terça-feira, 18 de agosto de 2009

Estruturas físicas das escolas contribuem para um baixo rendimento

Quando se fala em educação, pouca gente tem interesse em melhorar. Os órgãos públicos que deveriam cuidar das estruturas físicas das escolas, dos investimentos em recursos humanos e materiais não fazem.
A grande maioria dos que faz o desenvolvimento da educação leva a coisa na brincadeira, brinca de faz de conta.
Quando os resultados são mostrados fracos é que começam a inventar desculpas. Educação é assim. Temos que investir agora para colher daqui a alguns anos. Não podemos brincar de educação.
Mostrando um péssimo exemplo dentre outros que existem nas escolas em Upanema.
Em setembro 2007, o prédio que abrigava a Escola Estadual José Calazans Freire foi desocupado, pois não tinha mais condições de funcionar um estabelecimento de ensino pelas péssimas condições estruturais que se encontrava. Este estabelecimento de ensino passou a funcionar em um novo prédio com melhor estrutura para o funcionamento de uma escola.
Acontece que, em 2008 o poder público municipal fez uma pintura nas paredes do prédio e ocupou com o funcionamento de um anexo da maior escola municipal de Upanema, voltou a funcionar novamente com péssimas condições. Hoje ainda continua funcionando sem condição adequada.
O prédio que funciona a sede da Escola Municipal Professora Maria Gorete de Carvalho Macedo, funciona como uma escola porque escola funciona em qualquer lugar, mas sem a mínima condição para tal.
O prédio não tem sala para os professores. Os professores ficam em qualquer sala que esteja desocupada no momento. Só falta um dia todas estarem ocupadas e os professores ficarem nos corredores da escola. Não existe uma sala para a direção. Sinceramente não sei onde os gestores ficam. Quem gosta de freqüentar um ambiente assim?
As pessoas têm que gostarem dos locais onde estudam ou trabalham para poder reder mais. Estes péssimos locais contribuem para um baixo rendimento, o aumento da indisciplina, entre outros fatores negativos. Infelizmente esta é a situação atual.
O poder público tem que olhar melhor urgente para esta situação.

Um comentário:

Profº Francisco Gondim disse...

Mas não tem problemas, companheiro Edgar, afinal se trata de uma escola. Escola é para funcionar até debaixo de uma oiticica. Professor é um sacerdote, não pode reclamar de nada.

Mas para comparar os prédios da educação com outros orgãos, observe que nas escolas não têm água mineral, mas em qualquer repartição pública onde você vai, tem água mineral para todo mundo que chega, inclusive com copos descartáveis! Já reparou? Isso é só um exemplo.

Mas falando da estrutura física da Escola Maria Gorete, chegamos a um caos sem precedentes. O que á aquilo?