sábado, 6 de fevereiro de 2010

IBGE lança seleção para recenseadores

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou ontem o edital do processo seletivo simplificado que irá selecionar 191.972 candidatos temporários ao cargo de recenseador em todo o país. No Rio Grande do Norte, são 2.724 vagas. A função exige nível fundamental completo e há chances em todo o estado. A Fundação Cesgranrio será a responsável pela seleção e os selecionados realizarão o Censo Demográfico 2010.
No RN, os municípios com maior número de oportunidades são Natal (650), Mossoró (205) e Parnamirim (140). Nos demais, haverá, no mínimo, dois recenseadores. A remuneração ainda está sendo definida, mas a previsão é que seja, pelo menos, um salário mínimo (R$ 510). Isso porque haverá acréscimos de acordo com critérios como a quantidade e o tipo de formulários preenchidos e a densidade populacional da cidade pesquisada. Todavia, os contratados terão direito a receber remuneração por produção, 13º salário e férias proporcionais aos dias trabalhados. De acordo com o edital de abertura, a previsão de execução dos trabalhos é de até cinco meses, mas, o diretor estadual do IBGE RN, José Aldemir Freire, explica que, no estado, deverá ser de três meses (agosto a outubro) ou menos, de acordo com a produção do recenseador. Os contratos terão duração de 30 dias, podendo ser sucessivamente prorrogados por igual período, dependendo da necessidade do trabalho.
Aldemir Freire comenta que é interessante ter habilidade mínima em informática, já que os dados são computados digitalmente, e ter facilidade de conversar com pessoas. Os interessados poderão se inscrever entre os dias 26 deste mês e 4 de abril, pelo site da Fundação Cesgranrio (. Também serão aceitos cadastros presenciais entre 26 de fevereiro e 19 de março, nos postos de inscrição onde deseja trabalhar. O valor da taxa é de R$ 18. O processo seletivo será feito em duas partes: provas objetivas e treinamento. A primeira deve acontecer no dia 30 de maio.
Fonte: Diário de Natal

Nenhum comentário: