sábado, 12 de setembro de 2009

Ninguém gosta de ser professor

Quem gosta de ser professor que trabalha em sala de aula em escola do ensino fundamental e médio? Acredito que a grande maioria destes profissionais iriam me responder que não gostam.
Chegamos a este ponto de não gostar de ficar em sala de aula pelo desrespeito que o professor é visto atualmente. Ninguém tem mais respeito ou confiança pelo professor. Pode até ser duro para alguns acreditar nisto, mas infelizmente é verdade.
Nem a sociedade, nem os governos, nem o próprio aluno, deposita respeito ou confiança ao professor.
As expressões só falam em salário, já ganham demais, são as que mais a gente pode escutar da sociedade com os profissionais.
Na realidade, qualquer pessoa pode ser professor, por isso mesmo que a categoria perdeu seu valor. Pense numa cadeia grande se uma pessoa que não é formada, ou mesmo não é formada na área médica exercer o trabalho de consultar pessoas! Agora qualquer um pode ser professor, seja formado na área ou não.
Hoje sinto que as pessoas não estão mais empolgadas com a área do magistério não. Antes aqui em nossa cidade as pessoas só faziam vestibular para Geografia, História, Matemática, Letras, Pedagogia era de carrada. Hoje não vemos isso, os estudantes estão se dedicando a outras áreas.
Não adianta esconder que vivemos numa sociedade capitalista que quem tem credibilidade e respeito são pessoas que tem coisas materiais. Desta forma, penso que a luta dos professores é poder viver melhor para que pelo menos a própria sociedade enxergue que eles existem.
A educação está cheia de demagogia por parte de todos; quando vamos para a realidade a coisa é bem diferente.
Ser professor é uma missão espinhosa, você passa pelo menos quatro anos estudando para exercer a profissão e quando chega à sala de aula, o que os alunos podem fazer com você é mandar e tomar não sei aonde. E o pior é que na grande maioria quem tem razão são eles.
Ser professor não vale nada, não tem credibilidade. Quantos candidatos professores tinham na eleição passada para vereador? Quantos ganharam? Viu um exemplo bem claro de que professor não tem credibilidade pela população!
A categoria pode ser culpada pela desvalorização que passa, exatamente na medida em que cada um pode ser professor.
Mas hoje a realidade é esta. Isto pode ser até um desabafo. Mas faça uma reflexão sobre o assunto.

4 comentários:

Profº Francisco Gondim disse...

Eu li alguma coisa sobre um estudo atestando que só se dedica a profissão de professor aquelas pessoas dotadas de um baixo desempenho escolar. Isso está cada vez mais contribuindo para a má qualidade do ensino brasileiro.

Tudo isso se justifica pela baixa remuneração e valorização profissional. As pessoas que têm a possibilidade de ser um auditor da receita Federal não pensa sequer uma vez e meia entre assumir um cargo desse e o de professor.

Anônimo disse...

Ninguém gosta de ser professor,mas professor só gosta de ganhar dinheiro!!!!!!

Josiel disse...

Edgar, seu desabafo é o desabafo de todos nós.
Chega dessa tratamento desigual.
Os professores que trabalham de verdade devem cobrar:
Do executivo, um tratamento mais justo;
Dos colegas de profissão relapsos, que sejam cobrados de verdade para que possam ter direito a exigir melhoria salarial.

Anônimo disse...

refleti....
me deu vontade de chorar, faço minha, sua palvras, infelizmente!!!!