quarta-feira, 11 de novembro de 2009

14º salário para os professores que melhorarem o IDEB

A Comissão de Educação do Senado aprovou ontem um projeto de lei que garante o 14º salário para professores de escolas que tiverem bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB). Esta matéria ainda tem que ser aprovada em outras comissões para poder entrar em prática.
O projeto de lei é de autoria do senador Cristóvão Buarque e afirma que só terão direito os professores que conseguirem aumentar o nível do IDEB de sua escola em pelo menos 50%.
Concordo plenamente com o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, quando afirma que é contra a medida, pois avaliar somente o professor para melhorar a qualidade do ensino é injusto.
Sabemos perfeitamente que a qualidade do ensino depende de vários fatores e não somente do desempenho do professor.
Para uma melhor qualidade da educação passa pelo incentivo a todos os funcionários da escola, uma estrutura física de boa qualidade, onde as pessoas gostem de freqüentar, biblioteca na escola, material adequado para o desenvolvimento das aulas, acompanhamento e exigência de perto para com os professores e funcionários, participação de toda a comunidade, dedicação exclusiva dos professores com cumprimento de horário nos dois expedientes numa só escola, entre outros.
Viu como é difícil. Como todo mundo é culpado, inclusive o autor do projeto. Quem pensa que não tem culpa no péssimo desempenho da educação brasileira está totalmente enganado. Pois, é culpado também.

Nenhum comentário: