terça-feira, 22 de março de 2011

Imprensa de Mossoró destaca a parada de advertência

Do Jornal De Fato
Educação realiza parada de advertência
A segunda-feira, 21, foi mais um dia de escolas fechadas na rede municipal de ensino de Upanema. Professores e servidores da educação municipal realizaram uma parada de advertência para denunciar mais uma vez a ausência de reajuste salarial para a categoria.
Os trabalhadores trocaram as escolas e salas de aula pelas ruas, onde realizaram uma caminhada saindo da sede do Sindicato dos Servidores Públicos de Upanema (SINDSERPUP) até o mercado público.
O ato contou com o apoio de alunos, pais de alunos, seis dos nove vereadores do município (Neném do Cabano, Shirley Targino, Elzimar Carvalho, Anízio Junior, Nonato Garcia e Gineton Costa), além de servidores públicos de outras áreas.
A presidenta do Sindserpup, Rosemary Sobral, justificou que a parada é uma forma de denunciar a falta de reajuste salarial para professores e servidores da educação há quase três anos. "Além disso, a prefeita (Maristela Freire) não paga o piso nacional para professores com ensino superior", denunciou.
Segundo Rosemary, além de não reajustar os salários, a gestão de Maristela Freire está retirando direitos dos servidores públicos. "Entre as perdas, está a retirada dos títulos, a desconsideração do qüinqüênio e o não-cumprimento da lei do piso nacional", elencou a sindicalista, acrescentando que servidores de outras pastas, como motoristas, guardas e auxiliares de enfermagem, também estão sofrendo com a desvalorização profissional.
A dona de casa Antônia Cláudia também participou do ato. Motivo: ela tem uma filha estudando na Escola Municipal Maria Gorete e tem escutado com freqüência reclamações sobre as condições de estudo. "A escola tem vários problemas que estão interferindo no desempenho da minha filha", reclamou.
A crise também atinge as escolas da zona rural. Estudante da Escola Municipal Vicente de Paula Rocha, Juliana da Silva denunciou que na escola faltam carteiras, a merenda não é boa e o transporte escolar anda sempre lotado.
Rosemary disse que agora espera uma posição de Maristela Freire até o final de semana. Caso as negociações não avancem, novos atos serão realizados.
O Sindserpup já programou uma parada de 48 horas para o início da próxima semana. "Se a prefeita não der uma resposta, vamos fazer uma paralisação na segunda e terça-feira", advertiu, acrescentando que mais um ato público será realizado na segunda-feira e na terça-feira serão feitas visitas à zona rural.

Nenhum comentário: