 24 de março de 2009

Chegou a hora: reitor e vice-reitor serão escolhidos hoje

Gazeta do Oeste
24 de março de 2009

Será realizada hoje, das 8h às 22h, a votação do processo eleitoral para sucessão dos cargos de reitor e vice-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Segundo Comissão Eleitoral, estão aptos a votar 12.890 eleitores, entre professores, técnicos administrativos e estudantes. De acordo com o professor Armando Lúcio Ribeiro, presidente da Comissão Eleitoral, está tudo pronto para a votação que ocorrerá em 18 cidades.

Concorrem ao cargo de reitor, os candidatos Milton Marques de Medeiros, atual reitor da Uern, que possui chapa número 99 e Gilton Sampaio, diretor do Campus de Pau dos Ferros, cuja chapa é 88. Já ao cargo de vice-reitor, Aécio Cândido, atual vice-reitor, que possui chapa com número 999 e José Ronaldo, professor da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), cujo número de chapa é 888.

Para esta votação serão disponibilizadas 40 urnas e cédulas de papel. Conforme Comissão Eleitoral, as mesas receptoras de voto serão distribuídas no Campus Central de Mossoró, nos cinco Campi (Pau dos Ferros, Natal, Caicó, Assu e Patu) e nos 11 Núcleos Avançados da UERN (Alexandria, Apodi, Areia Branca, Caraúbas, João Câmara, Macau, Nova Cruz, Santa Cruz, São Miguel, Touros e Umarizal) e em cada mesa quatro pessoas trabalharão na eleição.

As pessoas que estão aptas a votar – cujos nomes devem constar nas listas de votação distribuídas às Faculdades a que estão vinculados - devem apresentar algum documento de identificação com foto, como Carteira de Identidade (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral, os eleitores que se enquadram em dois segmentos só poderão votar em um.

O valor do voto é proporcional: voto dos professores tem peso de 70%; alunos de 15% e técnicos administrativos, 15%. Em Mossoró, os Técnicos Administrativos irão votar na Biblioteca Central Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, já os professores votam no Auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC) e os alunos e professores da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) votarão na Faculdade de Enfermagem (FAEN).

Ainda segundo professor Armando Lúcio, a apuração dos votos que começará após o término do horário de votação, às 22h, deve ser concluída por volta da 1h da manhã de amanhã, dia 25.

Nenhum comentário: