quinta-feira, 16 de julho de 2009

Um Futuro Obscuro

A coluna de Alvanílson Carlos do Jornal O Mossoroense, traz uma reflexão sobre o desprezo dos governantes brasileiros com a educação. Concordo com o jornalista e transcrevo alguns trechos de sua coluna.
A educação é uma das áreas que ainda não conseguiu ter um avanço muito grande no Brasil. Embora o governo Lula tenha se empenhado para aumentar as verbas destinadas a esse setor, os resultados não têm sido muito favoráveis, não só pela falta de incentivo aos professores que ainda ganham salários muito abaixo da necessidade, como também da falta de empenho de estados e municípios na aplicação dos recursos e na melhoria da qualidade do ensino.
O descaso é muito evidente. Os investimentos chegam lentamente e a escola pública vai perdendo espaços generosos na formação dos cidadãos, que na realidade serão o futuro do país.
A falta de empenho em conseguir mudar essa realidade é notória e as mudanças de governos e secretários não tem surtido muito efeito, já que os resultados não aparecem a contento.
É preciso que se tenha mais vontade política para dar outro rumo às políticas de educação que são desenvolvidas atualmente. É necessário mais planejamento, mais empenho, mais seriedade, mais discussão sobre os principais problemas com a integração, valorização e envolvimento de todos os profissionais que compõem essa área e acima de tudo investimentos maciços com metas claras. Sem isso, dificilmente sairemos dessa realidade em que vive o setor.

Nenhum comentário: