segunda-feira, 31 de maio de 2010

Igreja faz encerramento do mês mariano

A Igreja Católica de Upanema faz neste dia 31 o encerramento do mês mariano, onde desde o dia primeiro de maio, todas as noites, aconteciam às novenas.
O encerramento será marcado por uma procissão percorrendo as principais ruas do centro da cidade com chegada na Igreja, onde será rezada a novena final do mês de maio deste ano.

domingo, 30 de maio de 2010

IBAMA proibe retirada de pedras

Muitos moradores da comunidade de Brejinho e de várias outras comunidades próximas, há muito tempo tinham como fonte de renda para sobreviver à extração de pedra, as quais eram vendidas para os municípios de Upanema, Mossoró entre outros.
É verdade que com a retirada das pedras, provoca um grande desgaste no solo do local.
Acontece que esta semana que passou; fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) foram ao local e proibiram a atividade que estava sendo realizada.
Vi hoje muitas reclamações dos moradores, alegando que era a única fonte de renda de muitas pessoas, mas infelizmente, não podemos destruir os recursos naturais desordenadamente para a comercialização.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Bancos fecham as portas em horário de jogos

A paixão dos brasileiros pelo futebol levou o Banco Central do Brasil a permitir que as agências bancárias do país fechem e mudem seus horários de atendimento ao público quando a seleção nacional jogar durante a Copa do Mundo.

“Nestes dias não será obrigatório o funcionamento sem interrupções das agências”, anunciou o Banco Central brasileiro em nota divulgada nesta quarta-feira, autorizando assim o fechamento dos bancos nos horários das partidas.

Na última Copa, os bancos também foram liberados para fechar as portas durante os jogos do Brasil. A medida, de acordo com a entidade, busca “evitar a falta de segurança nas agências bancárias e no transporte de valores”.
Fonte: Uol

Será verdade?

Sempre que faço publicações, tenho o maior cuidado para não publicar matérias com sentido não verdadeiro.
Não posto nada por ouvir dizer, sabemos que uma notícia divulgada com uma simples palavra mal empregada, pode mudar completamente o sentido da notícia. E quando começa a citar identificação de pessoas o cuidado deve ser redobrado.
Não conheço bem a história que foi publicada hoje em alguns blogs da cidade de que a Igreja Católica local através de seu representante, que deve ser o bispo, tinha negado de pé fincado que o terreno que atualmente fica a Escola Municipal Maria Gorete, que antes pertencia a Igreja e com certeza, já tinha sido doado, que se assim não fosse, a escola não estava construída nele, não recebia o aval do bispo e a prefeitura municipal deveria agora comprar o terreno.
Como não estou acreditando muito nesta história, vou procurar saber dos verdadeiros fatos e se realmente forem verdadeiros, darei minha própria palavra contra esta decisão.
Infelizmente um fato que acontece aqui em Upanema, é a grande rivalidade entre alguns integrantes da Igreja Assembléia de Deus e da Igreja Católica, fato este que não deveria acontecer, até onde eu sei; ambas têm um só objetivo, serem seguidoras da palavra de Deus.
Não estou com o objetivo de defender uma ou outra Igreja, mas a notícia foi originada nos blogs dos companheiros integrantes da Assembleia de Deus. Portanto, vamos primeiro saber da realidade para depois estumar os cachorros.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Rosalba é denunciada ao TRE


(Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press )
A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte ingressou, ontem, com uma representação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) contra a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) por propaganda eleitoral antecipada. O Ministério Público Eleitoral acusa a pré-candidata ao governo do estado de "propaganda subliminar" - não explícita e sem o pedido expresso de voto - em
vídeo no qual transmitiu mensagem do dia das mães.
Rosalba teria usado expressões em referência a possíveis mudanças do governo.

Na visão do procurador eleitoral auxiliar Gilberto Barroso de Carvalho Júnior, que assina a representação, "o dia das mães serviu de álibi aparentemente perfeito para justificar a promoção da representada enquanto futura candidata a governadora do estado, na medida em que utilizou a data como motivo para se expor aos futuros eleitores, vinculando seu nome à imagem do seu partido e do número que será utilizado para votação".Um dos pontos citados na representação é a inserção do número 25 - algarismo que presenta o DEM - na mensagem. "Em assim agindo, a representada realizou propaganda de cunhonão apenas pessoal, mas sobretudo eleitoral", afirma o procurador.

A denúnica faz referência a trecho da mensagem no qual a senadora destaca que ser mãe "é desdobrar o dia em 25, 26, em todas as horas necessárias para ser mãe plenamente".

Além disso, a avaliação do procurador é de que a pré-candidata utilizou expressões que fizeram referência às possíveis mudanças de gestão do governo, como "acalentar o novo" e no propósito de eventual mandato quando afirma "criando e cuidando do futuro".

A representação aponta ainda que o nome Rosalba Ciarlini permanece escrito de forma clara todo o tempo da mensagem, fazendo com que as palavras e imagens veiculadas sejam imediatamente vinculadas à pessoa da pré-candidata.

"Todas as expressões utilizadas não foram escolhidas à toa, ao contrário, elas serviram para criar um ambiente de preparação ao processo eleitoral mediante a clara vinculação da imagem da demandada ao seu partido, ao seu número e ao seu pretenso objetivo de realizar mudanças no governo de estado", argumentou Gilberto Barroso de Carvalho Júnior.

Segundo a assessoria de imprensa da Procuradoria, a representação acontece no momento em que o próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem prometido uma postura mais rigorosa nos julgamentos relacionados à propaganda antecipada. O presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, deu declarações afirmando que mesmo mensagens subliminares podem ser consideradas como propaganda irregular, caso sejam veiculadas antes do dia 5 de julho. A assessoria acrescentou que a Procuradoria solicitou a cópia das inserções veiculadas pelos partidos nos últimos meses para que possa analisá-las.
Fonte: Transcrito do Diário de Natal

Parece não ter fim

Após uma greve dos professores no início do ano letivo, foi feito um acordo entre o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Upanema, com a intermediação da deputada federal Fátima Bezerra, que em abril os professores iam ter 2,5% de aumento em seus salários; no mês de maio, mais 2,5% e 5% no mês de setembro, totalizando um aumento de 10% este ano.
Bom, foi um acordo feito entre as partes: sindicato representando a categoria que se encontrava em greve e a prefeita municipal juntamente com alguns secretários.
Acontece que o acordo que era pra começar a valer no mês de abril foi descumprido pela prefeita Maristela Freire. Prometeu rever a situação e no mês de maio aumentar o salário dos professores em 5%. 2,5% que era do mês de abril e os 2,5% do mês de maio.
Não considero oficial, mas conversas já circulam entre os professores que o acordo para o mês de maio também vai ser descumprido pela prefeita.
A pessoa perder a credibilidade é muito ruim, mas deste jeito, a prefeita municipal vai perder totalmente, pelo menos pela categoria dos professores.
Já se pensa em retomar o movimento grevista, só voltando ao trabalho quando os acordos anteriormente forem cumpridos.
Em pleno ano político, acontecendo fatos desta natureza, fica muito complicado a prefeita Maristela Freire ter a coragem de sair pedindo votos para alguns candidatos.
Podemos levar em consideração que esta luta dos professores não fica restrita somente a eles (professores), pois cada um tem uma família e o número de pessoas envolvidas é muito maior.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Crise a vista


O período chuvoso estar se concretizando o que os estudiosos da área já previam. A quantidade de chuvas abaixo do normal.
Em consequência, os agricultores não vão colher nada do que plantaram. Aqui na região os principais produtos que se plantam são o milho e o feijão.
Com a pouca colheita, os prefeitos devem já ir se preparando para futuras ajudas a população, talvez em forma de emergência, com o apoio dos governos estadual e federal.

domingo, 23 de maio de 2010

Do Jornal De Fato

MAGNOS ALVES
Da Redação
De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), 362.801 estudantes, de 563 escolas públicas, já acessam Internet banda larga nas unidades escolares do Rio Grande do Norte.
Porém, na prática, a realidade está bem diferente do que se pensa lá em Brasília (DF).
A verdade é que na maioria das escolas públicas os alunos não conseguem acessar internet e por vários motivos.
Em algumas escolas, a Internet chegou, mas não existem computadores; em outras, existem os computadores, mas a Internet não funciona; em outros casos; a Internet já foi instalada, os computadores já foram entregues, mas as escolas não têm uma sala para instalar o laboratório de informática.
Na Escola Estadual Tenente Coronel José Correio, em Assú, por exemplo, a sala está pronta, os computadores estão à disposição dos alunos e da comunidade escolar, mas a Internet não funciona.
Segundo a supervisora da escola, os técnicos da Positivo, empresa responsável pela instalação dos computadores, ficaram de voltar, mas "até o momento não deram as caras".
No município de Upanema, três escolas já deveriam contar com a Internet, mas nenhuma das três oferece o serviço a seus estudantes com excelência.
A situação melhor é encontrada na Escola Estadual José Calazans Freire, onde o laboratório está montado e a internet já está instalada. O problema é que a maior parte dos computadores não está funcionando. De acordo com a vice-diretora do Calazans, Leonildes Sobral Dantas, o problema é no roteador que não está funcionando. "A escola já conta com internet banda larga há quase um ano", declarou.
Na Escola Municipal Professora Maria Goreti de Carvalho Macedo se constata um verdadeiro desperdício. Os 18 computadores do programa e outros equipamentos (como uma impressora a laser) ainda estão em suas caixas em uma sala que virou depósito.
O diretor da escola, Francisco Severino da Silva, informou que a Positivo deixou os computadores, mas esqueceu de deixar o modem, equipamento que fornece Internet aos computadores. "Acho que eles se enganaram e deixaram um computador a mais no lugar do modem", explicou, referindo-se ao fato de a escola ter direito a 17 computadores e a empresa ter deixado 18.
Severino lamentou a situação: "é um grande desperdício esses computadores parados aqui nessa sala. Não podemos usar nem mesmo a impressora para imprimir as provas dos estudantes porque os técnicos da empresa informaram que se a gente usar o equipamento perde a garantia".
A Escola Estadual Professor Alfredo Simonetti vive situação oposta. Lá, a Internet já está funcionando, mas não existem computadores para os estudantes acessá-la.
O único computador que existe na escola está quebrado e para fazer uso da Internet os professores usam notebooks.
A vice-diretora do Alfredo Simonetti, Ana Cléia Sobral, disse que a empresa que instalou a internet não justificou a ausência dos computadores. "Mesmo que a gente tivesse recebido todos os aparelhos, não teríamos onde instalá-los", observou Ana, referindo-se à falta de salas na escola.
As constatações feitas nas escolas visitadas de Assú e Upanema mostram que os estudantes potiguares continuam excluídos do mundo digital, apesar do poder público dizer o contrário

Do Jornal De Fato

MAGNOS ALVES
Da Redação
Quase todos os brasileiros crescem sonhando em ser jogador de futebol, mas o caminho até o futebol profissional é longo e árduo, especialmente para os jovens que saem do interior.
No município de Upanema não é diferente. Os meninos crescem em meio ao futebol, sonhando em viver da bola. Sonho que tem se tornado mais possível graças à criação do Upanema Futebol Clube em 2006.
Os mentores do time escolheram o ex-atacante Vivi, com passagem pelo futebol mossoroense e artilheiro na Paraíba, para tocar o projeto.
Vivi desembarcou em Upanema em 2006 e, desde então, o futebol na cidade vem crescendo, tanto em resultados dentro de campo, quanto na revelação de jogadores.
No ano passado, o time foi vice-campeão da Copa Oeste e há poucos dias conquistou o título do campeonato Sub-20 promovido pela Liga Desportiva Mossoroense (LDM), vencendo o Potiguar na final.
Vivi destacou que o apoio da prefeitura tem sido fundamental para que o Upanema tenha se destacado em competições disputadas na região. "A estrutura que foi criada coloca o Upanema à frente de vários municípios", afirmou.
Vivi lembrou que a decisão de colocar o time em várias competições foi tomada para mostrar o talento dos jogadores da cidade em vários lugares, "já que a cidade sempre teve bons jogadores, mas que não eram vistos por ninguém e, portanto, não tinha nenhuma chance de seguir no futebol".
Essa realidade mudou depois que o time disputou o campeonato estadual da segunda divisão, as Copas Vale e do Oeste, além de várias competições de base.
O resultado pode ser sentido em campo neste ano com a participação de vários jogadores criados no time no campeonato estadual da primeira divisão.
Atualmente, Vivi trabalha com 70 meninos. Boa parte se prepara para mais uma competição: o campeonato sub-17 da LDM. São meninos que sonham com a carreira profissional, como Ackson, que, apesar dos 17 anos, já é bastante experiente e aguarda apenas uma oportunidade para mostrar seu futebol num clube onde possa seguir carreira. "Quero seguir o caminho de Diego, Wendel, Cledinaldo", declarou Ackson, citando alguns jogadores revelados pelo Upanema.
O trabalho desenvolvido pelo Upanema Futebol Clube já apresenta resultados concretos. Vários jogadores que começaram no time desfilaram seu futebol no campeonato potiguar da primeira divisão deste ano. Um exemplo são os times de Mossoró, que não relutaram em buscar jogadores na cidade vizinha.
O Baraúnas contratou o futebol do goleiro Wendel e do meia Diego. O primeiro começou como reserva, mas terminou o campeonato como um dos principais jogadores do Leão do Oeste, enquanto que o segundo foi titular durante toda competição.
O Potiguar foi mais além e contratou três jogadores que levaram o Upanema ao vice-campeonato da Copa Oeste do ano passado: os laterais Magno (direto) e Yure (esquerdo) e o atacante Cledinaldo.
Os laterais não nasceram em Upanema, mas desenvolveram seu futebol na cidade, enquanto que o terceiro é fruto da casa.
Magno foi escolhido como o segundo melhor lateral-direito do campeonato estadual e Yure uma das revelações, depois de marcar gols importantes.
Já Cledinaldo preferiu se transferir para outro país, indo jogar no futebol de Trinidad e Tobago, onde está até hoje.
O meia Diego destacou que a construção do estádio e a criação do time foi fundamental para sua formação como jogador. Ele lembrou que antes jogava em mini-campos de areia e não aparecia para ninguém. "Com a criação do time, passei a jogar em vários lugares e a ser visto por outros times", ressaltou.
Diego afirmou que outros meninos de Upanema podem se destacar e despontar no futebol. "Basta que eles se dediquem e acreditem", observou, acrescentando que o time também deve melhorar sua estrutura, oferecendo material esportivo melhor e também ajuda de custo para os meninos que estão começando.

Foto de Upanema



Praça da Esperança Joyce Alves Fernandes

situada no conjunto habitacional Rosvaldo Bezerra

Sem humildade não se sai bem

Não conheço bem a realidade interna de relacionamento do Partido dos Trabalhadores a nível nacional, agora reconheço que a nível estadual é muito ruim.
Existe uma grande arrogância por parte de alguns dirigentes do partido em Upanema e no estado que só vem a enfraquecer cada vez mais o partido aqui no Rio Grande do Norte.
Presenciei um caso parecido nas decisões do partido aqui em Upanema no ano de 2008, como o que estar acontecendo atualmente em Janduís, onde pessoas que seguravam a sigla partidária desde o ano da criação do PT em Upanema tiveram algumas decisões tomadas legalmente rejeitadas por parte de membros locais e estaduais do partido, achando melhor ficar com as exigências de alguns filiados recentes que não tem nenhuma afinidade com o próprio partido. Talvez bem mais por benefícios próprios.
Por estas decisões é que atualmente não vejo o PT de Upanema se destacando no cenário político local.
Não sou tão influente como Salomão Gurgel, prefeito de Janduís, dentro do PT, mas desde essa época resolvi tirar minha filiação do Partido dos Trabalhadores, tendo me sentido desprestigiado dentro do próprio partido.
A decisão tomada pelo prefeito de Janduís Salomão Gurgel, com certeza só vem a enfraquecer o partido a nível estadual.
Como exemplo da falta de organização do partido no Rio Grande do Norte é a falta de competência para eleger deputados, onde nunca passou de 1 estadual e 1 federal.
Penso que o partido deve rever sua situação urgente a nível estadual se quiser pelo menos renovar estas cadeiras na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal.

Do Blog Notícias do Sertão


Salomão esclarece motivos de seu licenciamento do PT
* ASSECOM Prefeitura de Janduís


O prefeito Salomão Gurgel explicou os motivos para o seu licenciamento do Partido dos Trabalhadores até o final do mandato, na cidade de Janduís.

Ele assegura que, desde o início da administração, conta com o respaldo da deputada federal Fátima Bezerra e do Governo Federal do presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Porém, explica Salomão, militantes do PT local com apoio de dirigentes estaduais promoveram, nos últimos anos, ações oposicionistas com o objetivo de desgastar a administração e sua liderança em Janduís.

Em muitas dessas ações, acrescenta, dirigentes e militantes do PT municipal têm se associado aos partidos de oposição fazendo denúncias infundadas ao Ministério Público e participando de manifestações públicas contra a administração “que é acusada, de maneira infame, de corrupção, autoritarismo e violação dos preceitos democráticos”, completou.

Sem respaldo da direção estadual e com atitudes cada vez mais inflamadas e provocadoras dos petistas oposicionistas, secretários, coordenadores e diretores, filiados ao PT, enfrentam constrangimentos no processo de continuar o trabalho administrativo e ao mesmo tempo se defenderem da política de desestruturação provocada por esse grupo de oposição.

“Diante disso, reunimos nosso grupo e tomamos a decisão de liberar os que quisessem deixar o partido. E para não criar constrangimentos ao PT resolvi me licenciar até o final do mandato”, esclareceu Salomão Gurgel.

Ele acrescenta que a sua ação em Janduís visava, além da realização de um trabalho administrativo de excelência, construir o PT de forma que pudesse se constituir como uma organização estruturada e representativa dos anseios da comunidade.

Salomão lembra que esse objetivo foi alcançado em pouco tempo com a retomada do poder, no ano de 2005, e um avanço considerável nas últimas eleições com o lançamento de uma chapa puro-sangue e um resultado consagrador com a eleição de prefeito, vice-prefeito e cinco vereadores do Partido dos Trabalhadores, além do estabelecimento de um forte sentimento partidário junto à população.

“Esse trabalho político, entretanto, vem sendo prejudicado pela ambição de determinadas figuras do PT local que não entenderam que a ascensão do partido no município se deve ao nosso trabalho e a força da liderança que ainda exercemos em Janduís, graças à dedicação e ao trabalho persistente que realizamos no intuito de melhorar as condições de vida do nosso povo”, afirmou Salomão.

“Reconheço a importância que o PT tem para o desenvolvimento do Brasil e por isso não quero criar nenhuma confusão interna no partido achando que o melhor para a organização é o meu licenciamento, procurando estabelecer um bom relacionamento com dirigentes estaduais, como a deputada Fátima Bezerra, e nacionais”, assinalou.

Salomão Gurgel finaliza afirmando que será criado, em Janduís, um comitê suprapartidário para garantir a vitória de Dilma Roussef, para a presidência da república, e de Fátima Bezera, para a Câmara dos Deputados, “além dos candidatos indicados pelo Partido dos Trabalhadores que contem com o apoio e a aprovação dos nossos companheiros em Janduís”.
* Matéria e foto enviadas pela assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Janduís

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Limpeza da praça Joyce Alves Fernandes

Como este blog tinha noticiado que a praça Joyce Alves Fernandes, situada no conjunto habitacional Rosvaldo Bezerra estava completamente tomada pelo mato; agora venho informar que felizmente a praça foi limpa, faltando ainda a colocação das telas protetoras nas quadras de futsal e futebol de areia existentes, para poder ser praticados estes esportes no local.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Educação: governo anuncia concurso

A rede pública de ensino do Rio Grande do Norte deve ganhar mais quatro mil professores a partir de 2011. O governador Iberê Ferreira de Souza confirmou que ainda neste primeiro semestre será lançado o edital para realização de concurso público. O anúncio foi feito na manhã de ontem durante a abertura de um evento no auditório da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), em Natal. No entanto, ainda não há definição sobre a data de lançamento do edital. A assessoria de comunicação do governo do estado informou que esses quatro mil profissionais irão minimizar o déficit da educação e parte deles irão ocupar lugar em dez novos Centros Profissionalizantes que serão instalados no estado. A rede estadual tem cerca de 20 mil professores ativos (13 mil aposentados e 12 mil funcionários) e em torno de 350 mil alunos, distribuídos em mais de 731 escolas.
A coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-RN), Fátima Cardoso afirmou que essa é uma reivindicação antiga da categoria. "Desde 2005 que lutamos por isso. Nessa época tínhamos seis mil classificados num concurso público que não foram convocados. E por causa disso o nosso déficit aumentou para quatro mil. Desde o ano passado a gente vinha lutando pela realização desse concurso", disse.
Fátima disse que o Sindicato irá acompanhar o processo de realização do concurso e a convocação dos classificados, que segundo ela, deve ser feita em 2011. A coordenadora ainda disse que já existe definição para onde esses profissionais devem ir, após a convocação. "Serão 1,5 mil vagas para o ensino fundamental 1 (1º ao 5º ano) e 2,5 mil para estruturar a falta de professores do ensino fundamental 2 (6º ao 9º ano). Para agora esse número é suficiente, porque vamos ter algumas aposentadorias e o número estimado do nosso déficit é justamente quatro mil. Após a convocação dos aprovados nesse concurso vamos ficar de olho para a convocação dos outros classificados no concurso anterior", disse.
Fonte: Diário de Natal

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Carnaval e educação

“CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE”. Esta frase é do filósofo francês Joseph-Marie de Maistre; geralmente as pessoas usam quando se quer falar mal do governo, mesmo assim, apontando os problemas para as pessoas que o elegeram.

Se observarmos é uma realidade concreta. para exemplificarmos em nossa cidade, vamos levar em conta o investimento no carnaval e na educação.

Se não gastar 200 ou 300 mil reais para a realização do carnaval todos os anos, a grande parcela da sociedade sai reclamando por tudo que é canto da cidade, dizendo que o administrador não presta; agora não vejo esta mesma quantidade de pessoas exigindo que se gaste estes mesmos valores de recursos para melhorar a estrutura das escolas, com exceção de alguns professores, nem mesmo os próprios alunos que diariamente frequentam estas escolas pedem melhorias nas estruturas físicas dos prédios. Portanto, a frase acima é muito bem empregada na sociedade atual em que vivemos.

Não quero dizer que se deixe de gastar certos valores para a realização de um carnaval, só estou questionando porque nunca se gasta da mesma forma para melhorar as escolas e a sociedade não cobra. Este é o valor que as pessoas dão a educação.

domingo, 16 de maio de 2010

Festa do Dia das Mães nas escolas

Todas as escolas da cidade realizaram na semana passada festa em comemoração ao Dia das Mães. A escola Maria Gorete realizou a sua festa comemorativa na quarta-feira, enquanto a escola Calazans Freire e a escola Alfredo Simonetti realizaram a festa comemorativa na sexta-feira.

Festa das mães no Alfredo Simonetti


A festa foi realizada nesta sexta-feira 14 de maio de 2010 e teve: sorteio de brindes, apresentações de música, dança e leitura de mensagens. Um vídeo com imagens de mães e seus filhos chamou a atenção, bem como a exibição de fotos de eventos realizados pela escola em 2010. No final os diretores Dário e Ana Cléa agradeceram o empenho dos funcionários, professores e alunos para a realização do evento.
Mais fotos do evento no blog: www.da4news.blogspot.com

sábado, 15 de maio de 2010

Conselho Escolar

Conselho da Escola Municipal Maria Gorete esteve reunido no dia de hoje para tratar de assuntos de interesse da Escola. Alguns pontos polêmicos foram discutidos e dados os devidos encaminhamentos. Um assunto que eu gostaria de abordar aqui refere-se a seleção dos alunos para participar dos JERNS.
A seleção nunca teve critérios definidos e com isso os alunos se sentiam a vontade na escola e não se preocupavam com suas notas e seu comportamento, pois sabiam que isso não iria influenciar na escolha do seu nome para participar dos jogos escolares.Essa “vidinha” boa teve seu fim hoje. Os alunos serão escolhidos para representar a Escola no JERNS não somente por ser um bom atleta, mas terão que ser também um bom aluno. Terão que ter notas boas como também um comportamento ilibado.
Essa medida irá causar um impacto enorme em muitos alunos que não tem a devida responsabilidade com sua carreira estudantil. Os mesmos perceberão que seus atos estarão sendo vigiados e que há limites para suas travessuras. Sendo assim, eles logo perceberão que a vida tem muito a lhes ensinar e que nem tudo que se QUER fazer, se PODE fazer. Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém. Já dizia o apóstolo Paulo.
Fonte: blog do professor Josiel
Nota do Blog: Gostei da decisão tomada pela direção do Maria Gorete juntamente com o conselho escolar. É melhor um bom aluno na escola, do que um trofeu enfeitando uma estante.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Continua o calçamento das ruas

Continua nas redondezas do conjunto habitacional Rosvaldo Bezerra, o serviço de calçamento a paralelepípedo nas ruas.

Chuva

Hoje a tarde um boa chuva caiu em Upanema, amenizando a temperatura que atualmente se encontra muito elevada.


quarta-feira, 12 de maio de 2010

Governo municipal anuncia a chegada de mais duas ambulâncias

Upanema deverá ganhar nos próximos dias, duas novas ambulâncias para servir aos pacientes que necessitem do transporte em casos de urgência médica no município. Conceição Medeiros, secretária de Saúde, informa que foi aprovado hoje pela Câmara de Vereadores, o programa para universalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU,
incluindo o município de Upanema. A universalização do SAMU é uma espécie de consórcio entre municípios (FEMURN), Governo do Estado e Governo Federal. Serão 27 municípios que serão atendidos pelo sistema, sendo que apenas 18 receberão ambulâncias que ficarão em suas sedes. Upanema receberá uma ambulância de atendimento básico (sem equipamentos de UTI). Para manutenção do sistema, a prefeitura investirá aproximadamente R$ 3.000,00 por mês, correspondendo a 10% do valor total dos recursos e o restante será dividido entre Governo do Estado e Governo Federal.

No próximo dia 13, haverá uma reunião em Natal, onde participarão a prefeita Maristela Freire, a secretária Conceição Medeiros e representantes da Câmara de Vereadores, para assinarem a adesão ao consórcio e receberem maiores explicações sobre como deverá ser a utilização dos veículos nos municípios.
Outra boa notícia para população de Upanema é que uma outra ambulância está sendo adquirida pela administração da prefeita Maristela. “Já foi feita o pedido a fábrica e no máximo em 30 dias deveremos ter uma nova ambulância no município, adquirida com recursos próprios”, afirmou a secretária. Hoje, Upanema dispõe de três ambulâncias, sendo que uma, da década de 90. Com a chegada de mais duas ambulâncias, o trabalho de atendimento aos pacientes ganhará melhor qualidade, rapidez e segurança.

FONTE: SECRETARIA DE TURISMO E COMUNICAÇÃO – ASSESSORIA DE IMPRENSA

terça-feira, 11 de maio de 2010

Upanema é campeão da Taça Cidade de Mossoró

Mais uma vez o nosso futebol está de parabéns, desta vez foi a Seleção de Upanema Sub-20, que neste domingo passado jogando contra o Potiguar, venceu a partida e se tornou campeão da Taça Cidade de Mossoró.

Quero parabenizar a todos os jogadores que participaram desta competição, como também, toda a comissão técnica por este resultado.

Dunga divulga a relação dos jogadores para a Copa

Acabou o mistério para muita gente; Dunga, técnico da Seleção Brasileira de Futebol, faz a divulgação de todos os jogadores que vão para a Copa do Mundo na África do Sul.

São eles:

GOLEIROS
Júlio César (Inter/ITA)
Doni (Roma/ITA)
Gomes (Tottenham/ING)

LATERAIS
Maicon (Inter/ITA)
Daniel Alves (Barcelona/ESP)
Michel Bastos (Lyon/FRA)
Gilberto (Cruzeiro)

ZAGUEIROS
Lúcio (Inter/ITA)
Juan (Roma/ITA)
Luisão (Benfica/POR)
Thiago Silva (Milan/ITA)

VOLANTES
Felipe Melo (Juventus/ITA)
Gilberto Silva (Panathinaikos/GRE)
Josué (Wolfsburg/ALE)
Kleberson (Flamengo)

MEIAS
Kaká (Real/ESP)
Ramires (Benfica/POR)
Elano (Galatasaray/TUR)
Júlio Baptista (Roma/ITA)

ATACANTES
Luís Fabiano (Sevilla/ESP)
Robinho (Santos)
Nilmar (Villarreal/ESP)
Grafite (Wolfsburg/ALE)

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Passeio da Liberdade

Vários automóveis de Upanema participaram do II Passeio da Liberdade que aconteceu neste final de semana passado.
O Passeio teve como destino a cidade de Portalegre. Deve ter sido uma aventura para muita gente, mas, segundo informações, muitos não gostaram devido às cidades por onde passaram ou até mesmo Portalegre que foi o destino final da viagem, não aceitavam que fossem ligados os sons dos automóveis em alto volume como muitos fazem aqui em nossa cidade.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Escolas municipais com péssimas condições estruturais

A escola Municipal Maria Gorete que deveria ser um centro de referência de uma boa escola em nossa cidade, é uma lástima em sua estrutura e funcionamento.

As escolas estaduais, que estão bem mais distante do governo possuem melhores condições de estrutura e funcionamento.

Não é um problema somente deste governo atual, é um problema que vem se arrastando por muito tempo, desde os governos anteriores.

Esta semana presenciei algumas professoras reclamando da qualidade de trabalho que a escola fornece aos professores, como por exemplo, as atividades que são elaboradas pelos professores, a escola disponibiliza apenas um simples mimeógrafo a álcool que deixa as atividades incompreensivas para a leitura.

Enquanto isto, as escolas do estado disponibilizam atividades impressas em impressoras computadorizadas.

Os governantes municipais precisam reconhecer o péssimo atendimento que eles dão para as escolas e tentar rever esta situação.

desta forma podemos reconhecer que a luta dos professores não é só por salários, é também por melhores condições de trabalho.

sábado, 1 de maio de 2010

Novena do mês mariano

A partir de hoje e durante todo o mês de maio, a igreja católica celebra o mês mariano, em comemoração, a igreja celebra todas as noites a partir das 19:30h a novena.

Este ano a organização das novenas ficou a cargo dos setores. como a igreja divide a cidade em quatro setores e são quatro semanas no mês, cada setor se responsabiliza na organização das novenas durante uma semana.

Ficou assim determinado: primeira semana ficou a cargo do setor norte; a segunda semana ficou a cargo do setor sul; a terceira semana ficou a cargo do setor oeste e a quarta semana ficou a cargo do setor leste.