sábado, 31 de janeiro de 2009

56ª edição do Jornal de Upanema está nas bancas


Upanema News:
Está chegando as bancas mais uma edição do Jornal de Upanema. Nesse mês de janeiro, nosso JU sempre adianta para os leitores, quem serão as atrações do carnaval de nossa cidade. Esse ano não é diferente.
Quem também não deixou de passar pelas páginas do nosso JU é o ex-prefeito Jorge Luiz, considerado o melhor prefeito da história de Upanema. Ainda temos um artigo emocionado do colaborador José Wilson Tavares, que comenta a perda do seu irmão. Temos também o pôster do Beira-rio, campeão upanemense 2008.
É certeza de boa leitura.

Termina as férias

O período de férias para os professores terminou, a partir de segunda-feira todos os professores estão voltando as atividades.

Começa nesta segunda-feira a partir das 14h na casa de show Portal do Sol, a Semana Pedagógica. Todos os professores devem participar, pois é nesta semana que podemos adquirir mais subsídios para o desenvolvimento das tarefas em sala de aula.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Após receber apoio tucano, Tião diz que pode contar com até 49 votos no Senado.

Uol Notícias
O senador Tião Viana disse contar efetivamente com 38 votos na eleição para a presidência do Senado, mas que, pelas suas contas, o número pode chegar a 49, o que significaria sua vitória contra o candidato do PMDB, José Sarney (AP).
Ontem à noite, a cúpula do PSDB declarou apoio à candidatura de Tião Viana e mudou o panorama esperado na eleição da próxima segunda-feira. Na última quarta-feira, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) chegou a colocar na sua página na Internet que o seu partido apoiaria Sarney.
O PSDB tem 13 senadores e era considerado o fiel da eleição. Com o apoio tucano, Tião soma agora o apoio formal de 7 legendas à sua candidatura. São elas: PT, PSB, PDT, PSDB, PRB, PSOL e PCdoB.
Os votos, porém, são secretos e por isso não devem seguir totalmente a orientação de voto das bancadas, o que torna o pleito imprevisível.
"O [apoio] do PSDB foi decisivo e marca a história da legenda em busca de independência, autonomia e de uma reforma administrativa", disse o candidato petista em entrevista na manhã desta sexta (30) no Senado Federal.
Tião Viana se mostrou feliz com a nova situação. Parte do PMDB pedia a desistência do senador petista em troca de cargos na Mesa Diretora do Senado. Tião disse que o apoio tucano é fruto da "persistência e humildade com que venho conduzindo o entendimento com colegas".
PMDB acha que apoio do PSDB não muda cenário.
A senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), filha de José Sarney, afirmou hoje (30/1) que o apoio do PSDB a Tião Viana (PT-AC) não muda "a contabilidade dos votos" e que seu pai segue favorito na disputa.
A bancada do PMDB reuniu-se para almoçar na casa do senador José Sarney em Brasília. Amanhã e domingo, eles devem voltar a se encontrar para discutir as estratégias da reta final da campanha para a Presidência da Casa.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Lula assina MP para dar merenda e transporte a estudantes do ensino médio

Upanema News
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (28) uma medida provisória que permite o fornecimento de merenda e transporte gratuito para alunos do ensino médio. Eles não eram beneficiados pelos programas governamentais.

A MP destina mais R$ 547,6 milhões para os programas de alimentação e transporte escolar do governo federal. Parte desses recursos vai financiar o ensino médio. A assinatura foi feita durante a reunião do presidente com os governadores da região Norte e Nordeste.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), os novos recursos vão beneficiar cerca de 7,3 milhões de estudantes do ensino médio em todo país. Outros 1,1 milhão de crianças e jovens matriculados nos ensinos infantil e médio, respectivamente, também passarão a contar com transporte para os estabelecimentos educacionais nas áreas rurais.

Os recursos também vão ser investidos, segundo o MEC, na infraestrutura das escolas. Nesse caso, o governo calcula que, no total, 12,2 milhões de estudantes serão beneficiados.
Fonte: G1

Começa pagamento do funcionalismo municipal

A prefeita Maristela anunciou agora a pouco na FM Liberdade que o pagamento do funcionalismo público municipal já está sendo realizado a partir de hoje.
Tiveram seus vencimentos creditados hoje os funcionários das seguintes secretarias: agricultura. Ação Social, obras, administração, finanças, gabinete, educação 40% e agentes de saúde.
Amanhã receberão: agentes de endemias, Fundeb 60%.
Maristela também informou que está sendo pago este mês o terço de férias de todos os funcionários que requisitaram.
Outra notícia importante repassada pela prefeita Maristela é que o município de Upanema já colocou em vigor o piso nacional dos professores.
Fonte: Upanema News

Copa do Mundo de 2014

Em visita ao Brasil, o presidente da FIFA, Joseph Blatter, confirmou que 12 cidades brasileiras serão sedes da Copa do Mundo que acontecerá em 2014.

No final do mês de janeiro e início do mês de fevereiro estará presente aqui no Brasil um comitê para fazer a escolha entre as 17 cidades brasileiras que estão concorrendo ao cargo de sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014.

O comitê da FIFA avaliará os seguintes locais entre o dia 30 de janeiro e 7 de fevereiro: Natal, Fortaleza, Recife, Salvador, Manaus, Belém, Cuiabá, Rio Branco, Campo Grande, Goiânia, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Jogadores e o poder econômico

Os jogadores brasileiros quando estão numa boa fase aqui no Brasil são vendidos para o futebol europeu, quando não prestam mais para jogar são vendidos para o futebol brasileiro novamente. Posso citar o Romário, quando não prestava mais voltou para jogar no Brasil.

Atualmente temos Ronaldo, que voltou para o Corinthians, a imprensa brasileira fez a maior festa e na minha opinião vai prestar somente para o clube vender camisas, não jogou ainda porque está fora de forma, mas esta noite o Ronaldo estava numa balada na noite paulista animado como pinto em beira de cerca, já é o primeiro exemplo de que não vai prestar mais para jogar, começou a não cumprir as orientações do clube que o mesmo pertence, pode ser porque não precisa mais, já tem uma enorme fortuna; por isto mesmo que eu não acredito mais nestes caras que vem da Europa todos cheios de poder e sem jogar nada, só nome e nome de quem foi não ganha nada no futebol.

Nada da TIM

O mês de janeiro está terminando e o serviço de telefonia móvel fornecido pela empresa TIM ainda não chegou, desde o mês de novembro que todos os meses vai haver a inauguração e até agora nada.

Várias pessoas me disseram que a inauguração era agora no final de janeiro, não aconteceu, mas ainda faltam quatro dias para o mês terminar ainda pode chegar.

Estou dizendo isto pela ansiedade que a população upanemense tem pela chegada deste serviço de telefonia. Vale a pena sempre estar falando no assunto, se deixar de falar é pior, quando deixamos de cobrar o interesse também diminui e o serviço pode demorar muito mais tempo para chegar.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Calendário de pagamento dos servidores públicos do Estado

A governadora Wilma de Faria anunciou hoje o calendário de pagamento dos servidores públicos do Estado para 2009.
Confira o calendário de pagamento do Estado de janeiro a dezembro de 2009:
Janeiro - 29 e 30.
Fevereiro - 26 e 27.
Março - 27 e 30.
Abril - 29 e 30.
Maio - 28 e 29.
Junho - 29 e 30.
Julho - 29 e 30.
Agosto - 27 e 28.
Setembro - 29 e 30.
Outubro - 29 e 30.
Novembro - 27 e 30.
Dezembro - 29 e 30.
O pagamento do 13º salário será efetuado no dia 18 de dezembro.

Presidentes latinoamericanos no Forum Social Mundial

Emir Sader
Agência Carta Maio
No dia 29 de janeiro, acontecerá um ato no Forum Social Mundial, onde na oportunidade estarão presentes os presidentes Evo Morales, Rafael Correia, Fernando Lugo, Hugo Chavez e Lula, em Belém. O encontro expressa o estágio atual de luta antineoliberal e é um chamado ao FSM para que volte a articular forças de resistência social à esfera política, aquela da disputa hegemônica, que se torna central a partir da crise contemporânea.

Começa FSM em Belém no Pará

Estar começando hoje, dia 27 de janeiro e se estende até o dia 1º de fevereiro de 2009, em Belém, no Estado do Pará, mais uma edição do Fórum Social Mundial.
O FSM é um espaço de debate democrático de idéias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo. Após o primeiro encontro mundial, realizado em 2001, se configurou como um processo mundial permanente de busca e construção de alternativas às políticas neoliberais.
Este ano deve ser aprofundado debate em tema relacionado ao meio ambiente, educação, saúde, a crise econômica, a guerra na Faixa de Gaza, a posse de Obama.
Estes são assuntos da atualidade em todo o mundo.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Ilegalidade no Terminal Turístico de Upanema



No Terminal Turístico de Upanema existe uma fiscalização para que as pessoas não lavem carros, motos, roupas, animais no rio.
Realmente deve existir, para que as pessoas se conscientizem e aprendam a preservar o local.
Agora neste mesmo local, presenciei uma cena que também deve ser abolida rapidamente. Existe no local um motor dentro do rio para encher pipas de caminhões, e sendo até vigiado pela fiscalização.
Não entendi a causa de não poder lavar uma moto no rio e poder ficar um motor dentro da própria água do rio.
Penso que as autoridades responsáveis devem rever a situação e tomar uma decisão de também não poder colocar motor dentro do rio.

Terminal Turístico de Upanema


O terminal turístico de Upanema este ano vai ser o ponto da folia diurna do carnaval upanemense. Vale salientar que o local já era destinado para a ocorrência da festa de momo durante o dia, mas agora bem mais estruturado, com espaço mais amplo para receber um maior número de foliões.
A Prefeitura Municipal deve montar uma estrutura de orientação, organização e conscientização para preservar o local. Mesmo existindo alguns pontos negativos ainda no local, como: esgoto, lixo... Entre outros, é um bom espaço para a realização de encontros.













sábado, 24 de janeiro de 2009

CEFET: novos upanemenses

Parabéns aos upanemenses que conseguiram ser aprovados para estudar na CEFET.
São eles:
Elma Carla, Renê Carvalho, Alexandre e Elisiário Carvalho

As chuvas estão voltando

Nesta madrugada, por volta das 3:20h, a cidade de Upanema foi banhada por uma boa chuva e o tempo amanheceu com perspectivas para novas chuvas, que pode acorrer a qualquer momento.
Quando as chuvas chegam à região, sentimos a alegria aflorar na face do agricultor e criador, mas nem só neles, podemos presenciar esta alegria presente em toda a natureza.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Coisas que acontecem na política

Desde que entendo de política, acontece sempre a mesma coisa, quando um governante é substituído por um adversário político, os primeiros meses de administração são para arrumar a casa, as coisas estão tudo desarrumadas; ao contrário acontece quando o sucessor é apoiado pelo administrador que está terminando o mandato, as coisas estão tudo arrumadas, não sei se realmente estão ou o novo administrador passa para a população esta idéia.
Para citar como exemplos, temos: Natal, Parnamirim, entre outras, nada presta; tudo estar em estado de emergência. Será?

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Normas do Partido dos Trabalhadores

Quando eu pensava que o PT tinha regras legais e que para fazer parte deste partido tinha que obrigatoriamente assumir o compromisso de cumpri-las, aceitei a ser até presidente do Diretório Municipal.
Com o desenrolar dos acontecimentos próximo a uma campanha política, senti que o partido não exige que seus filiados(as) cumpram rigorosamente o seu estatuto, normas ou orientações partidárias.
Fiquei a pensar que por isto mesmo é que as pessoas consideram o PT um partido político igual a qualquer partido político.
Quando ingressei na legenda considerava que era um partido político diferente dos demais, mas se sempre tem um jeitinho para aceitar algum ato desonesto de filiados(as) que não respeitam as suas normas estatutárias, não sei realmente se tem alguma coisa diferente!
Será que para ser político tem que em certas ocasiões aceitar algum ato de desonestidade? Tem que exigir alguma coisa que não seja legal, só para me beneficiar? Não acredito! Por isso que comigo não deu certo, estava com uma confiança e uma ingenuidade de fazer pena.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Bush liga para Lula em seu último dia

Ainda presidente dos EUA, George W. Bush, ligou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para despedir-se, hoje, às 13h. Bush passa o cargo amanhã (20) para Barack Obama.
Na ligação, que durou 10 minutos, não foi discutido nem política nem a crise. Segundo o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, a conversa teve um tom amigável.

O presidente Bush convidou Lula a fazer uma visita ao Texas. Em resposta, o presidente brasileiro convidou Bush para pescar no Brasil.

Segundo o porta-voz, esses convites já haviam sido feitos em outras oportunidades, e os presidentes somente reiteraram isso hoje.

Bush falou para Lula que foi uma honra servir aos Estados Unidos durante os últimos oito anos e que sai realizado dos seus dois mandatos.

Ele expressou gratidão aos seus amigos e em especial ao presidente Lula. O presidente brasileiro, por sua vez, falou que foi um privilégio a parceria entre os dois países nos últimos seis anos.
Fonte:Uol

domingo, 18 de janeiro de 2009

Fiscalização no Terminal Turístico

O espaço no rio que foi reformado e hoje funciona como o Terminal Turístico de Upanema, tinha o costume das pessoas banharem animais, lavarem roupas, automóveis, motos, bicicletas, entre outros; agora estar proibido fazer tudo isto.

No local encontra-se uma fiscalização por parte da Guarda Municipal, primeiramente fazendo um trabalho de conscientização, depois de alguns dias desenvolvendo este trabalho, vem o de punição. Achei a idéia positiva, apesar de muitas pessoas que tinham o costume de fazerem estas atividades citadas acima não compreenderem e muitas vezes ficam aborrecidas com a fiscalização.

De começo é assim mesmo, em pouco tempo todos se acostumam e não cometem mais o ato de infração.

Falta ainda no local depósitos para os usuários colocarem o lixo e um trabalho de conscientização para a não poluição, este trabalho deve ser urgente também.

sábado, 17 de janeiro de 2009

Femurn escolhe nova diretoria

Aconteceu nesta quinta-feira passada dia 15 de janeiro a eleição para nova diretoria da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte(Femurn).
A Federação dos Municípios do RN tem 137 prefeituras filiadas, de um total de 167 municípios potiguares, compareceram e votaram na chapa única 67 prefeitos.
A nova diretoria ficou com a seguinte composição:
Presidente - LUIZ BENES LEOCÁDIO DE ARAÚJO (PP) – prefeito de Lajes.
1º Vice-presidente - JAIME CALADO PEREIRA DOS SANTOS (PR) – Prefeito de São Gonçalo do Amarante.
2º Vice-presidente - MARIA DE FÁTIMA ROSADO NOGUEIRA (DEM) – prefeita de Mossoró.
3º Vice-presidente - JOSÉ GALENO DIÓGENES TORQUATO (PSB) – Prefeito de São Miguel.
4º Vice-presidente - FLÁVIO AZEVEDO RODRIGUES DE AQUINO(PMDB) – prefeito de Nova Cruz.
5º Vice-presidente - IVAN LOPES JUNIOR (PP) – prefeito de Assu.
1º Secretário - PEDRO AUGUSTO LISBOA (PP) – prefeito de Passa e Fica
2º Secretário - SALOMÃO GURGEL PINHEIRO (PT) – prefeito de Janduís.
1º Tesoureiro - ANTONIO MARCOS DE ABREU PEIXOTO (PR) - prefeito de Ceará-Mirim.
2º Tesoureiro – Expedito Salviano (PR) – prefeito de Venha-Ver.
CONSELHO FISCAL:
JOSÉ SALY ARAÚJO (PSB) – prefeito de Cruzeta.
RIVALDO COSTA (PR) – prefeito de Caicó.
FLAVIO VIEIRA VERAS (PMDB) – prefeito de Macau
SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL:
MARCOS AURÉLIO DE PAIVA RÊGO (DEM) – prefeito de Riacho da Cruz
FRANCISCA SHIRLEY FERREIRA TARGINO (PR) – prefeita de Messias Targino.
MARÍLIA PEREIRA DIAS (PMDB) – prefeita de Macaíba

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Espaço na internet

Depois de vários dias de existência, quero divulgar também o espaço na internet criado pelo amigo Josiel Gondim, eu sempre pedia para ele fazer o seu blog, sei que Josiel tem boas opiniões que podem nos ajudar a refletir a atualidade.
Valeu Josiel! www.profjosiel.blogspot.com

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Aprovados na UFERSA

Quero parabenizar aos upanemenses que foram aprovados no vestibular da UFERSA.

Flora de França Lopes, filha de Evangelista e Naide, foi aprovada em 1º lugar para o curso de Zootecnia- Parabéns especial por ser minha sobrinha.

Bene Lemuel Dantas Gondim, filho de Aldemir e Maria Dalva, foi aprovado em 9º lugar para o curso de Ciência da Computação.

Igo Marcel Medeiros Bezerra, filho de Manoel Lino e Adelcina, foi aprovado em 1º lugar para o curso de Ciência Contábeis.

Isau Macedo Balbino, filho de Chico Balbino e Francisca, foi aprovado em 28º lugar para o curso de Ciência e Tecnologia.

Lívia Freire de Oliveira, filha de Chico de Damião e Maria de Jesus, foi aprovada em 47º lugar para o curso de Administração.

Antonia Naama de Aquino Cruz, filha de Liêta, foi aprovada em 27º lugar para o curso de Ciências Contábeis.

Brenna Rafaella Veríssimo dos Santos, filha de Ronaldo e Luzimar, foi aprovada para o curso de Agronomia.

Guilherme Freire, filho de Dr. Danilo e Socorro, foi aprovado para o curso de Ciência e Tecnologia.

André José de Medeiros Júnior, filho de Maria Stella e André, foi aprovado para o curso de Ciência e Tecnologia.
Parabéns a todos.

O período de eleições no Brasil

O sistema de eleição atual no Brasil, é por demais interessante e até pode ser prejudicial a um desenvolvimento mais sólido.
Faz poucos meses que aconteceu uma eleição para prefeito e vereadores e neste momento a maioria dos políticos já se articulam para a próxima eleição que vai acontecer no próximo ano para presidente, senadores, deputados federais e estaduais.
Portanto, eleição de dois em dois anos, acho um tempo muito curto, faz com que os políticos fiquem com o pensamento sempre voltado para disputas eleitorais.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Tendência suicida

Agência Carta Maior
Leonardo Boff
Leio os principais comentaristas econômicos dos grandes jornais do Rio e de São Paulo. Aprendo muito com eles, porque venho de outra área do saber. Mas, na minha opinião, eles continuam aplicando a cartilha neoliberal, o que os impede de ter um pensamento mais crítico. Ainda utilizam a interpretação clássica dos ciclos do capitalismo depois da abundância, sem perceber a mudança substancial do estado da Terra ocorrida nos últimos tempos. Por isso, noto neles uma certa cegueira em um nível profundo de seu paradigma.
Comentam a crise que irrompeu no centro do sistema e apontam o desmoronamento de suas teses mestras, mas continuam com a crença ilusória de que o mesmo modelo que nos trouxe a desgraça, ainda pode nos tirar dela.
Esta visão míope impede que levem em consideração os limites da Terra, os quais impõem limites ao projeto do capital. Esses limites foram ultrapassados em 30%. A Terra dá claros sinais de que não aguenta mais. Ou seja, a sustentabilidade entrou em um processo de crise planetária. Cresce cada vez mais a convicção de que não basta com fazer acertos. Estamos obrigados a mudar de rumo se queremos evitar o pior, que seria ir em direção a um colapso sistêmico certo.
O sistema em crise, digamos seu nome, é, quanto ao seu modo de produção, o capitalismo. E sua expressão política é o neoliberalismo, que responde fundamentalmente às seguintes questões: como ganhar mais com o mínimo de investimento, no menor tempo possível e aumentando ainda mais seu poder? O sistema dá como óbvia a submissão total da natureza e a desconsideração das necessidades das gerações futuras.
Esse pretendido desenvolvimento tem se mostrado insustentável, porque em todos os lugares em que se instalou criou desigualdades sociais graves, devastou a natureza e consumiu seus recursos muito acima do nível de reposição. Na verdade, trata-se de um crescimento apenas material, que se mede em termos de benefícios econômicos, não de um desenvolvimento integral.

sábado, 10 de janeiro de 2009

Servpro começa a funcionar

O representante da empresa SERVPRO em Upanema, Junior Araújo, informa que a partir de segunda-feira começa a instalar o serviço nas casas de pessoas interessadas em adquirir.
Segundo Junior Araújo, os pacotes estão mais baratos do que os da RN LAN e quem tiver interesse pode lhe procurar na Tec Center Informática.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Mudança de secretários

Como já dissemos aqui em outra oportunidade, os nomes dos secretários anunciados pela prefeita Maristela, eram apenas indicações, pois os mesmos ainda não tinham sido nomeados legalmente através de portarias. Com isso, existia a possibilidade de outros nomes, a exemplo do que ocorreu com Maria do Socorro Targino que foi idicada para secretaria de Educação, serem substituídos. Ontem foram anunciadas novas mudanças no quadro de secretários em virtude da Lei do nepotismo. A primeira dela foi a substituição do secretário de Finanças Gilvandro Fernandes Jácome, pelo Sr. Manoel Geraldo da Costa Neto. Neto, como é conhecido, é irmão da prefeita Maristela e tem experiência no setor financeiro da Coca-cola de Mossoró, tendo trabalhado no mesmo há 18 anos. Outra substituição ocorreu na secretaria de Ação Social, onde Rivanda Bezerra passará para a função de coordenadora de Ação Social do município. Segundo Rivanda Bezerra, quem assumirá seu lugar será a Rosana Freire, cunhada da prefeita Maristela, que é Assistente Social e estudante de Direito.Nos últimos três casos de substituição, a Lei do nepotismo foi quem motivou as mudanças. Segundo a prefeita Maristela, os atuais ocupantes dos cargos, estão interinos e deverão ser substituídos ainda no próximo mês, quando tiver sido feito algumas adequações no sentido de cumprir a Lei. “Era necessário que tivéssemos pessoas próximas e que nos ajudassem nesse período interino, pois eles cumprirão um papel de transição para outro nome que será apontado em breve”, destacou.
Transcrito do Blog do Anax.

Chove em Upanema

Ontem à tardinha, a cidade de Upanema foi banhada por uma fina chuva, acompanhada da chuva, veio também algumas rajadas de vento que chegou a derrubar algumas árvores.
Mesmo assim, o agropecuarista começa a olhar mais fixamente para o relâmpago que risca os céus e traz alegria e esperança para este povo nordestino.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Torre da TIM

A Expectativa para a chegada de algum benefício para a população deixa as pessoas ficarem sempre procurando se informarem do assunto, que me confirme o professor Francisco Gondim.
E é novamente a expectativa da chegada da telefonia móvel em nossa cidade que fica aquele falatório: será que vai custar? Quando é que vem? E várias outras perguntas.
Agora quero informar aos leitores que a torre da TIM, realmente já está pronta, vamos esperar que instale os equipamentos necessários para que o sinal possa chegar em Upanema, torcendo para que aconteça em breve.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Educação tem nova secretária

A Secretaria Municipal de Educação já tem novo comandante. A professora Maria do Socorro da Silva Targino (Piquena) não será mais a secretária por motivo de nepotismo. Caso assumisse a secretaria Piquena prejudicaria uma série de parentes. A decisão foi anunciada na manhã de hoje.
A nova secretária já foi definida e já está dando expediente na secretaria. Trata-se de Fernanda Suerda que é professora do município, professora no Mather Christi, estudante de Direito e faz Mestrado.
Fonte: Upanema News

BR 110

Desde ontem que o jornalista Antônio Bezerra faz comentário sobre a BR 110 (trecho que passa por Upanema), no seu programa das 18:30h na fm 104,9.
Eu não sou muito velho não, mas desde menino vejo comentários que vão asfaltar a BR, e até agora nada.
Analiso que é falta de força política ou falta de interesse dos políticos com esta BR, por isso que eu não defendo nenhum destes políticos da nossa região ou dos políticos que a maioria do povo de Upanema vota; vejo muita conversa bonita nos palanques, depois o esquecimento é maior.
Já tivemos muitos políticos que diz ter importância política no cenário nacional, e são políticos que recebem os votos do povo de Upanema, do povo de Mossoró, do povo de Campo Grande.
A cidade mais prejudicada pela falta desta BR é a cidade de Upanema, em Mossoró e Campo Grande existem outros acessos, enquanto Upanema não.
Será que o desrespeito dos políticos é mais forte com os upanemenses? Será que Upanema não tem nenhuma importância para os políticos da região?
Vamos mostrar que somos importantes e não ficar por aí defendendo com unhas e dentes estas pessoas.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Dia de Reis

O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de “uns magos” que, segundo o hagiológio foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como “Noite de Reis”.
A data marca, para os católicos, o dia para a adoração aos Reis, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Belchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios – sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.
Fonte: Wikipédia

Duas empresas fornecem internet via rádio em Upanema

Não lembro bem, mas faz uns cinco anos que a cidade de Upanema não tinha serviço de internet, então a primeira empresa prestadora deste serviço a ser contactada por várias pessoas de Upanema para vir fornecer este serviço aqui na cidade foi a Servpro. Um certo dia veio um representante da empresa para fazer uma reunião com várias pessoas que tinham interesse em adquirir o serviço, o representante disse na oportunidade que não estava brincando de Internet e que logo num curto espaço de tempo estava se instalando em Upanema, passou um longo período, as pessoas cobravam e sempre existiam alguma desculpa para o serviço não chegar; depois outros upanemenses falaram com o representante da RN LAN que não demorou e começou a fornecer o serviço, só agora, passados vários anos e várias pessoas terem já adquirido o serviço de Internet através da empresa RN LAN, chega a Servpro, não sei se agora esta empresa vai adquirir cliente.
Penso que a única explicação do interesse de colocar o serviço agora é que esta Internet via rádio está perdendo espaço para a Internet via celular, como em Upanema ainda não tem o serviço via celular, aproveite o tempo que resta para fornecer o serviço via rádio.
Mesmo assim, vamos verificar quais são as vantagens que tem uma e outra, e optar pelo melhor, quem sai ganhando é o usuário.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Prouni divulga lista de aprovados para o 1º semestre de 2009

A primeira chamada de pré-selecionados no Prouni (Programa Universidade para Todos) foi divulgada nesta segunda-feira, 5 de janeiro; consulte:
Resultado do Prouni para o primeiro semestre de 2009
De hoje (5) até 30 de janeiro, os convocados devem procurar as instituições de ensino onde pretendem estudar e precisam apresentar a documentação exigida para a matrícula.
A segunda chamada está prevista para ser divulgada em 11 de fevereiro.
Das 156.416 vagas oferecidas para este semestre, 95% (148.932) foram preenchidas. Ao todo, o Prouni recebeu 608.142 inscrições.
Sobre o programa.
O Prouni é um programa do governo federal que oferece bolsas universitárias. Tem direito a concorrer ao benefício quem fez todo o ensino médio em escola pública, prestou o Enem 2008 e teve, no mínimo, média 45.
Para o primeiro semestre de 2009 foram oferecidas 156.416 bolsas, sendo 95.694 integrais e 60.722 parciais (50% da mensalidade).
As bolsas integrais são para estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 622,15); as parciais, para quem tem renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos (R$ 1.245).
Fonte: Uol

Chegou a concorrente

Começa a funcionar na cidade outra empresa prestadora de serviço de internet via rádio, a SERVPRO, empresa que tem sua matriz em Mossoró, antes este serviço era fornecido em Upanema somente pela empresa RN LAN.
Chegou assim à concorrência, e com ela quem ganha é o consumidor, pois o serviço prestado tende a ser mais eficiente.

domingo, 4 de janeiro de 2009

Reflexão sobre o momento político de Upanema

Passadas as nomeações e posses dos novos eleitos em Upanema, dirijo-me a este blog para expressar a minha reflexão acerca do momento.
Como se sabe, o PT foi convidado na época pelo prefeito Jorge Luiz para indicar o vice na chapa da situação encabeçada pela prefeita atual Maristela. Fizemos, dentro do partido, tudo conforme as regras estatutárias (quando há mais de um concorrente faz-se eleição interna e obviamente o mais bem votado é o indicado). Propuseram-se três militantes para a vaga de vice. Eu, Zé Carlos e Paulino Neto (estou citando nomes porque estes mesmos foram autores de um documento intitulado nota de repúdio ao processo que me escolheu como candidata). Como eles sabiam que não teriam nenhuma chance de vitória dentro do partido, retiraram os nomes e eu, pré-candidata única, fui escolhida pelo partido para a vaga de vice-prefeita. Ao mesmo tempo desse episódio, havia uma disputa no bloco situacionista pela indicação do nome para a vaga de prefeito entre Maristela e Manezinho. Não é necessário relembrarmos mais isso, pois são águas passadas.
O que pretendo aqui é fazer a seguinte análise:
Em política a ingenuidade não tem vez. Um bom exemplo disso é a história de Lula que só conseguiu se eleger presidente após três derrotas e doze anos após a primeira tentativa.
Algumas pessoas que se mostraram antiéticas, egoístas e individualistas, foram escolhidas para trabalharem na nova administração. Por estas pessoas que hoje são secretários, por várias vezes fomos procurados (eu e o PT) para compactuarmos com manobras para vetar o nome de Maristela como pré-candidata.
Dentro do PT as mesmas pessoas já citadas aqui e mais alguns “obedientes” fizeram uns arranjos onde cada um deles saísse com algum poder. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais tudo fez para se manter em mais uma temporada no poder, reelegendo ele e outros membros que foram contra a minha escolha.
Zé Carlos foi sem autorização do partido trocar a vaga de vice pelo seu nome para a secretaria de agricultura. Ele não é secretário indicado pelo PT, pois esta discussão nunca passou pelos filiados do partido. Será que alguém viu algum petista comemorando a sua escolha no bar do Nil ao som de Chico Buarque ou gritando palavras de ordem? (Vide nota de repúdio).
Durante ainda a articulação com o PT para a indicação do nome pra vice, por muitas vezes me foram feitas várias propostas para que eu “vendesse” a vaga por outro cargo. Inclusive chegaram à audácia de me proporem o salário de vice-prefeita em outro cargo administrativo. Como sou e sempre serei uma pessoa de ética e princípios, não hesitei em nenhum momento em continuar defendendo uma decisão do PT que foi a de indicar o nome de vice. Tanto o grupo da situação quanto o da oposição ofereceram ao PT várias secretarias e tínhamos recusado porque decidimos em inúmeras reuniões que a coligação só seria feita com a vaga de vice.
Mas, tudo passado, todos empossados, reencontrei a prefeita eleita e lhe desejei de coração e com toda a minha sinceridade que a mesma faça uma boa administração. Porém, fico a questionar: Será que a política é tão desacreditada por que sempre se dá bem quem não tem ética e nem vergonha? Será que esse quadro de secretários é realmente o que Upanema está precisando? E mais, quando é que realmente seremos reconhecidos por nossa competência (eu, você e a maioria dos upanemenses)?
Feitas as minhas considerações sem mágoas ou ressentimentos, estou, assim como todos os conterrâneos, torcendo por uma boa administração da prefeita Maristela. Quiçá ela tenha maturidade para lidar com essas pessoas que parecem mais preocupadas em estarem num cargo de poder do que em fazer algo em prol do próximo.



Naide Fernandes
Cidadã Upanemense
Membro da Executiva Municipal do PT

sábado, 3 de janeiro de 2009

Upanemenses aprovados no vestibular da UFRN

Mais dois upanemenses foram aprovados no vestibular da UFRN.
O filho da prefeita Maristela Freire, André José de Medeiros Junior foi aprovado em Engenharia Civil.
O outro aprovado foi Alex Sandro Charles Bezerra Paula, filho de Geraldo “de Maria Neusa Benta” e Ceição “de Jacinto”. Ele foi aprovado em Matemática.
Também foi aprovado o jovem Carlos Eduardo de Oliveira Galvão, filho do agropecuarista Eduardo Galvão, foi aprovado em primeiro lugar para cursar Odontologia na UFRN.
Parabéns a todos os aprovados como também aos seus pais pelo esforço da conquista.
Fonte: Upanema News

Upanemense na UFRN

Quero deixar os meus parabéns ao jovem upanemense Igo Marcel Medeiros Bezerra, por ter sido aprovado no vestibular da UFRN para cursar Biomedicina.
Estes parabéns também vão para seus pais, Manoel Lino e Adelcina Barbosa, pois considero que os filhos sempre têm o reflexo dos pais.

Residência fixa contribui na arrecadação

Analisando os vereadores que formavam a Câmara Municipal no período que se encerrou agora em 31 de dezembro de 2008, observei que existiam quatro vereadores que não tinham residência fixa em Upanema: Maria José, Aguinaldo, Otávio e Hermes.
Comparando com os vereadores que entraram agora no dia 01 de janeiro de 2009, ficou empate, existem quatro vereadores nesta nova legislatura que não tem residência fixa em Upanema: Dárcio, Shirley, Anísio Júnior e Monthalggan.
Lembro que participei de algumas reuniões em anos anteriores com a presença do ex-prefeito Jorge Luiz, ele dizia que uma arrecadação que entrava ligeirinho nos cofres do município era o pagamento de IPVA, sendo assim, os nobres vereadores como também os secretários que não moram na cidade, pelo menos, como forma de contribuir com o aumento na arrecadação do município, deveriam transferir as placas de seus automóveis para a nossa cidade, já que estão recebendo salários do município de Upanema.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Secretários são convocados

Oficialmente a prefeita Maria Stella Freire convoca os seus secretários para iniciar a sua administração na prefeitura de Upanema.

Educação – Maria do Socorro da Silva Targino;
Agricultura – José Carlos da Silva Neto;
Ação Social – Rivanda Bezerra de Medeiros;
Administração – Manoel Gerinaldo da Costa;
Chefe de Gabinete – Manoel Carlos de Oliveira;
Saúde – Maria da Conceição Medeiros Gondim;
Finanças – Gilvandro Fernandes Jácome;
Obras – Manoel Januário Cândido de Oliveira Bezerra.

Posse dos vereadores, prefeita e vice-prefeito

Após alguns acordos entre os novos vereadores que tomaram posse às 16h desta quinta-feira passada, (dia 01-01-09), a vereadora Adelcina Barbosa foi eleita presidenta da Câmara Municipal de Upanema, ficando a indicação do secretário geral por parte do vereador Anísio Júnior.
Também tomaram posse nesta mesma solenidade a prefeita eleita Maria Stella Freire e o vice-prefeito eleito Manoel Carlos.
Maria Stella Freire marca o início de uma história no município de Upanema, como sendo a primeira mulher prefeita de Upanema após 56 anos de emancipação política.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Entrada do ano de 2009

Terminou o ano de 2008, começa 2009 e todas as pessoas se preparam para enfrentar este novo ano. Todas as cidades brasileiras também se preparam para viver uma nova administração, pois todas trocam de prefeitos(as) a partir de hoje, e a população fica na expectativa de uma nova fase administrativa, na ansiedade se vai melhorar ou não.
Muitos prefeitos(as) ficam com a consciência leve por ter terminado positivo o mandato, por ter conseguido eleger o sucessor, então não vai enfrentar grandes problemas. O que não conseguiu eleger o seu sucessor fica na ansiedade de poder ter que explicar algumas realizações.
Os novos prefeitos(as), também estão vivendo estas horas que se aproxima a posse dos eleitos, ansiosos para saber como vai administrar, todos sabem que a verdadeira realidade só aparecer quando começa de fato a tarefa de governar.
Começando um novo ano a grande maioria das pessoas já começa a falar no carnaval, e podemos perceber que as atividades só começam a funcionar de verdade após este período, já começamos a escutar aquelas músicas que são tocadas no período carnavalesco. Pra quem gosta... Está no batente.

Nem o computador aceita

Com estas novas mudanças nas regras ortográficas, eu fico aqui me perguntando. Será que todas as gramáticas da Língua Portuguesa que foram publicadas até agora podem ser jogadas fora? Interessante é que eu estava escrevendo algumas palavras já na nova regra, e o computador não quer aceitar. De início até o computador vai ter problema para aceitar as novas regras.

Novas regras ortográficas

A partir de hoje quinta-feira, dia 1º de janeiro de 2009, nos brasileiros devemos começar a se acostumar a escrever usando as novas regras de ortografias. A mudança será gradual e as escolas de ensino fundamental e médio tem até 2012 para se adequar.