domingo, 28 de março de 2010

Autorização para construção da BR 110 será assinado amanhã em Upanema

Do Blog Fogo Cruzado.
Amanhã, 29, às 10h, os superintendentes do DNIT, Fernando Rocha e Gledson Maia estarão na Câmara Municipal de Upanema.
Eles vão assinar a autorização do edital nº 96/2010, no modo concorrência pública, com a finalidade de contratação de empresa especializada na execução das obras de pavimentação e melhorias do traçado da BR 110-RN.
Será o subtrecho no entroncamento da BR 304-B/entroncamento RN 233 (Campo Grande), segmento do km 51,3 ao km 129,3.
A obra que beneficia as cidades de Mossoró, Upanema e Campo Grande terá uma extensão de 78 km, no valor de aproximadamente 90 milhões e com prazo de conclusão para dois anos.
Na ocasião, estarão reunidas todas as representações políticas desses municípios, além da presença de políticos estaduais, como o deputado federal João Maia (PR), que junto ao Ministério dos Transportes, lutou pela liberação dos recursos da estrada.
Em seu twitter, João Maia resumiu apenas dizendo que se sentia orgulhoso de poder concretizar este sonho.

Domingo de Ramos


O Domingo de Ramos abre por excelência a Semana Santa. Relembramos e celebramos a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, Morte e Ressurreição. Este domingo é chamado assim porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde Jesus passava montado num jumento. Com folhas de palmeiras nas mãos, o povo o aclamava “Rei dos Judeus”, “Hosana ao Filho de Davi”, “Salve o Messias”... E assim, Jesus entra triunfante em Jerusalém despertando nos sacerdotes e mestres da lei muita inveja, desconfiança, medo de perder o poder. Começa então uma trama para condenar Jesus à morte e morte de cruz.

Hoje a Missa de Ramos aqui em Upanema terá início as 19h em frente a agência dos Correios, logo após, procissão até a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição com missa de encerramento.

sábado, 27 de março de 2010

Recuperação da BR 110

O motorista que transitar pela BR 110, próximo a cidade de Upanema, deve redobrar a atenção.
O motivo é que a mesma passa por um trabalho de recuperação. Parte da BR que fica entre a Serra e a fazenda Poré, estar sendo totalmente reconstruído, haja vista a grande quantidade de buraco que tinha.
Neste trecho, o trânsito estar sendo feito por um desvio por baixo da rodovia, e merece muito cuidado a fim de evitar acidente.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Até agora, nem todos os alunos receberam a camisa da farda

Esta semana este blog noticiou que a direção da Escola Municipal Maria Gorete estava informando que a partir de segunda-feira todos os alunos da escola deveriam vim de farda, já que, todos os alunos estavam recebendo a farda doada pela prefeitura.
Mas até agora, muitos alunos do turno vespertino ainda não receberam a camisa da farda; segundo informações, a remessa de camisas que chegou já se acabou e não deu para todos os alunos. Só resta agora aguardar a chegada de novas camisas.
Desta forma, o pensamento da direção da escola que era de que, a partir de segunda-feira todos os alunos comparecessem fardados ao colégio, deve ter ido por água abaixo.
Agora eu pergunto. De quem é a culpa? Da loja de confecção, da serigrafia, da prefeitura.
Será que ainda vem? Vamos aguardar.

João Maia: lançamento do edital de licitação da BR 110 será segunda-feira, dia 29


O blog do Anax acaba de ser informado pela assessoria do deputado João Maia, de que o lnaçamento do edital de licitação para construção da BR-110 acontecerá na próxima segunda-feira. O acontecimento histórico será realizado aqui mesmo em nossa cidade, ás 10:00h na Câmara Municipal de Vereadores. A assessoria do deputado confirmou sua presença no evento e deverá anunciar mais novidades para o momento. A obra custará 95 milhões de reais e será inteiramente construída com recursos do Governo Federal.

Transcrito do Blog do Anax

Mais três upanemenses aprovados no vestibular

Com mais três aprovados em segunda chamada no vestibular da UERN 2010, já somam 23 estudantes upanemenses que ingressam nesta universidade este ano.
Os novos classificados foram:
Marleam Magnum Costa e Silva, aprovado no curso de Física.
Anelandia Maria da Conceição Silva, aprovada no curso de Matemática.
Fabiane de Medeiros Campina, aprovada no curso de Ciências Biológicas.
Parabéns aos novos classificados!

quinta-feira, 25 de março de 2010

Tempo de iniciar o plantio

Quem vive de agricultura aqui na região, sempre tem que arriscar com um objetivo que muitas vezes não é alcançado.
Pois quem planta esperando as chuvas, não sabe exatamente se vai colher ou não o que plantou.
Portanto, estas chuvas que voltam a molhar a terra já no final do mês de março, são os últimos momentos que o homem do campo tem para iniciar seu plantio, tendo em vista que o nosso período chuvoso se estende até o mês de maio ou junho.

Tarde chuvosa na cidade

Na tarde de hoje, caiu sobre a cidade uma intensa chuva, deixando o criador e o agricultor da região, com a esperança de mais chuvas nos próximos dias.
A chuva que caiu agora a tarde deu também uma melhorada na temperatura, deixando o tempo mais agradável.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Alunos recebem camisa da farda

O secretário de educação do município Inácio Araújo, esteve presente hoje pela manhã na Escola Municipal Maria Gorete, onde na oportunidade distribuiu uma camisa para cada aluno do estabelecimento e que vai servir como farda para os estudantes freqüentarem a escola.
Desta maneira, a direção da escola exige que todos os alunos venham com a camisa da farda a partir da próxima segunda-feira, já que a prefeitura municipal doou a todos a camisa.
Segundo a direção da escola, esta medida é uma forma de melhor organização, e principalmente, propiciar uma melhor segurança aos alunos do estabelecimento; pois a farda o identificará como estudante da escola.

Assembleia Paroquial

Sobre a coordenação do padre Crisanto, administrador paroquial, e do padre Augusto, vigário paroquial; a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição realizou no final de semana passado a Assembléia Paroquial.
Este evento que teve início na noite de sexta-feira, se estendendo até o meio dia do domingo, contou com a participação de um grande número de pessoas.
Foi realizado no Salão Paroquial e teve como principal objetivo avaliar as ações realizadas pela paróquia no ano de 2009 e traçar metas para serem desenvolvidas no ano de 2010.
Pensando desta forma, notamos que a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição está preocupada somente com suas atividades sociais e religiosas, e não, para fazer julgamento de outras.
Continuem com este objetivo. Deus agradece!

segunda-feira, 15 de março de 2010

Ainda do vestibular


A jovem Ihascara, aprovada em primeiro lugar na classificação geral do vestibular da UERN 2010, mesmo não sendo de Upanema merece o nosso destaque pelo laço de amizade que ela, sua irmã e seus pais tem com a nossa família.

Ihascara é filha de Itamiran e Ceição Barros, que, por várias vezes, já tiveram na residência de meus pais no sítio Independência, e nestas oportunidades sempre fazem visitas a cidade, incluseve a última vez que esta família esteve com a gente foi agora no período de carnaval.

Quero parabenizar a estudante pela primeira colocação no vestibular, como também a sua irmã e a seus pais pelo incentivo que com certeza lhe deram nos estudos.

Ihascara foi aprovada para o curso de Direito, 2º semestre matutino

Parabéns!

sábado, 13 de março de 2010

Problema com o computador

Estou enfrentando um problema no computador, mas, lentamente estou voltando

Aprovados no vestibular da UERN - 2010

Esta é a relação dos upanemenses aprovados no vestibular da UERN no ano de 2010.
Na lista os nomes de Karissa Naiuska Azevedo Nogueira, Ferdinício Fernandes Bezerra, Sângela Mayary Rocha Teixeira e Hitalo Emanoel Gondim Bezerra de Medeiros são pessoas que não residem em Upanema, mas, pela proximidade de seus pais com famílias de Upanema, colocamos em destaques; podendo ser acrescentado mais alguns. Até o momento, fomos informados destes.
Desde já, parabenizamos aos estudantes aprovados e a todos os seus familiares pela alegria.
Veja a lista:
Hitalo Emanoel Gondim Bezerra de Medeiros - Ciência da Computação
Karissa Naiuska Azevedo Nogueira - Contabilidade - Patu
Adriana Nunes da Silva - Pedagogia 2º semestre matutino
André Batista da Silva - Turismo
Ferdinicio Fernandes Bezerra - Ciência da Computação
Carlos Roberto Pereira de Mendonça - Pedagogia
Sueleide Aquino - Geografia
Josué Joatan Lopes Freire - Administração
Rosimara Cruz Rocha - Ciências Sociais
Antonia Rosilene da Costa - Letras Espanhol
Sângela Mayary Rocha Teixeira - Turismo
Manassés Medeiros Rocha - Física
Antonio Louremberg da Silva - Física
Paulo Victor - Direito
Mailde Nadiele Castro da Costa - Letras
Quézia Cristina - Pedagogia
Fransuel Aureliano Bezerra - Música
Majara Raquel Melo Silva - Letras Inglês
Marinaldo Bezerra Albuquerque - Matemática
Fábio Luciano - Pedagogia
Salatiel Dantas – Química
Wberlhane Pereira - Ciências Sociais
Afonso Canuto - Turismo
Walker Leal - Pedagogia

terça-feira, 9 de março de 2010

Prefeita agenda audiência

Recebi a informação de que a prefeita Maristela Freire confirma mais uma vez um agendamento de uma audiência com representantes do SINDSERPUP nesta quarta-feira (10), as 9:00h.
Exatamente no dia e horário em que a categoria estava prometendo se acampar em frente a prefeitura.
O sindicato espera que amanhã a prefeita não venha a mudar de ideia e adie a audiência novamente como já fez em várias outras oportunidades.
Mesmo assim, acredito que um grande número de professores irão se concentrar em frente a prefeitura a espera do resultado obtido.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Continua a greve dos professores

Em assembleia realizada hoje, as 19:30h na sede do SINDSERPUP, a categoria dos professores resolveu continuar com a greve que já se estende pela segunda semana.
Nesta assembleia foram também tirado os encaminhamentos das atividades para serem realizadas esta semana.
Ficou decidido que na quarta-feira, os professores irão fazer um acampamento as 9:00h em frente a prefeitura, sendo convidada a imprensa local e regional para fazer a cobertura.
Ainda esta semana, a direção do sindicato irá enviar ofício a Câmara Municipal de Vereadores, pedindo um espaço na próxima sessão do legislativo que acontecerá na sexta-feira, para pedir o apoio dos vereadores ao movimento grevista.

Prefeita anuncia as promessas

Neste sábado a prefeita Maristela Freire participou do progarma Prestando Contas com o Povo na FM 104,9 e fez uma demonstração de tudo o que tinha acontecido em uma viagem que a mesma realizou em Brasília na semana passada.
Não sei se o povo ainda acredita, mas, promessas foram várias. Enquanto isto, a prefeita não tem a humildade de receber a categoria dos professores do município, pois os mesmos estão com as atividades paradas a espera de uma simples conversa, que a prefeita insiste em não acontecer.
Mas a categoria dos professores continua firme e forte com o movimento paredista, afirmando que enquanto a prefeita não receber a categoria a greve vai continuar.
Esta greve já entrou na segunda semana, mas até agora, a prefeita não se pronunciou sobre o assunto.

Faz greve ou não faz greve.

Até respeito a opinião de alguns professores que não querem parar as atividades neste período de greve.
Mas, como algumas professoras do turno matutino do anexo do Maria Gorete estão fazendo, não concordo.
As professoras estão indo para a escola, ficam com dois ou três alunos e de nove horas liberam os alunos e vão embora também.
Se querem ficar dando aula, tem que trazer todos os seus alunos e cumprir o horário normal que é até 11 horas.
Agora ficar com dois ou três alunos até nove horas pra dizer que não estão em greve, assim não pode. Temos que ser consciente.

sábado, 6 de março de 2010

Expansão de cobertura da SAMU

Ainda neste primeiro semestre, todo o Rio Grande do Norte terá cobertura completa do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O anúncio oficial foi feito na manhã desta terça-feira (2) pela governadora Wilma de Faria, durante o 1º Encontro Estadual de Municípios, no Imirá Plaza Hotel, em Natal. Já neste mês de março chegarão ao Estado 64 novas ambulâncias para o atendimento médico de urgência em todas as cidades potiguares. Para a manutenção da nova estrutura, serão investidos cerca de R$ 4,5 milhões por ano, no qual o Estado assumirá 60% dos custos, o Governo Federal, 30%, e os municípios, os 10% restantes.

“Vamos unir a estrutura que já dispomos com as novas ambulâncias que vão chegar. Vamos criar três centrais de regulação, contratar os profissionais via consórcio, treiná-los e capacitá-los para que o atendimento aconteça em no máximo 20 minutos em qualquer lugar do Estado”, destacou a governadora.

Mutirão da cidadania hoje em Upanema

O Diretor da Fundação Dinarte Mariz, Advogado Lauro Maia, estará neste sábado, dia 06/03, do corrente mês, aqui em Upanema, para fazer o encerramento de uma Ação de Cidadania que será promovida pela Fundação da qual é dirigente maior.
Como parte deste evento serão oferecidos os seguintes serviços aos participantes:.
Avaliação nutricional - (A nutricionista atende, avalia peso e altura, em caso de desnutrição, orienta alimentação adequada).
Aplicação de Flúor e distribuição de escovas dental.
Verificação de pressão arterial.
Corte de Cabelo.
Manicure.
Atividades de recreação e dinâmicas.
Oficinas pedagógicas para crianças.
Oficinas de arte - para senhoras - Mini curso de artesanato.
Autorização para Documento de Identidade - Fazer na Central do Cidadão mais próxima. Atendimento jurídico.
O evento será realizado com a parceria do Centro Social Luiz Cândido Bezerra e acontecerá na Escola José Calazans Freire a partir das 8:00hs e será encerrado ao meio dia com uma feijoada. TODOS ESTÃO CONVIDADOS!
Fonte: Blog Upanema Site

terça-feira, 2 de março de 2010

Começa greve na rede estadual de ensino

Em assembleia realizada ontem pela manhã em Natal, os trabalhadores em educação decidiram decretar greve por tempo indeterminado na rede estadual de ensino.
Ontem à tarde e hoje, os professores combinaram ir as escolas para explicar aos pais e alunos os motivos da greve.
Na próxima quinta-feira, haverá uma assembleia às 14:30h, no Churchill, com a participação dos trabalhadores em educação da rede estadual e da rede municipal de Natal para avaliação e encaminhamento do movimento.
Tendo começado em Natal, não vi ainda nenhuma noticia do movimento grevista dos trabalhadores em educação no interior do estado, mas, deve se espalhar esta semana para todas as escolas do Rio Grande do Norte.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Em Upanema a crise pode ter chegado ao fim

Em outras publicações neste espaço, eu já questionava a crise financeira que ainda assolava a nossa cidade.
No blog Upanema News, mostra as finanças de Upanema nos meses de janeiro e fevereiro dos anos de 2008, 2009 e 2010.
Os dados mostram que em 2008 Upanema recebeu 2.419.569,38C; em 2009 recebeu 2.200.609,78C e em 2010 recebeu 2.445.520,11C.
Destacando que nos primeiros meses de 2010 foram os melhores em termos de finanças.
Portanto não podemos mais dizer que Upanema ainda está vivendo a crise financeira que pelos noticiários nacionais e mundiais há tempo atrás chegou ao fim; só em Upanema não tinha chegado ainda. Mas agora com os dados mostrados, não podemos mais ficar culpando a crise financeira pelo insucesso da administração municipal.

Transplante realizado

Vi nos noticiários locais que Manoel Élito freire (Etinho), realizou o transplante de coração que vinha a tempo esperando.
Etinho fez o transplante neste domingo na cidade de Fortaleza, com uma cirurgia que durou aproximadamente 6 horas.
Até o momento vem reagindo muito bem. Estamos orando para que em breve o nosso conterrâneo volte para Upanema com a sua saúde recuperada. Pois temos a certeza de que Deus continua do seu lado.