terça-feira, 25 de maio de 2010

Rosalba é denunciada ao TRE


(Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press )
A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte ingressou, ontem, com uma representação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) contra a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) por propaganda eleitoral antecipada. O Ministério Público Eleitoral acusa a pré-candidata ao governo do estado de "propaganda subliminar" - não explícita e sem o pedido expresso de voto - em
vídeo no qual transmitiu mensagem do dia das mães.
Rosalba teria usado expressões em referência a possíveis mudanças do governo.

Na visão do procurador eleitoral auxiliar Gilberto Barroso de Carvalho Júnior, que assina a representação, "o dia das mães serviu de álibi aparentemente perfeito para justificar a promoção da representada enquanto futura candidata a governadora do estado, na medida em que utilizou a data como motivo para se expor aos futuros eleitores, vinculando seu nome à imagem do seu partido e do número que será utilizado para votação".Um dos pontos citados na representação é a inserção do número 25 - algarismo que presenta o DEM - na mensagem. "Em assim agindo, a representada realizou propaganda de cunhonão apenas pessoal, mas sobretudo eleitoral", afirma o procurador.

A denúnica faz referência a trecho da mensagem no qual a senadora destaca que ser mãe "é desdobrar o dia em 25, 26, em todas as horas necessárias para ser mãe plenamente".

Além disso, a avaliação do procurador é de que a pré-candidata utilizou expressões que fizeram referência às possíveis mudanças de gestão do governo, como "acalentar o novo" e no propósito de eventual mandato quando afirma "criando e cuidando do futuro".

A representação aponta ainda que o nome Rosalba Ciarlini permanece escrito de forma clara todo o tempo da mensagem, fazendo com que as palavras e imagens veiculadas sejam imediatamente vinculadas à pessoa da pré-candidata.

"Todas as expressões utilizadas não foram escolhidas à toa, ao contrário, elas serviram para criar um ambiente de preparação ao processo eleitoral mediante a clara vinculação da imagem da demandada ao seu partido, ao seu número e ao seu pretenso objetivo de realizar mudanças no governo de estado", argumentou Gilberto Barroso de Carvalho Júnior.

Segundo a assessoria de imprensa da Procuradoria, a representação acontece no momento em que o próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem prometido uma postura mais rigorosa nos julgamentos relacionados à propaganda antecipada. O presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, deu declarações afirmando que mesmo mensagens subliminares podem ser consideradas como propaganda irregular, caso sejam veiculadas antes do dia 5 de julho. A assessoria acrescentou que a Procuradoria solicitou a cópia das inserções veiculadas pelos partidos nos últimos meses para que possa analisá-las.
Fonte: Transcrito do Diário de Natal

Nenhum comentário: