sexta-feira, 21 de março de 2008

Defesa Civil alerta para chuva forte no RN e mais 22 estados

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis do Rio Grande do Norte e mais 22 estados e o Distrito Federal. Além destes, Alagoas, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso, Piauí, Maranhão, Ceará, Amazonas, Rondônia, Acre, Pará, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Amapá, Paraíba, Pernambuco, São Paulo e Tocantins são os avisados.

Os alertas preventivos emitidos para o AM, TO, PA, MA, PI, CE, RN, PB e, PE são baseados em informações do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cptec) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os demais alertas preventivos são baseados em informações do Cptec.

Nos próximos dias (21, 22 e 23/03), a permanência de áreas de instabilidade formará nuvens carregadas e profundas que provocarão pancadas de chuva em boa parte de Minas Gerais, Goiás, Amapá, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Tocantins, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Distrito Federal. Persiste o alerta de que, em alguns momentos, durante esse período (21 a 23/03), a chuva pode ser de forte intensidade, acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento entre 40 a 50 km/h.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes. Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais.
Fonte: dnonline

Nenhum comentário: