domingo, 13 de abril de 2008

Resultado do Enem

Os dados da última edição, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), apontam um avanço na média do Rio Grande do Norte. Em uma escala que vai de 0 a 100, a média nacional total do Enem foi 51,276, e do RN foi de 47,969, enquanto que em 2006 foi 39.

Para a Secretaria Estadual de Educação, o Enem também avalia a situação do ensino público e das políticas públicas. “Esse resultado é o trabalho conjunto dos alunos, das escolas e da Secretaria. O Enem é uma prova que avalia o aprendizado do alunos porque não é uma mera ‘decoreba’, muito pelo contrário, o aluno tem que mostrar conhecimento”, avalia a secretária de educação do RN, Ana Cristina Cabral

“Todo avanço, por menor que seja, deve ser comemorado. Temos que reconhecer que houve uma melhora, mas o Enem tem dois lados e não dá para avaliar com firmeza como está a educação porque os dados são amplos demais. Qualquer pessoa que concluiu ou está concluindo o ensino médio pode fazer a prova. Inclusive tem pessoas que se prepararam o ano todo para fazer essa prova”, explicou a pedagoga e coordenadora do Instituto de Desenvolvimento da Educação, Cláudia Santa Rosa.

Comparando as médias das provas objetivas com os Estados do Nordeste, o RN ficou em terceiro lugar com 34,20, perdendo apenas para Pernambuco (35,97) e Ceará (34,74). “Nós estamos melhorando gradativamente, mas ainda falta muito a ser feito. A melhora na educação não acontece de uma hora para outra, é preciso investimento e, principalmente, comprometimento do setor público e dos alunos”, fala Cláudia Santa Rosa.
Fonte: Tribuna do Norte - online

Nenhum comentário: