terça-feira, 4 de agosto de 2009

Tem início hoje a Feira do Livro em Mossoró

A partir de hoje, renomes da literatura nacional, estadual e importantes literatos de Mossoró preencherão os diversos espaços da Estação das Artes Eliseu Ventania na 5ª edição da Feira do Livro de Mossoró 2009.
A abertura da Feira, que acontece hoje, às 19h, no Circo da Luz, terá a apresentação do Coral Infantil Clave de Sol entoando o "Cântico do Hino Nacional". O coral é composto por 35 crianças da Escola Municipal Dolores do Carmo Rebouças. Já às 20h, o cronista e jornalista potiguar Vicente Serejo comandará a palestra "A Crônica e o Banquete Literário".
Já a partir de amanhã, as atividades da Feira ganham maior intensidade com o funcionamento dos 36 estandes que permanecerão abertos das 9h às 20h. O espaço conta com uma área climatizada de mais de mil metros quadros, reunindo Editoras, Livrarias e outras instituições que dinamizarão o evento com o lançamento de diversos títulos. Até domingo, 9, um leque de debates palestras, festival de cordel, sarau, oficinas de ilustração e narrativa, contadores de histórias, apresentações artísticas, oficinas de música e teatro dominarão a Estação das Artes.
Parte dessas atrações poderá ser conferida no Circo da Luz: durante todo o dia passarão pelo palco grupos teatrais e musicais de todo o Estado. À noite, o espaço é reservado para autores nacionais e regionais. Como por exemplo, o Bate-papo com o professor, poeta e cronista Fabrício Carpinejar, marcado para amanhã, às 20h. O escritor gaúcho é autor de 13 livros e vem sendo aclamado por nomes como Carlos Heitor Cony, Millôr Fernandes, Ignácio de Loyola Brandão; suas crônicas estão reunidas em um blog que já ultrapassou a marca de meio milhão de visitantes.
Uma das novidades deste ano é o lançamento do espaço Oi Café Literário, destinado a bate-papos com escritores, além de apresentações culturais e lançamentos de livros de autores nacionais e potiguares regados a um bom café. A primeira atração do Oi café Literário será a homenagem aos 60 anos da Coleção Mossoroense, amanhã, às 19h.
O grande nome desta edição, o escritor Ariano Suassuna, está sendo esperado para quinta-feira, 6. A expectativa é que é 35 mil pessoas passem pelos seis dias de evento.
Convênio Cheque-Livro será entregue hoje Para facilitar a aquisição de livros por parte de professores e diretores das escolas da rede pública de ensino, o Governo do Estado participa desde a primeira edição da Feira, em 2005, com o convênio Cheque-Livro.
O projeto consiste de um apoio financeiro às escolas para que elas possam renovar o seu acervo bibliográfico na Feira. Os valores do Cheque vão de 600 a 2.500 reais, variando de acordo com a quantidade de aluno por cada escola.
A entrega dos Cheques às escolas estaduais acontece às 17h, no Auditório da Estação das Artes. Serão beneficiadas 104 escolas da 11ª (Assu), 12ª (Mossoró) e 13ª (Apodi) Diretoria Regional de Ensino (DIRED).
A técnica pedagógica da 12ª Dired, Norma Lília, explica que o Cheque-livro é um incentivo financeiro que as escolas públicas recebem para manter o acervo de suas bibliotecas sempre atualizado. "Neste ano estão sendo investidos cerca de 300 mil reais para ser dividido entre as escolas", diz Lilia.
Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário: