terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Compromisso com a educação

Sempre em início de ano letivo, vejo diretores de escolas com carteiras em pedaços para serem consertadas para os alunos sentarem. Passa anos e anos, escuto muita conversa que o ensino vai melhorar, mas sinto que fica só na conversa mesmo.

Agora faço até uma indagação. Qual a pessoa que gosta de ficar em um ambiente no maior calor sentada numa carteira velha remendada? Posso até responder que ninguém. Penso que antes de qualquer coisa, as escolas devem estarem estruturadas com um melhor conforto para que as pessoas gostem de ficar dentro delas.

Outro problema que vejo nas escolas todo início de ano letivo é a falta de professores, funcionários... Elas têm que recorrerem a contratos que muitas vezes não chegam no início, só vem depois e até, na maioria das vezes, pessoas sem qualificação para a atividade, isto é o mínimo que não pode acontecer nas escolas.

Ninguém pode dizer que tem compromisso com educação se não consegue resolver os menores problemas que as escolas enfrentam e que são necessários para o bom funcionamento da mesma.

O pior é que estes problemas que existem na educação vem refletir no final do ano através da evasão, repetência, alunos desestimulados; só que neste período a culpa passa a ser dos professores, ou não?

Um comentário:

Profº Francisco Gondim disse...

Companheiro, escola é uma coisa geita para não dar certo. Se a escola der certo, o que vai ser dessas elites? Eles vão ter que procurar outra coisa para fazer. Simplesmente, o povo educado vai deixar de votar neles.