sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Após receber apoio tucano, Tião diz que pode contar com até 49 votos no Senado.

Uol Notícias
O senador Tião Viana disse contar efetivamente com 38 votos na eleição para a presidência do Senado, mas que, pelas suas contas, o número pode chegar a 49, o que significaria sua vitória contra o candidato do PMDB, José Sarney (AP).
Ontem à noite, a cúpula do PSDB declarou apoio à candidatura de Tião Viana e mudou o panorama esperado na eleição da próxima segunda-feira. Na última quarta-feira, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) chegou a colocar na sua página na Internet que o seu partido apoiaria Sarney.
O PSDB tem 13 senadores e era considerado o fiel da eleição. Com o apoio tucano, Tião soma agora o apoio formal de 7 legendas à sua candidatura. São elas: PT, PSB, PDT, PSDB, PRB, PSOL e PCdoB.
Os votos, porém, são secretos e por isso não devem seguir totalmente a orientação de voto das bancadas, o que torna o pleito imprevisível.
"O [apoio] do PSDB foi decisivo e marca a história da legenda em busca de independência, autonomia e de uma reforma administrativa", disse o candidato petista em entrevista na manhã desta sexta (30) no Senado Federal.
Tião Viana se mostrou feliz com a nova situação. Parte do PMDB pedia a desistência do senador petista em troca de cargos na Mesa Diretora do Senado. Tião disse que o apoio tucano é fruto da "persistência e humildade com que venho conduzindo o entendimento com colegas".
PMDB acha que apoio do PSDB não muda cenário.
A senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), filha de José Sarney, afirmou hoje (30/1) que o apoio do PSDB a Tião Viana (PT-AC) não muda "a contabilidade dos votos" e que seu pai segue favorito na disputa.
A bancada do PMDB reuniu-se para almoçar na casa do senador José Sarney em Brasília. Amanhã e domingo, eles devem voltar a se encontrar para discutir as estratégias da reta final da campanha para a Presidência da Casa.

Nenhum comentário: