sábado, 22 de março de 2008

Rio Upanema


O rio Upanema é um rio temporário, mas após a construção da Barragem de Umarí, próxima a cidade de Upanema até a sua foz, permanece com água.

Portanto, depois da construção desta barragem, este rio ficou servindo de ponto turístico para a cidade de Upanema e para várias comunidades rurais a suas margens.

É aí que vemos o desrespeito da população com as águas deste rio, vemos com freqüência lixos, esgotos, pessoas lavando automóveis, roupas, animais entre outros.

No ano de 2006, uma feira de ciências que foi realizada na Escola Estadual José Calazans Freire, foi feita uma pesquisa sobre a poluição das águas do rio Upanema e chegou a seguinte conclusão: “a água pode ser normal com uma média de 10 mil coliformes fecais por litro, enquanto a água do rio Upanema deu uma média de 23 mil coliformes fecais por litro.”

Seguindo esta análise, devemos sim, se preocupar com este rio, pois estamos vivendo o risco de pouco tempo estas águas ficarem totalmente poluídas. Agora eu pergunto. Quem são os culpados?

Nenhum comentário: