terça-feira, 8 de abril de 2008

POTENCIAL ELEITORAL DO PT DE UPANEMA

O PT de Upanema foi fundado em 1986 por agricultores, estudantes, professores e profissionais liberais. Os estudantes fundadores hoje são profissionais e continuam trabalhando entre agricultores, funcionários estaduais e municipais.

Nas eleições municipais de 1988, colocou candidatura própria a Prefeito e Vereadores, cuja soma de votos para prefeito foi de 110 votos e pouco mais para vereador.

Em 1992 novamente com candidatura própria obteve quase 400 votos para prefeito.
Nas eleições de 1996, 2000 e 2004 não colocou candidaturas e nem fez coligação, deixando seus filiados livres para optarem por qualquer candidatura.

Hoje Upanema conta com 14 áreas de Assentamentos de Reforma Agrária (INCRA) e mais algumas do Crédito Fundiário, totalizando aproximadamente 1.000 famílias beneficiadas, que direta ou indiretamente são assessoradas pelo Sindicato Rural ou por Técnicos filiados ao PT.

Levando-se em consideração que estarão aptos a votar nas eleições desse ano quase 8.000 eleitores e que metade desses são da zona rural e, ainda, que 80% são eleitores de áreas de assentamentos com total trânsito livre em seus lares para sindicalistas e técnicos agrários ligados ao PT, é notório o bom potencial do Partido.

Então, somado a esse potencial rural, ainda tem em seus quadros de militantes professores e sindicalistas da área urbana.

De fato o PT de Upanema não explorou esse potencial nas eleições municipais anteriores. Porém, com pouca mobilização e o bom desempenho do Governo Lula, quase 80% dos Upanemenses votaram no PT para Presidente da República e estima-se que nas áreas de assentamentos esse percentual subiu para 95% dos votantes em Lula do PT.

Dos 60 filiados do Partido, 20 são militantes prontos a enfrentarem qualquer eleição. Por isso não se tem um candidato único no PT, mas diversos profissionais que já mostraram competências em administrações, todos engajados e solidários ao nome indicado pelo PT para compor a chapa majoritária encabeçada pelo PMDB para as próximas eleições municipais.

O PT pode não ter votos suficientes para encampar uma eleição para prefeito sem coligação, mas com certeza terá uma forte contribuição eleitoral dentro da coligação.

Com relação a apoios em uma futura administração, o PT conta com secretários estaduais, deputados estaduais e federais, além do apoio do melhor presidente que o País teve nos últimos anos. Estas autoridades já se prontificaram a contribuírem com qualquer administração onde esteja presente o Partido dos Trabalhadores. E isso certamente inclui o município de Upanema.

Nenhum comentário: