terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Notícia do Jornal De Fato

Upanema - O chefe de engenharia do Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transporte (DNIT), Antoniel Campos, confirmou ontem que as obras físicas de construção da BR 110, trecho Mossoró/Campo Grande, passando por Upanema, devem começar em no máximo 30 dias. Esta obra, que está orçada em R$ 84 milhões, é pedida pela população desde 1957.
A licitação para realizar a obra foi vencida pela Construtora Delta e deveria ter começado há cerca de seis meses. Porém, neste intervalo, os diretores desta construtora foram presos no Estado do Ceará suspeitos de desvios de milhões de obras de recuperação da BR 304, trecho Aracati/Fortaleza, e da obra de recuperação de uma ponte em Aracati.
Quando finalmente estava para começar, inclusive com o então superintendente do Dnit no RN assinando a ordem de serviço no município de Campo Grande, outra operação da Polícia Federal, desta vez no Rio Grande do Norte, prendeu os principais diretores do órgão no Estado. As obras, que ainda não haviam começado, estavam ficando no esquecimento.
Domingo, em Caraúbas, a prefeita Maria Estela Freitas, de Upanema, disse que realmente a Construtora Delta já começou a instalação do canteiro de obras em sua cidade. Disse que a expectativa na cidade é que se gerem empregos e finalmente, dentro do prazo previsto no projeto, a BR 110 seja construída e traga o desenvolvimento para o município.
Conforme o projeto exposto em Upanema no início do ano passado, a BR terá asfaltado um trecho de 79km, com estrutura adequada para passagem de carretas pesadas. Para Upanema e Campo Grande, esta rodovia significa muito mais do que encurtar o caminho. Representa a possibilidade de explorar e desenvolver finalmente o potencial hídrico da Barragem de Umari, que tem capacidade para armazenar até 300 milhões de metros cúbicos de água.
Ontem, em contato com a reportagem do DE FATO, o chefe de engenharia do Dnit confirmou a instalação do canteiro de obras da Delta em Upanema, mas destacou que ainda será preciso conseguir outras licenças ambientais. Mesmo diante de tudo que aconteceu e que está acontecendo, Antoniel Campos disse que a empresa tem garantias de que vai entregar a obra no prazo previsto no projeto, de 730 dias, o que equivale a quase dois anos.



Nenhum comentário: