sábado, 17 de outubro de 2009

Abatedouro inaugurado não funciona

Jornal de Fato
MAGNOS ALVES
Da Redação
Inaugurado há quase um ano, o Abatedouro Público Municipal de Upanema ainda não está funcionando. A solenidade de inauguração foi realizada em dezembro de 2008, na gestão do então prefeito Jorge Luis. Quase um ano depois, os animais continuam sendo mortos de forma clandestina.
De acordo com um vendedor de carne, os animais são mortos dentro do mato, sem local específico. Para os consumidores, essa situação representa riscos à saúde. A Vigilância Sanitária alerta para que os consumidores tenham cuidado ao adquirir produtos de origem animal, que precisam passar por inspeção e serem abatidos e acomodados com todas as condições higiênicas e sanitárias. Exigências que são atendidas pelos abatedouros.
De acordo com o secretário de Comunicação de Upanema, Anaximandro Eudson, o abatedouro ainda não entrou em funcionamento porque não conta ainda com os equipamentos necessários. Ele informou que os recursos repassados à prefeitura no ano passado foram exclusivos para a construção do prédio, cabendo ao Município a aquisição dos equipamentos.
Anaximandro informou que não existe previsão para a abertura do abatedouro. "Com essa dificuldade financeira, fica difícil prever alguma coisa, mas é uma das propostas da prefeita Maristela Freire, que inclusive já solicitou à Petrobras os canos para construção do curral", declarou o secretário.
Ainda segundo Anaximandro, o orçamento para compra dos equipamentos já está pronto. "Apareceu dinheiro, será comprado imediatamente", garantiu, sem informar quanto será necessário para a aquisição de tais equipamentos.
Enquanto o abatedouro não começa a funcionar, cabe aos consumidores terem atenção na hora de comprar carne animal em Upanema.

Nenhum comentário: