quinta-feira, 17 de abril de 2008

Perto do feriado, TV Cultura exibe filme "Tiradentes"

Neste sábado (19), a partir das 22h30, a TV Cultura exibe o longa-metragem "Tiradentes", antecipando a comemoração do Feriado do líder da Inconfidência Mineira, em 21 de abril.

Paulo Autran, Humberto Martins, Julia Lemmertz, Giulia Gam, Rodolfo Bottino e Adriana Esteves integram o elenco do filme que será apresentado no "Cine Brasil".

O longa, de 1999 e dirigido por Oswaldo Caldeira, retrata a luta de Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, por um Brasil independente de Portugal.

Insatisfeito com o sistema vigente e o aumento indevido de impostos, Joaquim José da Silva Xavier se torna líder da Inconfidência Mineira.

Tiradentes sonhou, junto com amigos e intelectuais, ver o Brasil independente do domínio português, mas esbarrou na traição de Joaquim Silvério dos Reis.

Segundo a trama do filme, Tiradentes teria sido condenado à morte por ser o único dos revoltosos que não tinha grandes posses. Por outro lado, grande parte da elite de Ouro Preto estava envolvida no levante, inclusive o próprio visconde de Barbacena, mas a maioria não foi processada ou presa.

"Tiradentes" conta com música de Wagner Tiso, direção da fotografia de Antônio Luiz Mendes e direção de arte, cenografia e figurino de Anísio Medeiros.
Fonte: Folha online - uol

Nenhum comentário: