terça-feira, 21 de setembro de 2010

Educação pode regredir

Penso que a melhoria dos índices do IDEB em nosso município foi praticamente um esforço da classe dos professores.
Este ano o incentivo na educação por parte do poder público foi até agora quase nada.
Passando a analisar com mais detalhe a Rede Municipal de Ensino, podemos dizer que regrediu.
A Escola Municipal Maria Gorete, única municipal no espaço urbano, deveria ser um exemplo de bem estar com relação a infra-estrutura, mas é de fazer vergonha.
Numa sala de aproximadamente 3 metros de largura funciona a direção da escola, sala dos professores, supervisão, uma mini biblioteca, setor do livro de ponto. Agora imagine o conforto! Isto é só para citar um exemplo.
Na semana passada presenciei a visita de uns professores da UERN na escola, fiquei até com vergonha quando eles foram até esta sala.
Muitos professores tiveram redução de salário. Coisa absurda para um administrador. Nenhum professor teve aumento salarial este ano.
Agora eu pergunto: Qual o incentivo que a educação recebeu este ano? Só se for por mérito dos próprios professores para haver aumento na qualidade da educação nos próximos anos.
Por ocasião de uma greve dos professores este ano a prefeita prometeu e não cumpriu.
As estruturas físicas das escolas estaduais no nosso município, mesmo tendo o poder central bem mais distante, são bem melhores do que a escola municipal.
Um jornalzinho que a prefeitura municipal distribuiu por ocasião do II Encontro Universitário de Upanema, foi destacado na área da educação uma imagem de uma escola de outra cidade, sei que de Upanema não é. Será que é porque em nossa cidade não tem nada na área da educação por parte da prefeitura para mostrar? Isto é para refletir como anda o incentivo na área de educação em nosso município por parte da prefeitura.

Nenhum comentário: