quinta-feira, 31 de março de 2011

Queda de braço não vale a pena

Uma luta de dois anos por melhores condições salariais e melhores condições de trabalho, é o que o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Upanema juntamente com a categoria vem desenvolvendo. Considero uma luta legal, na medida em que já se passaram mais de dois anos sem qualquer aumento para quem ganha mais de um salário mínimo. Agora a categoria dos professores após várias tentativas negadas de diálogo e avanço nestas questões, em uma assembleia realizada nesta última terça-feira, decidiu paralisar as atividades a partir da próxima segunda-feira por tempo indeterminado. É lamentável a decisão tomada pela prefeita Maristela Freire e seus assessores em não ter interesse em resolver esta questão de imediato, onde todos só têm a perder. É visível a dificuldade que todos os municípios brasileiros enfrentam neste momento, mas não é argumento para que não possa resolver as reivindicações da categoria dos servidores. Penso que com um pequeno esforço dava para dar mesmo que fosse um pequeno reajuste salarial aos servidores, acabando de vez esta queda de braço entre poder público e funcionários que já vem se desenvolvendo há dois anos. A prefeita mais do que ninguém é a que mais se desgasta politicamente, perde a credibilidade diante do funcionalismo e consequentemente de uma grande parcela da população, pois cada funcionário tem uma família que também sente na pele estas perdas salariais. Os comerciantes que tem visão do ramo estão sentido também as mesmas consequências, pois a inflação de vários anos se acumula, o poder de compra dos trabalhadores diminui como também diminui a circulação de dinheiro no comércio. Portanto, é um processo onde todos são atingidos. Eu como administrador não gostaria de viver num ambiente deste, onde a grande maioria da população que me elegeu não confia mais em mim. Esperamos que a prefeita Maristela Freire seja mais humilde, sensível, mostrando um coração mais aberto para o próximo, pois já estar escrito nas Escrituras Sagradas que quem ama o próximo ama a Deus. Temos que ser humilde, reconhecer que podemos errar e saber voltar atrás. É bem melhor assim para todos. Viveremos bem mais tranquilos.

Mestrado para professores de educação básica

Do Blog do Professor Dário. Republico matéria do site Do G1, 22/03/2011.
O Ministério da Educação vai conceder bolsas de mestrado profissional a distância para professores da educação básica que lecionam em escolas públicas. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (22). Em evento no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (21), o ministro Fernando Haddad já havia anunciado o programa. Os docentes poderão acumular a bolsa com seus salários. Segundo o MEC, a medida faz parte de um conjunto de ações para elevar a qualidade da educação básica. Concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), as bolsas exigem dos docentes, como contrapartida, o compromisso de continuar em exercício na rede pública por um período de cinco anos após a conclusão do mestrado. Quem não cumprir a exigência terá de devolver o dinheiro. O benefício será liberado a cada mês de março e terá vigência máxima de 24 meses. De acordo com o MEC, há possibilidade de concessão de bolsas para mestrados presenciais, desde que sejam ministrados em cursos aprovados pela Capes e consideradas situações de interesse específico do Estado. Os critérios de seleção serão definidos pelas próprias instituições de ensino.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Supremo adia a sessão

Por motivo da morte do ex-vice-presidente da República José Alencar, o Supremo Tribunal Federal suspendeu a sessão plenária desta quarta-feira, dia 30 de março, a qual ia julgar o mérito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4 167), mas conhecida como a Lei do Piso Salarial dos Professores. Não sei informar ainda pra que dia foi remarcado o julgamento da ADI pelo Supremo.

terça-feira, 29 de março de 2011

Aumenta caso de dengue em Upanema

Segundo informações, a cidade de Upanema vive uma epidemia de dengue. Muitos casos já foram confirmados, fora os casos que as pessoas ficam se tratando em casa mesmo. Na semana passada, na oportunidade em que se encontrava em nossa cidade um ônibus do Hemocentro colhendo sangue de possíveis doadores, foi constatado pelos exames o grande número de pessoas com a doença. A população que se cuide, pois a quantidade de água das chuvas que estão caindo nestes últimos dias, juntamente com a grande quantidade de lixo, podas de árvores, que se acumulam pelas ruas é de fazer vergonha a população de Upanema, e assim, a proliferação de mosquitos, muriçocas, deve aumentar cada vez mais. A prefeitura continua omissa com o problema na medida em que não recolhe o lixo e os galhos de árvores depositados nas ruas.

Professores param por mais 48 horas

Do Jornal De Fato

A Educação parou mais uma vez no município de Upanema. Nesta segunda-feira, 28, professores e funcionários da rede municipal iniciaram nova parada, agora de 48 horas. O motivo foi a falta de negociação com a prefeita Maristela Freire. Na segunda-feira, 21, uma parada de 24 horas já tinha sido feita para chamar a atenção da prefeita, mas não surtiu efeito. "Uma semana se passou e a prefeita não nos procurou, nem mesmo se pronunciou no programa de rádio da Prefeitura. Parece que para ela nada está acontecendo", criticou a presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos de Upanema (SINDSERPUP), Rosemary Sobral. A exemplo da semana passada, professores e funcionários foram às ruas protestar e denunciar a ausência de reajuste salarial para a categoria. Eles realizaram uma caminhada, que tinha destino final a sede da Prefeitura, mas os manifestantes não puderam se concentrar em frente à Prefeitura por conta de proximidade com a sede do Fórum. Assim, eles, contando com o apoio de muitos alunos, caminharam até o mercado público. Para o professor de Matemática Josiel Gondim, da Escola Municipal Professora Maria Gorete, o posicionamento de Maristela de não abrir negociação é totalmente incompreensível, "como também a alegação dela de que a Prefeitura não tem dinheiro para reajustar o salário dos professores". "Ao mesmo tempo em que diz que não tem dinheiro para conceder o reajuste, ela (Maristela) faz gastos desnecessários como a contratação de bandas para o carnaval", criticou. Josiel observou que o salário dos professores está ficando mais defasado a cada ano, "já que não existe reajuste há três anos". Alguns vereadores também participaram do manifesto e declararam apoio aos servidores municipais. "Está faltando um compromisso da prefeita com o reajuste dos professores. Não somente da educação, mas de todas as áreas", relatou o vereador Nonato Garcia, também criticando a estrutura precária das escolas municipais. Hoje, às 14h, os professores realizam assembleia na Câmara Municipal para votar o indicativo de greve. "Vamos votar a greve, mas só queremos adotá-la em último caso", ressaltou Rosemary. A sindicalista acrescentou que a proposta é iniciar a greve na segunda quinzena do mês de abril. "Vamos dar um tempo para a prefeita rever seu posicionamento. Se ela insistir em não abrir negociação, aí sim vamos ter que parar as atividades", advertiu.

sábado, 26 de março de 2011

Nomes de possíveis candidatos começam a aparecer

Nesta última segunda-feira vi circulando alguns carros pelas ruas de Upanema com panfleto de letreiros verdes que tinha a seguinte frase: “Sebastião 2012."
Mesmo faltando mais de ano para o próximo pleito eleitoral, os nomes de possíveis candidatos já começam a aparecer.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Fecha turno noturno do Alfredo Simonetti

Turno noturno da Escola Estadual professor Alfredo Simonetti fecha as portas por falta de alunos, segundo o diretor Dário Alessandro, tentou de diversas formas não acabar o turno, não sendo possível, pois a 12º Dired não aceitou o funcionamento devido o baixo número de alunos por classe.
O turno funcionava somente com a Educação de jovens e Adultos (EJA), desta forma, os professores e funcionários foram removidos para outros turnos da escola e os alunos de 4º e 5º períodos do ensino fundamental estão sendo aconselhados a procurarem a escola Calazans Freire.
Pior mesmo é para os poucos alunos do 3º período do ensino fundamental, pois esta modalidade só existia no Alfredo Simonetti.

Comentário de um Leitor

Professor Edgar, aí vai um pitaco sobre esse assunto.

Não tenho a menor dúvida que 2 anos sem nenhum reajuste salarial e baixa qualidade das condições de trabalho são motivos mais que suficientes para mobilizações e paradas por parte dos funcionários. O movimento é legítimo.

Ao mesmo tempo não podemos fechar os olhos para as condições financeira dos municípios. Por diversos motivos, acredito que a situação não é favorável. Muito embora seja inexplicável um investimento de meio milhão de reais no carnaval, em uma cidade como Upanema, frente a tantos problemas.

O meu quetionamento é:
1. porque não se apresenta os valores de receita e despesa do nosso município utilizando uma matemática/contabilidade que todos compreendam?

2. O cofre público será sempre essa caixa "preta" que não possamos fazer uma análise como se faz de um orçamento doméstico ou de uma empresa, onde o simples conhecimento do que seja receita e despesa permite uma análise precisa.

3. Até quando todas as oposições serão favoráveis as lutas de classe e quando assumem o poder mudam as atitudes.

4. Precisamos discutir a gestão de upanema com base em princípios e propostas, mas também em cima de números reais.

terça-feira, 22 de março de 2011

Imprensa de Mossoró destaca a parada de advertência

Do Jornal De Fato
Educação realiza parada de advertência
A segunda-feira, 21, foi mais um dia de escolas fechadas na rede municipal de ensino de Upanema. Professores e servidores da educação municipal realizaram uma parada de advertência para denunciar mais uma vez a ausência de reajuste salarial para a categoria.
Os trabalhadores trocaram as escolas e salas de aula pelas ruas, onde realizaram uma caminhada saindo da sede do Sindicato dos Servidores Públicos de Upanema (SINDSERPUP) até o mercado público.
O ato contou com o apoio de alunos, pais de alunos, seis dos nove vereadores do município (Neném do Cabano, Shirley Targino, Elzimar Carvalho, Anízio Junior, Nonato Garcia e Gineton Costa), além de servidores públicos de outras áreas.
A presidenta do Sindserpup, Rosemary Sobral, justificou que a parada é uma forma de denunciar a falta de reajuste salarial para professores e servidores da educação há quase três anos. "Além disso, a prefeita (Maristela Freire) não paga o piso nacional para professores com ensino superior", denunciou.
Segundo Rosemary, além de não reajustar os salários, a gestão de Maristela Freire está retirando direitos dos servidores públicos. "Entre as perdas, está a retirada dos títulos, a desconsideração do qüinqüênio e o não-cumprimento da lei do piso nacional", elencou a sindicalista, acrescentando que servidores de outras pastas, como motoristas, guardas e auxiliares de enfermagem, também estão sofrendo com a desvalorização profissional.
A dona de casa Antônia Cláudia também participou do ato. Motivo: ela tem uma filha estudando na Escola Municipal Maria Gorete e tem escutado com freqüência reclamações sobre as condições de estudo. "A escola tem vários problemas que estão interferindo no desempenho da minha filha", reclamou.
A crise também atinge as escolas da zona rural. Estudante da Escola Municipal Vicente de Paula Rocha, Juliana da Silva denunciou que na escola faltam carteiras, a merenda não é boa e o transporte escolar anda sempre lotado.
Rosemary disse que agora espera uma posição de Maristela Freire até o final de semana. Caso as negociações não avancem, novos atos serão realizados.
O Sindserpup já programou uma parada de 48 horas para o início da próxima semana. "Se a prefeita não der uma resposta, vamos fazer uma paralisação na segunda e terça-feira", advertiu, acrescentando que mais um ato público será realizado na segunda-feira e na terça-feira serão feitas visitas à zona rural.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Movimento dos servidores municipais

O movimento feito hoje pelos servidores municipais, que teve à frente o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Upanema (SINDSERPUP), foi considerado bem positivo; na medida que contou com a presença de um bom número de servidores, vereadores como: Neném do Cabano, Júnior, Nonato e Shirley não só estiveram presentes como também levaram as suas palavras em defesa dos servidores.
Além destes vereadores também levaram a mensagem de apoio aos servidores o advogado do SINDSERPUP, o líder da oposição municipal Luiz Jairo, a presidente do sindicato dos servidores municipais de Carnaubais, a professora Márcia Simone, o poeta Antonio Francisco e a presidente do SINDSERPUP Rosimary Sobral.
Todos defendendo a continuidade do movimento e mostrando para a prefeita Maristela Freire a necessidade de abrir um canal de negociação urgente com os servidores.
O vereador Júnior, no início do seu discurso, cobrou também a presença do Partido dos Trabalhadores (PT) na defesa dos servidores, que segundo ele, não estava representado naquele momento e que os vereadores presentes estavam representando os seus partidos políticos como: PMDB, PP, PSB
Também esteve presente o vereador Elzimar.
A presidente do sindicato dos servidores de Carnaubais fez um apelo a prefeita Maristela para resolver esta questão e não decepcionar a classe feminina.
A presidente do SINDSERPUP Rosemary Sobral afirma que se não houver uma negociação esta semana, os servidores irão realizar outra parada de advertência, desta vez por dois dias, sendo a próxima segunda-feira e a terça-feira.
Acredito que o SINDSERPUP está no caminho certo, primeiro mostrando nas ruas a indignação dos servidores municipais com a prefeita Maristela Freire, depois de várias tentativas de negociação é que pode ser deflagrado uma paralisação por tempo indeterminado.

sábado, 19 de março de 2011

FM Liberdade faz reprise do programa do Grêmio Estudantil Aldo Felinto

Peço ao caro blogueiro, que coloque uma nota neste conceituado blog, comunicando que a pedido de ouvintes que não tiveram como ouvir o programa do Grêmio Estudantil, que é apresentado toda sexta-feira ao meio dia na FM Liberdade, solicitaram a reprise do programa.

No programa do dia 18 de Março(ontém), estiveram participando representantes do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais, falando sobre as movimentações que o Sindicato está promovendo pra segunda-feira próxima e sobre as reivindicações que estão fazendo junto ao executivo loocal.
Portanto, hoje sábado, estaremos reapresentando o programa às onze horas e dez minutos.

E dizer também ao ouvinte, nosso conterrâneo que mora em outra cidade, que é só acessar nosso site e ouvir também o programa pela internet
www.fm104.com.br

Desde já agradeço o espaço concedido, e digo que a emissora está a disposição.
Júlio César

sexta-feira, 18 de março de 2011

Luta dos professores municipais

O movimento dos professores municipais por melhores salários, melhores condições de trabalho para este ano que se iniciou desde o mês de fevereiro, parece ser um movimento mais sólido, com mais firmeza.
Estar sendo programado para segunda-feira (21), uma paralisação de advertência, onde os professores irão fazer caminhadas pelas ruas, mostrando a população a insatisfação da categoria em relação ao desprezo da prefeita Maristela Freire pela classe de educadores da nossa cidade.
O SINDSERPUP, sindicato que defende a categoria, vem traçando planos no sentido de primeiro mostrar a sociedade upanemense o desrespeito com os professores, pois desde o ano passado que a chefe do poder executivo vem tratando o categoria de forma indiferente.
Já foi distribuido uma carta aos alunos, informando aos seus pais o objetivo da paralisação na próxima segunda-feira. Hoje os representantes do sindicato foram mostrar a indignação na Câmara Municipal e pedir o apoio dos senhores vereadores ao movimento, e segunda-feira estarão nas ruas mostrando a indignação a toda a sociedade.
Após estes movimentos iniciais é que poderá ser decretado uma paralisação por tempo indeterminado.

Segurança particular em Upanema

Por todas as ruas que ando na cidade de Upanema, vejo que a grande maioria das residências estão com uma plaquinha colada na frente, que identifica uma vigilância motorizada.
É uma empresa de vigilância que se instalou em nossa cidade há uns dois meses atrás e que está conseguindo a adesão dos moradores de Upanema ao serviço prestado.
É um serviço de vigilância particular noturna em que guardas ficam percorrendo toda a cidade em motocicletas, ao encontrarem algum fato suspeito farão uma abordagem imediata e em seguida entram em contato com a polícia local se necessário for.
Considero um reforço ao trabalho de segurança noturna nas ruas da nossa cidade.

Estudantes são transportados em caminhonete

Lembro que na administração municipal passada, a justiça proibiu o transporte de estudantes em caminhonete.
Pois agora a prática voltou a acontecer, uma grande parte de estudante do nosso município que reside nas comunidades rurais estão sendo transportados inadequadamente, pois todos nós sabemos que é contra a lei transportar pessoas em carroceria de caminhonete e os estudantes de Upanema estão sendo transportados.
Quem realmente é o responsável pelo transporte destes alunos? A prefeitura, o governo do estado, os donos dos automóveis ou a escola?

quarta-feira, 16 de março de 2011

Prefeita de Upanema foi acusada de irregularidade de contratação de médicos em gestão anteriores

A prefeita de Upanema, Maristela Freire da Costa, em resposta a matéria publicada neste meio de comunicação, no dia 03 de março de 2011, vem esclarecer que são infundadas as divulgações em blog e jornais que acusam a prefeita de não prestar informações sobre a contratação de médicos através do Programa Saúde da Família no município, alegando que a prefeita teria recebido dois ofícios do MPF requisitando tais dados.


Através da assessoria jurídica, a prefeita protocolou sua defesa em 24 de setembro de 2010 (veja anexo no blog abaixo), explicando que não recebeu tal solicitação do MPF e que não poderia ser responsabilizada por possíveis irregularidades na gestão passada, já que as profissionais acusadas prestaram serviço da gestão anterior no período de 2004/2005 e a prefeita Maristela assumiu em 2009.


A prefeita Maristela estranha as matérias publicadas, acusando-a de omissão de informação, já que sua administração tem se pautado pela transparência e harmonia com o MP e as instituições fiscalizadoras. A acusação infundada provocou desgaste de imagem e estimulou críticas mentirosas a administração municipal, servindo de argumento para algumas pessoas de má fé, alimentarem seu descontentamento com a pessoa da prefeita e denegrir a imagem da mesma.


Diante das provas apresentadas, fica claro que a prefeita de Upanema não praticou ilegalidade nem se omitiu diante de sua responsabilidade.


FONTE: Sec. de Turismo e Comunicação – www.prefeituradeupanema.blogspot.com

terça-feira, 15 de março de 2011

Professores do estado entram em luta por melhores condições de salário e trabalho

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (SINTE-RN), realizará na próxima quarta-feira, 23 de março, uma assembleia em Natal, desta será tirado propostas para uma luta dos trabalhadores em educação do estado.
A assembleia acontecerá na Escola Estadual Winston Churchill e pode ser tirado indicativo de greve.
Vamos aguardar!

ADI contra o Piso pode ser julgada no dia 17 de março

Do site do Sinte-RN
Por: CNTE
A Ação Direta de Inconstitucionalidade 4.167 (ADI) que contesta alguns pontos da Lei do Piso dos Professores (PSPN) está com julgamento marcado para o dia 17 de março no Supremo Tribunal Federal (STF).


A CNTE espera que a Ação seja definitivamente julgada em favor dos professores e que os estados cumpram integralmente o que foi sancionado pelo então presidente Lula, em 2008. "Nós esperamos que o Supremo respeite o desejo do povo que teve o apoio do Congresso Nacional ao votar por unanimidade em favor do Piso", afirmou o presidente da CNTE, Roberto Leão. (CNTE, 03/03/11)

Dia decisivo para os professores e funcionários

Segundo informações hoje é um dia decisivo para a categoria de professores do município de Upanema.
Por volta de 9:00h os representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Upanema (SINDSERPUP), esperam que a prefeita Maristela Freire os receba para discutir sobre melhoria salarial, plano de cargos dos funcionários e melhores condições de trabalho.
Após este encontro, os professores e funcionários estão sendo convidados para se fazerem presentes a uma assembleia extraordinária onde será repassado o resultado da reunião com a chefe do executivo upanemense e traçar metas para o futuro, podendo até ser decretado uma greve por tempo indeterminado caso a prefeita não mostre nenhum avanço nas negociações.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Fortes chuvas caem na região

Nestes últimos dias, a cidade de Upanema está sendo banhada por fortes chuvas, confirmando o que os meteorologistas estavam prevendo, ou seja, muita chuva neste mês de março e abril.
Deve ser também momento de alerta para o poder público e para as pessoas que moram ou plantam perto do rio, pois com tanta chuva, podemos ter um ano de enchentes.
Mesmo assim, é a alegria do agropecuarista aqui da nossa região.

Esclarecimento do SINDSERPUP

No dia da parada de advertência feita pelo SINDSERPUP o Ibamar Costa foi chamado pela prefeita para uma conversa rápida, logo em seguida elaboramos um ofício solicitando que a prefeita apresentasse uma proposta até o dia seguinte (sexta-feira ) entregamos ao secretário Gerinaldo que disse que não assinaria o oficio tendo em vista que já estava combinado que na quinta-feira após o Carnaval, aconteceria uma reunião entre as partes. Fomos à prefeitura hoje (10/03) para a reunião mas o advogado nos informou que infelizmente, por problemas de saúde da prefeita, precisaríamos aguardar mais uns dias. A reunião foi remarcada pelo advogado da prefeita para próxima terça-feira dia 15/03 às 9 horas que, segundo ele, será para apresentar todos os documentos da situação financeira do município.
Diante disso a assembleia que estava prevista para esta sexta dia 11 ficará para a próxima semana, com data e hora à definir.
peço aos blogueiros que por favor colem e divulguem esse esclarecimento.


ROSEMARY SOBRAL

Esclarecimento do SINDSERPUP

No dia da parada de advertência feita pelo SINDSERPUP o Ibamar Costa foi chamado pela prefeita para uma conversa rápida, logo em seguida elaboramos um ofício solicitando que a prefeita apresentasse uma proposta até o dia seguinte (sexta-feira ) entregamos ao secretário Gerinaldo que disse que não assinaria o oficio tendo em vista que já estava combinado que na quinta-feira após o Carnaval, aconteceria uma reunião entre as partes. Fomos à prefeitura hoje (10/03) para a reunião mas o advogado nos informou que infelizmente, por problemas de saúde da prefeita, precisaríamos aguardar mais uns dias. A reunião foi remarcada pelo advogado da prefeita para próxima terça-feira dia 15/03 às 9 horas que, segundo ele, será para apresentar todos os documentos da situação financeira do município.
Diante disso a assembleia que estava prevista para esta sexta dia11 ficará para a próxima semana, com data e hora à definir.
peço aos blogueiros que por favor colem e divulguem esse esclarecimento.


ROSEMARY SOBRAL

quinta-feira, 10 de março de 2011

Prefeitura deveria divulgar uma avaliação sobre o carnaval

Agora, terminado o carnaval, os organizadores e o poder executivo deveriam divulgar para a população o saldo da festa, seja ele positivo ou negativo.
O investimento feito pela prefeitura realmente veleu a pena? se sim, é um argumento para que a prefeitura continue investindo; se não, deve haver uma avaliação e planejar um carnaval menos dependioso para o poder público municipal.
Veja a análese feita por um comerciante de Upanema no Jornal De Fato.
-No município de Upanema, a expectativa dos comerciantes foi positiva.
Dono de um restaurante, John Kennedy Gurgel informou que o movimento estava bom, melhor que no ano passado. "A contratação de bandas de fora atrai os foliões", justificou o comerciante, referindo-se ao "reforço" de bandas da Bahia no Carnaval de Upanema neste ano.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Campanha da Fraternidade 2011



Hoje tem início na Igreja Católica o período da quaresma, este período se estende até o dia 24 de abril quando se comemora o Domingo de Páscoa.
No início da quaresma é lançada a Campanha da Fraternidade, onde a Igreja Católica destaca um tema para ser refletido à luz dos Evangelhos de Jesus Cristo.
Este ano o tema da Campanha da Fraternidade é: "Fraternidade e a Vida no Planeta", com o lema "A criação geme em dores de parto" (Rm 8, 22).

terça-feira, 8 de março de 2011

Carnaval assim é calmo?

A fama de Upanema é que tem um carnaval tranquilo, sem violência. Mas este ano, até agora, não considero tão tranquilo assim, pois a ocorrência de disparo de arma de fogo ferindo três pessoas em pleno centro da movimentação popular, não podemos dizer que foi calmo.
Se tem dúvida, é só perguntar a alguma pessoa da família dos que foram atingidos pelos disparos.
Alguém pode dizer que foi praticado por pessoas que não são de Upanema; mesmo assim, o carnaval da nossa cidade é feito por grande número de pessoas de outros lugares, não só por upanemenses.
Ocorrência desta natureza causa medo aos foliões, que podem deixar de vir participar da festa de momo aqui em Upanema.
Os organizadores devem fazer uma avaliação mais profunda urgente e tentar coibir este tipo de ocorrência hoje e nos próximos carnavais.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Adolescente é preso após balear três foliões durante o carnaval em Upanema

Do Blog do Professor Josiel
Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR
Um adolescente de 17 anos foi apreendido na noite desse domingo (6), por volta das 19h30, após balear três pessoas com disparo de arma de fogo durante o Carnaval de rua na cidade de Upanema, município situado a 268 km de Natal. De acordo com o soldado Nascimento, da Polícia Militar, o autor dos disparos teria discutido com um homem não identificado por achar que ele estivesse paquerando a sua companheira.

Segundo o soldado, o menor sacou a arma e tentou atingir o homem, resultando em um tumulto durante a passagem do trio elétrico pelo centro. Antônio Janildo B. Silva e Lidjane Lopes dos Santos, esta última natural de Natal, foram baleados na perna direita e na região da nádega, respectivamente, e não correm risco de morte. Uma terceira vítima, identificada como Josivan Mendonça Dionísio foi atingido com um tiro no peito.

As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Regional Tarcisio Maia, na cidade de Mossoró.

O autor dos disparos foi perseguido pela polícia e encontrado escondido em um quarto de uma residência que ele acabara de arrombar. O adolescente foi apreendido com o revólver calibre 38 usado no crime e encaminhado para Mossoró.

sábado, 5 de março de 2011

Por motivo de falecimento, é cancelada a abertura do carnaval

Por motivo do falecimento da auxiliar de enfermagem Marluza Medeiros e do comerciante José Jerônimo, a prefeita Maristela Freire cancelou a abertura do carnaval que aconteceria ontem, sexta-feira.
O senhor José Jerônimo foi um grande comerciante na cidade e Marluza trabalhava como auxiliar de enfermagem na Unidade Mista de Saúde Raimundo Nonato Cândido.
O carnaval começará hoje, com programação a ser definida.



sexta-feira, 4 de março de 2011

Bombeiros interditam Carnaval em três municípios

Do Jornal Tribuna do Norte
Assim com o município de Alexandria, a cidade de Upanema, distante a 268 quilômetros da capital, e Governador Dix Sept Rosado, a 360 quilômetros da capital, acabam de ter o respectivos festejos de carnaval interditados pelos técnicos do Serviço de Engenharia do Corpo de Bombeiros. As interdições foram provocadas pelo fato dos organizadores dos eventos não apresentarem a documentação em tempo hábil junto ao setor de análise da corporação, conforme dita o parecer nº 004/10 do CBMRN divulgado amplamente, nas últimas semanas, pela imprensa potiguar.

Entre os itens que faltaram apresentação estão: estrutura de palco, área do evento, camarotes, declarações de ambulância e Cosern, Anotação de Responsabilidade Técnicas das estruturas fixas (Art´s), Grupo Gerador e estruturas de Combate à Incêndio e Controle de Pânico. O não cumprimento da interdição poderá caracterizar crime de desobediência capitulado no artigo 330 do Código Penal Brasileiro.

O Corpo de Bombeiros está com uma equipe de plantão fiscalizando os principais pólos carnavalescos do Estado para coibir qualquer infração, por parte dos organizadores de eventos, afim de garantir a segurança dos foliões potiguares e turistas que visitam o RN.

Neste momento, as equipes dos bombeiros estão em deslocamento para os municípios de Baia Formosa, Touros, Extremoz, Nova Cruz, Apodi, Pendências, Guamaré e Macau, onde novas interdições poderão ocorrer.
Segundo informações do Blog Upanema News, o secretário de Turismo e Comunicação Anaximandro Eudson, encontra-se em Mossoró resolvendo os últimos detalhes junto ao Corpo de Bombeiros

Retiros Espirituais das Igrejas de Upanema

Várias igrejas de Upanema estão promovendo neste período de carnaval os seus Retiros Espirituais com o objetivo de se distanciarem das festas carnavalescas, ficando assim em locais para um melhor contato com a presença de Deus.
A Igreja Católica faz o seu Retiro Espiritual neste período de carnaval na fazenda Altamira, de propriedade do Senhor Geraldo Messias.
A Igreja Assembléia de Deus realiza o seu Retiro Espiritual na Serra, de propriedade do Senhor Genário Sérgio.
A Igreja Batista realiza o seu Retiro Espiritual na cidade de Martins.
Não tenho informações de atividades das outras igrejas.
Muito boa as idéias das igrejas.
Participe!

Pragramação do Retiro Espiritual da Igreja Católica

Diocese de Santa Luzia – Mossoró/RN
Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Upanema/RN
1º Retiro Espiritual de Carnaval
Data: 06 e 07 de março de 2011
Local: Fazenda Altamira
Organização: Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Upanema/RN
PROGRAMAÇÃO
06/03/2011 – domingo
Manhã
7:00h Acolhida
Responsável: Padre Francinaldo
8:00h: Momento de Oração
Responsável: Ricardo Alexandre
8:30h Palestra.
Tema: O papel de Maria na construção da humanidade.
Responsável: Professor Xavier Gondim
10:00h Lanche
10:20h: Palestra
Tema: O Amor que perdoa e cura.
Responsável: Renovação Carismática Católica – RCC -Mossoró/RN
12:00h: Almoço
Tarde
14:00h: Momento de Louvor
15:00h: Palestra
Tema: A Estrada da Santidade é feita de silêncio e Oração
Responsável: Renovação Carismática Católolica – Mossoró
16:30h: Lanche
17:00h: Oração do Terço (terço dos homens)
19:00h: Jantar
20:00h Adoração Eucarística
Responsável: Ministro da Comunhão: José Valnei.
21:00h: Roda de conversas, testemunhos, Louvor e brincadeiras.
Responsável: Ricardo alexandre, Pastoral familiar
07/03/2011 – segunda-feira
Manhã
7:00h: Café
8:00h: Momento de Oração
Responsável: Alcione Oliveira
8:30h: Palestra
Tema: Guiados pelo Espírito Santo
Responsável: RCC – Mossoró/RN
10:00h: Lanche
10:20: Palestra
Tema: A Bíblia como Fonte de Inspiração
Responsável: Padre Francinaldo
12:00h: Almoço
Tarde
14:00h: Momento de Louvor
15:00h: Missa
Celebrante: Padre Francinaldo
16:30h: Avaliação do Encontro
17:00h: Confraternização e encerramento.

Cidade pronta para o início do carnaval

Quase tudo pronto para o início do carnaval em Upanema. Palco, Trio Ventury, estrutura montada nas ruas e avenidas estão só esperando chegar o horário determinado para o início dos frevos carnavalescos, que é hoje, sexta-feira, a partir das 20:00h na Praça de Eventos.
Como a cidade estava cheia de lixos, de galho em consequência das podas de árvores, ruas escuras, entre outras, a prefeitura incentivou todos estes trabalhos nestes últimos três dias, para tentar mostrar uma aparência amenizada de problemas para os foliões que vão visitar a nossa cidade neste período de carnaval.
Penso que o povo de Upanema merece estes serviços diariamente, mesmo assim agradecemos.

Prefeita de Upanema pode perder mandato

Do Blog Upanema News
publicado no blog de Robson Pires
A prefeita de Upanema Maria Stella Freire da Costa pode até perder a função pública por deixar de cumprir requisições do Ministério Público Federal (MPF) em Mossoró. Essa é uma das possíveis consequências da ação de improbidade administrativa ajuizada pelo MPF. Na ação, a atual prefeita é acusada de não prestar informações sobre irregularidades na execução do Programa Saúde da Família no município, apesar de ter recebido dois ofícios do MPF requisitando tais dados.


O primeiro ofício foi enviado em março de 2009, mas não obteve resposta. O pedido foi reiterado em julho de 2010, acompanhado do seguinte alerta: “a falta injustificada e o retardamento indevido do cumprimento das requisições do Ministério Público implicarão responsabilidades de quem lhes der causa”. Mesmo diante de uma segunda requisição, a prefeita não enviou qualquer resposta.


O procurador da República Fernando Rocha de Andrade, que assina a ação, destaca que “a recusa de informações por parte da prefeita de Upanema tem impossibilitado a regular apuração de irregularidades na utilização de verbas federais repassadas àquela cidade, para o programa Saúde da Família”.