segunda-feira, 21 de março de 2011

Movimento dos servidores municipais

O movimento feito hoje pelos servidores municipais, que teve à frente o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Upanema (SINDSERPUP), foi considerado bem positivo; na medida que contou com a presença de um bom número de servidores, vereadores como: Neném do Cabano, Júnior, Nonato e Shirley não só estiveram presentes como também levaram as suas palavras em defesa dos servidores.
Além destes vereadores também levaram a mensagem de apoio aos servidores o advogado do SINDSERPUP, o líder da oposição municipal Luiz Jairo, a presidente do sindicato dos servidores municipais de Carnaubais, a professora Márcia Simone, o poeta Antonio Francisco e a presidente do SINDSERPUP Rosimary Sobral.
Todos defendendo a continuidade do movimento e mostrando para a prefeita Maristela Freire a necessidade de abrir um canal de negociação urgente com os servidores.
O vereador Júnior, no início do seu discurso, cobrou também a presença do Partido dos Trabalhadores (PT) na defesa dos servidores, que segundo ele, não estava representado naquele momento e que os vereadores presentes estavam representando os seus partidos políticos como: PMDB, PP, PSB
Também esteve presente o vereador Elzimar.
A presidente do sindicato dos servidores de Carnaubais fez um apelo a prefeita Maristela para resolver esta questão e não decepcionar a classe feminina.
A presidente do SINDSERPUP Rosemary Sobral afirma que se não houver uma negociação esta semana, os servidores irão realizar outra parada de advertência, desta vez por dois dias, sendo a próxima segunda-feira e a terça-feira.
Acredito que o SINDSERPUP está no caminho certo, primeiro mostrando nas ruas a indignação dos servidores municipais com a prefeita Maristela Freire, depois de várias tentativas de negociação é que pode ser deflagrado uma paralisação por tempo indeterminado.

2 comentários:

Anônimo disse...

estavam os seis vereadores da oposição. Você esqueceu de citar o vereador Gineton. Ele estava presente, só que saiu antes do final pq tinha compromisso em Assú.

Anônimo disse...

Professor Edgar, aí vai um pitaco sobre esse assunto.

Não tenho a menor dúvida que 2 anos sem nenhum reajuste salarial e baixa qualidade das condições de trabalho são motivos mais que suficientes para mobilizações e paradas por parte dos funcionários. O movimento é legítimo.

Ao mesmo tempo não podemos fechar os olhos para as condições financeira dos municípios. Por diversos motivos, acredito que a situação não é favorável. Muito embora seja inexplicável um investimento de meio milhão de reais no carnaval, em uma cidade como Upanema, frente a tantos problemas.

O meu quetionamento é:
1. porque não se apresenta os valores de receita e despesa do nosso município utilizando uma matemática/contibilidade que todos compreendam?

2. O cofre público será sempre essa caixa "preta" que não possamos fazer uma análise como se faz de um orçamento doméstico ou de uma empresa, onde o simples conhecimento do que seja receita e despesa permite uma análise precisa.

3. Até quando todas as oposições serão favoráveis as lutas de classe e quando assumem o poder mudam as atitudes.

4. Precisamos discutir a gestão de upanema com base em princípios e propostas, mas também em cima de números reais.