terça-feira, 8 de junho de 2010


África do Sul
Capital – Existem três capitais: Cidade do Cabo (Legislativa); Pretória (Executiva); Bloemfontein (Judiciária)
Área – 1.221.037 km²
População – Aproximadamente 47.900.000 hab.
Moeda – Rand
Língua Oficial – São 11, Africâner, inglês, ndebele, soto do norte, soto, suazi, tsonga, tsuana, venda, xhosa, zulu.
A
África do Sul é o país meridional da África, ocupando a maior parte da extremidade sul do continente desde o oceano Atlântico, a oeste, e o oceano Índico, a leste. A paisagem é variada. Na parte ocidental, estende-se um grande planalto composto em parte por deserto e em parte por pastagens e savanas, cortado pelo curso do rio Orange e do seu principal afluente, o rio Vaal. A sul, erguem-se as cordilheiras do Karoo e, a leste, o Drakensberg, a maior cadeia montanhosa da África meridional. A norte, o curso do rio Limpopo serve de fronteira com o Botswana e o Zimbabwe.
O
clima varia entre uma pequena zona de clima mediterrânico, no extremo sul, na província do Cabo Ocidental, a desértico a noroeste. No Drakensberg há áreas com clima de montanha.
A maior cidade é
Joanesburgo. A Cidade do Cabo, Bloemfontein e Pretória, a capital, são outras cidades importantes
A
África do Sul tem 5 800 km de fronteira, e 3 798 km de costa.
O país faz fronteira com
Botswana (2 840 km de fronteira), Lesoto (909 km), Namíbia (1 855 km), Moçambique (3 491 km), Suazilândia (2 430 km) e Zimbabwe (1 225 km). A África do Sul rodeia por completo o Lesoto e quase por completo a Suazilândia.
Na parte do oceano a África do Sul é banhada pelo
oceano Atlântico na costa ocidental, e pelo oceano Índico na costa oriental. As correntes principais nestes oceanos são a corrente de Benguela (fria) e a corrente das Agulhas (quente). O ponto delimitador oficial dos oceanos Atlântico e Índico é o cabo das Agulhas.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: