quarta-feira, 30 de junho de 2010

Dnit publica hoje habilitação no DOU


Será publicado hoje, no Diário Oficial da União, o termo de habilitação de empresas que estão concorrendo no processo de licitação para construir a BR 110, trecho Mossoró/Grande, e do contorno da cidade de Caicó. As duas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), do Governo Federal, estão orçadas em R$ 140 milhões.
O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), Fernando Rocha, informa que a abertura dos envelopes deverá ocorrer no dia 9 de agosto. A informação foi confirmada ontem por Gledson Maia, que é chefe de Engenharia do Dnit. Como são obras do Ministério dos Transportes, não haverá impedimento previsto na Legislação Eleitoral. É meta do Dnit iniciar as obras no mês de setembro próximo.
A BR-110 teve sua implantação inicial em 1957, compreendendo desde Areia Branca até Patos (PB). No final da década de 70, o trecho de Areia Branca até Mossoró foi pavimentado, e no restante, ao longo dos anos, houve apenas pequenas intervenções de benfeitorias. A população espera a pavimentação dessa rodovia há aproximadamente 40 anos.
O subtrecho compreende o entroncamento da BR 304/entroncamento RN 233 (Campo Grande), de 77,9km, passando pelo Centro de Upanema; está previsto investimento de R$ 90 milhões. Inicialmente, serão licitados R$ 30 milhões. Além do trecho de rodovia, terá duas pontes. A BR terá a largura de 9,5 metros e será construída com asfalto CBUQ, com acostamento na mesma altura da pista principal e sinalização vertical e horizontal.
Já, o projeto do contorno de Caicó prevê uma pista de rolamento, que terá 7 metros, além de 2 metros de acostamento, chegando a uma largura total de 11 metros. Além da implantação e pavimentação do contorno, terá duas pontes sobre o rio Seridó, a primeira com 200m e a segunda com 240 metros de extensão, que vão permitir o acesso à área urbana.
Além disso, a obra contará quatro intersecções: a primeira com a RN-118 (A), a segunda com a RN-288, a terceira novamente com a RN-118 (B) e a última com a própria BR 427. A obra completa foi inicialmente orçada em R$ 50 milhões, porém, desse valor, o Dnit já dispõe garantido em caixa o valor de R$ 26 milhões alocados.
Hoje, serão publicados os termos de habilitação das empresas que vão concorrer à licitação publica para fazer as obras. Através da Assessoria de Comunicação, o coordenador de licitação do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte, Walter Fernandes, informou que agora o órgão tem 30 dias para concluir o processo e iniciar efetivamente as duas obras consideradas importantes para o interior do RN.
A BR 110 é vista pelas autoridades de Upanema e Campo Grande como o principal mecanismo de desenvolvimento da região a partir da agricultura irrigada com água da barragem de Umari. Já, o contorno rodoviário de Caicó vai valorizar o setor imobiliário, reduzir o tráfego urbano de veículos pesados, melhorar a acessibilidade e atrair novos investimentos.
Fonte: Jornal de Fato

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