sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Evolução dos partidos políticos em prefeituras no Brasil.

PARTIDOS....ELEITOS....ELEITOS....ELEITOS....EVOLUÇÃO
.......................2000...........2004..........2008.........2004/2008
PC do B..............1.................10.................41...................310%
PSB...................133..............176..............312..................77¨%
PT.....................187..............411..............559..................36%
PV.....................13................56................76....................36%
PDT.................288...............305.............347...................14%
PMDB...........1 257.............1 057.........1 202...................14%
PR...................234................381.............383....................1%
PP...................618................562.............555..................- 1%
PTB................398................425.............414..................- 3%
PSDB..............990................871.............786..................- 10%
DEM.............1 028..............790..............500.................- 37%
PPS.................166................306..............130.................- 58%
PRB...........................................................55

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Vanzinho Carneiro criticou a política partidária na Igreja Evangélica

No último sábado, dia 25 de outubro, os cantores Evangélicos Vanzinho Carneiro e Suelen Simony foram convidados para o aniversário da Igreja Presbiteriana em Campo Grande. Enquanto apresentava o hino carro-chefe do novo CD, Vazinho alfinetou os que fazem politicagem na igreja. Segundo ele, ‘deixa saudade o tempo em que se fazia somente culto’.
Fonte: Blog do Cara

Lula defende papel do Estado como regulador do sistema financeiro

SALVADOR - “Chegou a hora da política”, disse ontem (28) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao defender o papel do Estado como regulador do sistema financeiro. Falando na 9ª Cúpula Brasil-Portugal, em Salvador, Lula se colocou contrário aos que defendiam o liberalismo econômico sem a interferência do poder público.

“Teve uma época, por muito tempo, em que os políticos andaram de cabeça baixa diante do neoliberalismo. O que estou defendendo não é o Estado se intrometer na economia, mas é o Estado que tenha força política para regular o sistema financeiro”, disse o presidente no pronunciamento que fez, ao lado do primeiro-ministro de Portugal, José Socrates.

Fomos eleitos, assumimos compromissos com o povo, e o Estado, diante da crise mundial, volta a ter papel extraordinário, porque todas essas instituições que negaram o papel do Estado na hora da crise procuram o Estado para socorrê-las da crise que elas mesmo criaram”, afirmou Lula.
Lula enfatizou que os setores da economia devem concentrar seus esforços em ganhar dinheiro com a produtividade. “O sistema financeiro tem obrigação de ganhar o seu dinheiro em coisas que gerarão empregos, produtos, riqueza. Não podemos permitir que o sistema financeiro mundial brinque com a sociedade. Não podemos admitir que alguém fique rico apenas trocando papéis e poucas vezes se gerou um paletó, uma bota e um alfinete”.
Fonte: Agência Carta Maior

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Comentários políticos atuais

Os comentários políticos que mais escutamos agora nos municípios são com relação ao cargo de presidentes das câmaras municipais. Em Upanema não é diferente dos outros municípios, as conversas políticas da atualidade é justamente a presidência da Câmara Municipal de Upanema e os nomes dos novos secretários da nova administração. Não podemos negar que estas articulações estão sendo realizadas.

Grandes clubes de futebol na Segunda Divisão

Não sei se é vantagem, mas o que acontece geralmente com estes grandes clubes que cai para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol como o Corinthians este ano, é que, na segunda divisão eles estão sempre à frente dos outros, sempre nas primeiras colocações, sempre estão com resultados positivos.
O Corinthians já passou para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro para a temporada de 2009, pois é, se destacou como um grande time na segunda divisão que o mesmo enfrentou este ano.
Com a participação destes grandes times na segunda divisão, esta categoria está se tornando bem mais disputada, até os canais de televisões e rádios estão dando maior ênfase a esta divisão do campeonato brasileiro.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Eleições tranqüilas no Brasil

O sistema de eleição no Brasil está sendo de causar inveja até os paises desenvolvidos, principalmente este ano, o dia da eleição tanto no primeiro turno como agora no segundo turno, ocorreu dentro da maior tranqüilidade em todo o Brasil.

Diante de algum comentário de que o voto obrigatório no Brasil deveria se acabar e passar a ser voto facultativo; vi uma entrevista do Presidente do Tribunal Superior Eleitora (TSE), ministro Carlos Ayres Britto e como concordo perfeitamente, resolvi transcrever o que ele falou.

Ele disse que inicialmente pensava que fosse melhor para o Brasil o voto facultativo, mas, depois de refletir sobre a cultura brasileira, concluiu que o sistema do voto obrigatório é melhor para o País. "Consciente ou inconscientemente quando se sabe que o voto é obrigatório, há uma predisposição para participar do processo eleitoral", afirmou.

Na opinião do ministro, quando o eleitor sabe que vai ter que votar, ele vai se posicionar e acompanhar o processo eleitoral. Além disso, vai conhecer a biografia, a personalidade dos candidatos, analisar suas propostas, saber se eles têm idéias, se eles são rasos intelectualmente ou politicamente, se tem maior profundidade. Com isso, há uma tendência favorável a participação do eleitorado na vida pública a partir da compreensão de que o voto é obrigatório.

No caso do voto facultativo, o eleitor vota se quiser e pode deixar para decidir no dia. "Ora, se vai decidir no dia, nos dias anteriores não vai acompanhar o processo político", observou. "Então, eu me convenço agora de que o voto obrigatório tem mais vantagens do que o voto facultativo na perspectiva do que é a eleição um processo de educação política". Para o ministro, não há outro momento para produzir os quadros dirigentes do país se não a eleição popular. E se o eleitor não participar, os eleitos passarão a governar em nome da população por inteiro.

Comemoração da vitória

Após o final de outras eleições passadas, os vitoriosos passavam vários dias e até meses comemorando, se não fazendo passeatas, mas, fogos a gente escutava todos os dias, durante vários dias; este ano a tranqüilidade foi maior, passado agora 23 dias das eleições, não vemos mais nem fogos em comemoração a vitória, não sei se é um ato consciente ou uma determinação por parte de alguém; sei que é melhor assim.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Final das eleições 2008

As eleições deste ano apresentaram o maior percentual de prefeitos reeleitos nas capitais estaduais. Dos 20 que lançaram candidatura à reeleição, 19 conseguiram um novo mandato, sendo 13 no primeiro turno e seis no segundo.
Portanto, nota-se que a reeleição dá uma boa vantagem para o candidato que já está no poder.
Veja os prefeitos eleitos nas capitais dos Estados:
Rio Branco - Raimundo Angelim (PT).
Manaus - Amazonino Mendes (PTB).
Boa Vista - Iradilson Sampaio (PSB).
Porto Velho - Roberto Sobrinho (PT).
Cuiabá - Wilson Santos (PSDB).
Belém - Duciomar Costa (PTB).
Macapá - Roberto Góes (PDT).
Campo Grande - Nelsinho Trad (PMDB).
Goiânia - Ires Rezendes (PMDB).
Palmas - Raul Filho (PT).
São Luís - João Castelo (PSDB).
Teresina - Silvio Mendes (PSDB).
Fortaleza - Luizianne Lins (PT).
Natal - Micarla de Souza (PV).
João Pessoa - Ricardo Coutinho (PSB).
Recife - João da Costa (PT).
Maceió - Cícero Almeida (PP).
Aracaju - Edvaldo Nogueira (PC do B).
Salvador - João Henrique Carneiro (PMDB).
Belo Horizonte - Márcio Lacerda (PSB).
Vitória - João Coser (PT).
Rio de Janeiro - Eduardo Paes (PMDB).
São Paulo - Gilberto Kassab (DEM).
Curitiba - Beto Richa - (PSDB).
Florianópolis - Dário Berger (PMDB).
Porto Alegre - José Fogaça (PMDB).

domingo, 26 de outubro de 2008

Acontece hoje o segundo turno das eleições municipais

Hoje está sendo realizado o segundo turno das eleições municipais no Brasil, a população dos municípios que tem acima de 200 mil eleitores e que nenhum candidato obteve 50% mais 1 dos votos válidos no primeiro turno que aconteceu no último dia 5 de outubro, estão na obrigação de hoje voltar as urnas para chegar a decisão final na escolha dos seus próximos dirigentes.

As notícias que os meios de comunicação de massa nos transmitem

Os noticiários da grande parte dos canais de televisão e as manchetes principais dos jornais escritos, estão passando do normal, só é notícia policial; através destes noticiários ao vivo as pessoas de diversas parte do país aprendem até a praticar crimes semelhantes.
Será que não temos notícias boas para transmitir e até educar a nossa população? Não tenho mais nem vontade de assistir certos canais de televisão ou ler jornais, só é crime aqui e crime ali, não pode uma coisa desta.
Precisamos dá menos coberturas as coisas ruins, e procurar coisas boas para mostrar para a população. Tanta divulgação de roubo, assalto, seqüestro, assassinato, uso de drogas, ajuda até a incentivar o crime. Ou não?
Será que se divulgasse menos e praticasse mais a ação contra o crime não era melhor? Penso que não precisava tanta câmara apontando para os atos criminosos, este ato inibe até a ação de quem pode combater, de alguém que tem a oportunidade de fazer alguma ação contra os criminosos.

Futsal, primeiro ano de existência

A seleção feminina de futsal de Upanema está comemorando hoje o seu primeiro ano de existência com a seguinte programação:
- 7:00h, abertura da programação com a Banda de Música Ivaldete Basílio;
- 8:00h, torneio de futsal feminino envolvendo a seleção de Upanema e várias equipes de outras cidades. Esta programação acontecerá no Ginásio Poliesportivo Wilneran Cabral. A partir das 17:00h, festa no Clube Municipal com a Banda Resgate Livre.
Boa sorte para a seleção feminina de futsal de Upanema.

sábado, 25 de outubro de 2008

Segundo turno das eleições municipais

Todos os municípios brasileiros que tem mais de 200 mil eleitores e que no dia 5 de outubro nenhum candidato a prefeito obteve 50% mais 1 dos votos válidos, neste domingo acontecerá o segundo turno das eleições municipais. Somente em 30 municípios do Brasil vai acontecer a eleição neste domingo.
Aqui em Upanema vai haver uma mesa receptora de justificativa eleitoral para quem vota em algum município que tenha eleição e está aqui na cidade.
Esta mesa receptora vai funcionar das 8:00h as 17:00h do domingo nas dependências do Fórum Desembargador Wilson Dantas.

Esclarecimento

Quero agradecer ao amigo Anaximandro Eudson pela explicação que deu sobre a aquisição do ônibus escolar que a nossa cidade foi contemplada, segundo Anaximandro, o ônibus vem sim para Upanema, mas por motivo de licitação e pela empresa ganhadora ter encomenda de vários ônibus, houve um atraso na entrega, que pode acontecer somente no próximo ano.
Muito obrigado pela atenção e esclarecimento, fica compreendido pela luta e confiante que o mais breve possível este novo veículo estará em nossa cidade dando um melhor suporte aos nossos estudantes.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Inscrições para o PSV da Uern começam segunda-feira

Na próxima segunda-feira, dia 27, começam as inscrições para o Vestibular 2009 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Serão oferecidas 2.220 vagas em 31 cursos de graduação com 71 habilitações nos campi universitários de Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu e Natal, e nos núcleos avançados de ensino em Caraúbas, Areia Branca, Apodi, Macau, João Câmara, São Miguel, Alexandria, Umarizal, Touros e Caicó.
As inscrições deverão ser efetuadas de forma presencial exclusivamente pelos candidatos do Sistema de Cotas. Os demais deverão se inscrever via Internet. O valor da taxa da inscrição é de R$ 100,00. Do total de vagas, 50% são destinadas a alunos de escolas públicas.
Têm direito à inscrição gratuita os Candidatos que tenham cursado todo o Ensino Médio em escola pública do Rio Grande do Norte, concluído de 2006 a 2008, ou que tenham cursado e concluído todo o Ensino Médio em escola privada do Rio Grande do Norte, no período de 2006 a 2008, na condição de aluno bolsista, e o valor da bolsa nas três séries tenha sido igual ou superior a 50% do valor da mensalidade escolar. Também têm direito a isenção total da taxa de inscrição os candidatos doadores de sangue, que tenham efetuado, no mínimo, três doações sanguíneas convencionais para Instituições Públicas, vinculadas à Rede Hospitalar Estadual, no período de doze meses anteriores à data de publicação do Edital do PSV/2009 (de 27 de setembro de 2007 a 26 de setembro de 2008).
Fonte: Correio da Tarde

Igreja Católica de Upanema vai se tornar Paróquia


A Igreja de Nossa Senhora da Conceição está passando por uma nova pintura, com a expectativa de no dia 8 de dezembro, em decorrência da Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, a Igreja se transforme em Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Upanema, atualmente ela é uma Área Pastoral que pertence a paróquia de Santa Ana, na cidade de Campo Grande.
Com esta mudança, a Igreja Católica de Upanema se torna mais próxima de seus fieis, podendo contribuir bem mais para um trabalho de evangelização entre a comunidade católica de nossa cidade, não só este trabalho de evangelização, como também um trabalho social que esta Igreja tem desempenhado diante da sociedade.
A implantação da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Upanema, traz um elo de ligação mais forte entre Jesus Cristo e as famílias upanemenses e pode contribuir com um forte sentimento de amor aos participantes desta casa paterna.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Municípios onde haverá segundo turno

Em 30 municípios brasileiros haverá segundo turno das eleições municipais de 2008. Conforme a Constituição Federal (Art. 29, inciso II), só há a possibilidade de segundo turno no caso de municípios com mais de 200 mil eleitores.
Dos 30 municípios, 11 são capitais: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Macapá (AP), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA) e São Paulo (SP).
Os outros municípios são: Anápolis (GO), Bauru (SP), Campina Grande (PB), Campos dos Goytacazes (RJ), Canoas (RS), Contagem (MG), Guarulhos (SP), Joinville (SC), Juiz de Fora (MG), Londrina (PR), Mauá (SP), Montes Claros (MG), Pelotas (RS), Petrópolis (RJ), Ponta Grossa (PR), São José do Rio Preto (SP), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Vila Velha (ES).
Os eleitores com inscrição eleitoral em alguma dessas cidades e que estejam fora do seu domicílio eleitoral, assim como no primeiro turno, deverão justificar a ausência ao segundo turno das eleições municipais.
Fonte: TSE

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Final do dia na cidade

Ao entardecer, o Sol começa a refletir seus raios por trás das casas, das árvores... Deixando a sombra se espalhar sobre as ruas da cidade, neste momento as pessoas começam a aparecer pelas calçadas, na expectativa de trocar algumas palavras com os vizinhos, os amigos; ainda passam as pessoas de camisas brancas, azuis, de outras cores; com livros, cadernos segurando pela mão; são os alunos que deixam as escolas e seguem o caminho de casa, o funcionário de alguma empresa que conclui o seu expediente, voltando para o encontro da família.
Daqui a pouco os raios do Sol vão sumindo repentinamente, dando lugar ao aparecer da noite e aí começa o expediente noturno, onde alguém ainda passa para as escolas e logo mais termina o funcionamento da pequena cidade, algumas conversas nas praças, nos bares, nas churrascarias ainda se estendem até mais tarde.
Espremendo a veia poética, descrevo o final do dia na pequena cidade de Upanema, uma rotina que se espalha por dias e dias, qualquer coisa diferente disto é uma novidade para a cidade.

TIM, vem ou não vem?

Eu lembro que no ano passado, aproximadamente no mês de janeiro, saiu à conversa que a empresa de telefonia móvel OI ia se instalar em Upanema antes do carnaval, até hoje não chegou este carnaval.
Agora a conversa é que a empresa de telefonia móvel TIM, ia começar a se instalar em Upanema a partir de segunda-feira, já passou a segunda-feira e não vi ainda a presença desta empresa aqui em Upanema, será que a notícia é igual a que ocorreu no ano passado, nunca chega esta segunda-feira?
No meio do ano também foi anunciado a aquisição de um novo ônibus escolar para o município, vi até a foto do novo ônibus, até agora também não chegou, mas o prefeito atual ainda tem 70 dias de administração, reconheço que ainda pode chegar, vamos aguardar.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Feriado antecipado

Dia 28 de outubro é oficialmente dia do servidor público, e é considerado feriado para esta classe trabalhadora.
O governo federal resolveu antecipar de terça-feira para segunda-feira este feriado, portanto, dia 27 de outubro.
Seguindo o exemplo do governo federal a governadora Wilma de Faria também antecipou este feriado para segunda-feira, o decreto que autoriza a mudança será publicado na edição desta quarta-feira do Diário Oficial do Estado.

O que fazer num caso deste?

Não pensava em fazer este comentário, mas depois da imprensa fazer tanto sensacionalismo resolvi fazer.
O principal culpado do seqüestro que aconteceu em Santo André foi o criminoso, que sem ter o direito de tirar a vida de ninguém, foi o que ele fez.
No Brasil todo mundo fala que o país tem muitas leis, mas estas leis também são culpadas pelo o que aconteceu, são leis que não pune severamente, deixam brechas para que quem pratica um crime deste tipo possa ainda viver no meio da sociedade.
Parte da imprensa também deu muito cartaz a este criminoso, fazendo entrevista com ele ao vivo, em busca de um melhor ibope.
A polícia não podia fazer muita coisa, se tivesse reagido diferente, talvez com a morte do criminoso, hoje a sociedade estava condenando toda a polícia, levantando pontos positivos do seqüestrador.
Um seqüestrador dos mais frios possíveis, ninguém sabia o que um indivíduo deste queria, nem ele mesmo sabia.
Estes acontecimentos deveriam servir para que as autoridades que elaboram as nossas leis pudessem pensar melhor e reformular alguns artigos da constituição para que quem praticasse crime desta natureza não tivesse nenhum direito de defesa. Se as nossas leis não forem revisadas rapidamente, podemos ter ainda muitos casos de Eloá no Brasil.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Um novo currículo escolar

Alguns professores das escolas estaduais de Upanema se reuniram hoje e continuam amanhã na Escola Estadual Professor Alfredo Simonetti, com o objetivo de elaborar idéias para a construção de um novo currículo escolar para o Estado do Rio Grande do Norte.
Estas idéias são elaboradas nas escolas e depois seguem para a Secretaria de Educação do Estado onde uma equipe vai estudar estas idéias e chegar à conclusão do currículo. Esta é uma boa maneira de cada professor expressar suas necessidades locais.

Futebol

Penso que o Flamengo vai terminar o Campeonato Brasileiro entre os quatro primeiros. Apesar do futebol do Rio de Janeiro não ter mais muito destaque, o Flamengo está muito próximo da ponta de cima do campeonato, tendo vencido o Vasco da Gama neste domingo no Maracanã pelo placar de 1x0.
Já o Vasco da Gama juntamente com o Fluminense estão muito próximos da ponta de baixo do campeonato; vemos que dos times grandes do Rio de Janeiro, dois deles podem descer para a segunda divisão do campeonato brasileiro de futebol no ano de 2009.
Neste domingo aconteceu também a final da copa do mundo de futsal realizada aqui no Brasil entre as seleções do Brasil e da Espanha, foi um jogo muito disputado. Mesmo tendo saído empatado no tempo normal de jogo pelo placar de 2x2, o Brasil vence nos pênaltis por 4x3, conseguindo assim, o seu sexto título de campeão mundial de futsal.

domingo, 19 de outubro de 2008

Uma de humor

Três amigos discutem qual é a coisa mais rápida do mundo.
O primeiro diz: “Acho que a coisa mais rápida do mundo é a luz, pois quando a gente liga o interruptor rapidinho à luz clareia tudo.”
O segundo diz: “Acho que a coisa mais rápida do mundo é o pensamento, num instante a gente pensa em várias coisas no mundo todo.”
O terceiro diz: “Eu acho que a coisa mais rápida do mundo é uma dor de barriga, pois eu tive uma e não deu tempo pensar e nem acender a luz.”

sábado, 18 de outubro de 2008

Como se encontra Upanema no final da tarde de sábado

Tarde de sábado tranqüila e calma na cidade de Upanema, andando pelas ruas da cidade vemos somente bares e churrascarias funcionando, o eco de algum som musical produzido por estes estabelecimentos.
Além deste movimento, podemos ver as pessoas na conversa vespertina, nas calçadas das residências.
Isto é a cara de Upanema.

Horário Brasileiro de Verão

Amanhã, a partir de zero hora, começa o horário brasileiro de verão, as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste vão adiantar seus relógios em uma hora.
O horário brasileiro de verão tem como principal função à economia de energia nestas regiões.
Nós, mesmo não morando em região que participa do horário brasileiro de verão temos influência deste horário; sentimos a mudança nos horários bancários, nos horários de programas de televisão e de rádio. Os bancos funcionam pelo horário de Brasília, que tem uma hora adiantada, os meios de comunicação que estão localizados nestas regiões que participam do novo horário tem seu horário de programação modificado.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Apresentação da Conferência sobre Meio Ambiente - 9º Ano


Apresentação da Conferência sobre Meio Ambiente - 8º Ano


Apresentação da Conferência sobre Meio Ambiente - 7º Ano


Apresentação da Conferência sobre Meio Ambiente - 6º Ano


III Conferência Infanto-Juvenil


Hoje no turno matutino, a Escola Estadual José Calazans Freire fez a apresentação da III Conferência Infanto-Juvenil sobre o Meio Ambiente.
Os alunos do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano apresentaram os trabalho da conferência, onde apresentaram pesquisas desenvolvidas sobre a poluição da água e a degradação do solo.

Secretaria de Segurança nomeia delegado para responder por 27 distritos policiais na região Oeste

O delegado Caetano Baumann é responsável por 21 delegacias, que correspondem a Delegacia Regional, Delegacia Especializada de Defraudações, além das delegacias dos municípios de Governador Dix-sept Rosado, Baraúna, Porto do Mangue, Upanema e São Rafael.
Por causa da grande quantidade de delegacias, Caetano Baumann tem o desafio de administrar mais de uma centena de inquéritos. Só na Delegacia Regional são mais de 50 investigações que terão de ser concluídas dentro dos prazos estabelecidos em lei. Para dar conta deste volume de trabalho, o bacharel conta apenas com quatro agentes de polícia para auxiliá-lo nas intimações, prisões, entrega de pedidos de perícia, corpo de delito e demais procedimentos administrativos necessários para a conclusão das peças investigatórias

A Constituição Federal exige que o cargo de delegado deva ser ocupado por um bacharel em Direto, nomeado mediante concurso público.
A Constituição não permite que policiais militares assumam as funções de delegago, por isso o caos na seguranção pública do Estado. Outro motivo da carência de delegados é a falta de concursos públicos no Rio Grande do Norte.

A zona rural do município de Upanema é uma das áreas que tem dado mais trabalho para o delegado Caetano Baumann. Ele está investigando a chacina dos queimados, crime que tem deixado apreensivo os moradores das comunidades próximas ao assentamento Monte Alegre, zona rural de Upanema.
Na localidade, a polícia encontrou quatro vítimas. Duas delas queimadas e outras duas com marcas de tiro na cabeça.
Caetano Baumann ainda conta com a falta de colaboração dos familiares das vítimas assassinadas que, segundo o delegado, se negam a colaborar com as investigações da polícia. “Já marcamos vários depoimentos de familiares das vítimas, mas nenhum dos intimados compareceu”, declarou o delegado.
Para esclarecer o crime, o delegado designou uma equipe de agentes para a cidade de Alexandria, município onde as vítimas residiam. O volume de inquéritos também tem sido notado por vários promotores de justiça. Os membros do Ministério Público têm requerido do delegado explicações de como ele tem administrado as carências da segurança e o andamento dos inquéritos.

Fonte: O Mossoroense

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Um pequeno histórico da Direita Brasileira

Saul Leblon*
Agência Carta Maior

Embora tenha definhado na maior parte do país, o velho udenismo, a ARENA e o PFL respiram especialmente em São Paulo, onde a expressiva votação de Gilberto Kassab (DEM) tem sido apontada como a maior obra do governador José Serra (PSDB) em todo o seu mandato.
A União Democrática Nacional (UDN), criada em abril de 1945 como uma trincheira belicosa de oposição a Getúlio Vargas (e que tinha em Carlos Lacerda, o “Corvo”, uma de suas expressões mais agressivas), fixou no país o ideário da luta contra a “subversão”, contra a reforma agrária, contra a liberdade sindical, contra a ampliação dos direitos sociais, contra a soberania nacional e contra a intervenção do Estado na economia.
A UDN foi extinta em 1964. O golpe militar que ela ajudou a organizar instituiu então o regime bipartidário e os udenistas se dividiram: a ala mais conservadora filiou-se à Aliança Renovadora Nacional (Arena), braço civil da ditadura militar, que em 1980 deu lugar ao PDS, Partido Democrático Social. A redemocratização permitiu um realinhamento ideológico mais amplo e deu nova expressão à estrutura político-partidária brasileira. O núcleo duro do PDS que tinha entre seus líderes Antonio Carlos Magalhães e Agripino Maia, indicados, respectivamente, como prefeitos biônicos de Salvador e Natal pela ditadura, fundou então, em 1985, o Partido da Frente Liberal, o PFL.
A maquiagem dos anos 90 garantiu generosos nacos de poder ao conservadorismo brasileiro, que experimentou um de seus píncaros de influência na coalizão de centro-direita (PFL-PSDB) que sustentou os dois mandatos tucanos até 2002. Embalava esse tour de force “modernizante” a meta-síntese explicitada por Fernando Henrique Cardoso, a saber, destruir o legado de Vargas do Brasil , o que incluía avançar sobre os diretos trabalhistas e promover o desmonte da presença do Estado na economia, requisito para escancarar nosso mercado ao livre fluxo de comércio e de capitais.
Apenas para citar alguns marcadores históricos, tivemos desde o final dos anos 70 o fim da censura (com avanços da imprensa independente), a Lei da Anistia, a primeira eleição para governadores, o ciclo das grandes greves operárias do ABC, a criação do Partido dos Trabalhadores, a Constituição de 1988, a derrubada de Collor, a eleição de Fernando Henrique Cardoso e a dupla vitória de Lula, em 2002 e 2006.
A direita brasileira não passaria impunemente por esse processo. Ele escancarou o rosto, a agenda e o discurso do PFL iluminando entranhas daquilo que havia de mais retrógrado e elitista no espectro político do país. Nas eleições de 2006 essa transparência mostrou-se letal: o PFL só elegeu o governador do Distrito Federal. Sua bancada encolheu de 84 deputados federais, eleitos em 2002, para 65. O ideário e a sigla haviam se tornado inviáveis sob as novas condições de vento e temperatura, impondo-se uma recauchutagem urgente para que o barco não viesse a afundar de vez.
Em 2007 as forças herdeiras da ARENA e da UDN promoveram uma retirada branca da cena política. Em março, o PFL trocou de nome e mudou sua face pública. Foi assim que surgiram os Democratas, inicialmente identificados como DEMO, tendo à frente uma nova geração da mesma cepa: em substituição a ACM (falecido) e a Bornhausen - enterrado vivo pelos eleitores - emergem Rodrigo Maia Filho e Antonio Carlos Magalhães Neto.
Em Natal, José Agripino conseguiu sucesso digno de registro ao vampirizar uma “celebridade” jovem que atende pelo sugestivo nome de Micarla. A filiada do PV assegurou assim a continuidade da hegemonia da direita na capital do Rio Grande do Norte. No Rio, a indiscutível sensibilidade reptilínea de César Maia (com Rodrigo Filho à tiracolo) já botou o ovo da serpente DEM na candidatura de Fernando Gabeira, declarando seu apoio a um personagem cuja trajetória –supostamente— poderá acrescentar alguma transfusão de sangue novo à direita brasileira.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

O professor tem o que comemorar?

O professor no Brasil ainda é muito desvalorizado, não me refiro só a salário, mas a valorização da profissão e do próprio professor, acabou aquele respeito que o professor tinha diante dos alunos e da própria sociedade.
A função de professor é exercida por qualquer um, muitas vezes sem a mínima condição de exercer dignamente esta profissão, mas, por não ter outro ou por questão de comodidade diante do emprego.
Desde que foi criado o professor surgiu também a frase: “Um dia o professor vai ser reconhecido”, até hoje não foi e pelo o que eu vejo vai ficar assim mesmo ainda por muito tempo.

Dia do Professor em outros países

Tailândia - 16 de Janeiro
Índia - 5 de Setembro
China - 10 de Setembro
México - 15 de Maio
Taiwan - 28 de Setembro
Argentina - 11 de Setembro
Chile - 16 de Outubro
Uruguai - 22 de setembro
Paraguai - 30 de Abril

Como surgiu o Dia do Professor

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisas: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima – caso tivesse sido cumprida.
Mas, somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola na rua Augusta, no Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise e rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Burko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
A celebração que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e a razão do feriado: Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e a família.
Fonte: Portal da Família

terça-feira, 14 de outubro de 2008

A burocracia educacional

A burocracia no sistema educacional do estado é de deixar a pessoa admirada, quando é pra colocar alguma vantagem que algum funcionário tem direito fica emperrado, não anda, agora quando é pra tirar alguma vantagem de alguém funciona bem direitinho e ligeiro, então nota-se que a burocracia é de interesse do governo.
O que o governo, o secretário de educação, a chefe da Diretoria Regional de Alimentação Escolar (DRAE), dizem, sobre uma escola que fica vários dias sem alimentação escolar para as crianças? Eles fiquem sabendo que todos tem culpa, pra ficar sentados por trás dos birôs e dizer que isto estar errado, que isto não é assim, que o diretor não sabe fazer é muito fácil, agora quando é pra eles resolver, mesmo uma coisa tão simples, ninguém resolve. É o retrato da educação do Rio Grande do Norte.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Péssimo serviço de internet

Penso que se a gente for verificar direitinho, temos apenas uns 20 dias durante um mês de Internet funcionando, é um péssimo serviço este que é oferecido aqui em Upanema.

domingo, 12 de outubro de 2008

Eventos comemorativos pela vitória

A prefeita eleita no último dia 5 de outubro, Maria Stela Freire da Costa, está promovendo uns eventos em comemoração a vitória alcançada; ontem as 19:30h houve um culto evangélico na Igreja Batista, hoje as 16:00h haverá uma missa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição e a partir das 19:00h estará fazendo a festa pelas ruas da cidade o Trio Naja com as bandas Tibalançar e Forró Porreta

sábado, 11 de outubro de 2008

Comemoração do feriado

Amanhã, 12 de outubro, se comemora o dia da criança, é um bom dia para o comércio, principalmente se o comércio for de brinquedos, pois se depender das crianças o brinquedo é o preferido.
Já a mãe passa também pelas lojas de roupas, sapatos... Enfim, será um dia bom para todos os comerciantes.
O comerciante que tem visão passa a oferecer algumas promoções, o que não tem, pode perder a chance de comemorar um bom dia de vendas, pois sabemos que a concorrência é um fator preponderante na escolha.
O comércio de Upanema não pode reclamar, com algumas exceções, o resto não tem uma visão de venda, uma visão de futuro; não faz nenhum investimento para melhorar o atendimento, não faz nada para atrair o cliente. Assim não pode achar ruim se as pessoas vão fazer compras em Mossoró.
Também é o dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, é um dia feriado, mas como é um domingo e todo domingo é feriado, torna-se um feriado duplo.

Acontecimentos estranhos no município

No último domingo foi encontrado no município de Upanema, nas proximidades dos assentamentos São Manoel e São Sebastião, um carro totalmente queimado com dois corpos carbonizados dentro do carro, a uma pequena distancia dali um corpo de um homem morto com marcas de disparo de arma de fogo, estes corpos ainda não foram todos identificado, uma perícia está sendo feita e dentro de 15 dias podem sair à identificação e o resultado do acontecido.

Ontem nas proximidades do assentamento Monte Alegre foi encontrado outro corpo que já se encontrava em avançado estado de decomposição, também com marcas de disparos por arma de fogo, o corpo estava sem nenhuma identificação.

A polícia está investigando o caso e acha que este corpo que foi encontrado hoje faz parte da mesma chacina do domingo.
São acontecimentos estranhos aqui em nosso município, a polícia vai ter muito trabalho para chegar à conclusão do fato, mesmo porque, até agora ninguém procurou a delegacia de polícia para prestar queixa de algum desaparecimento de familiares.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Oposição em Upanema

Após a eleição passada a oposição em Upanema ficou sem força política lhe representando, analisamos pelos vereadores que foram eleitos da oposição; os vereadores Nonato Garcia e Gineton que foram eleitos pela oposição passaram a participar deste grupo no final do ano passado, desta maneira, não vejo neles, pessoas com forças para sustentar o grupo oposicionista, entendo que a representante da oposição pode ficar a vereadora Shirley, que desde a eleição de 2004 pertence ao grupo.
Luiz Jairo representante majoritário da oposição, já se manifestou em algumas oportunidades que não pretende mais concorrer à vaga de prefeito deste grupo.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Notícias do final do dia

Pra variar hoje à tarde a cidade de Upanema foi banhada por uma fina chuva, mas de qualquer forma é uma novidade chover em nossa cidade no mês de outubro.

Até hoje, todas as noites os bacuraus saem em passeata pelas ruas da cidade em comemoração a vitória de Maristela para prefeita de Upanema.

Votos por partido dos candidatos a prefeito no RN

Partidos...........................votos válidos....................percentual
PSB ....................................285 404.............................16,16
PMDB.................................243 662.............................13,79
PV.......................................230 727..............................13,06
PR.......................................191 941..............................10,87
PT.......................................183 951..............................10,41
DEM...................................166 120................................9,40
PP.......................................124 464................................7,05
PPS.......................................54 836................................3,10
PDT......................................60 228................................3,41
PSDB....................................55 724.................................3,15
PMN.....................................55 693.................................3,15
PTB......................................37 158..................................2,10
PCdoB..................................32 697..................................1,85
PSDC....................................14 848..................................0,84
PRB.........................................7 831..................................0,44
PTC.........................................7 674..................................0,43
PSOL......................................4 302..................................0,24
PRTB......................................2 917...................................0,17
PHS.........................................2 562..................................0,15
PSTU......................................1 692...................................0,10
PSL............................................748....................................0,04
PSC............................................698....................................0,04
PCB............................................410....................................0,02
PTN............................................277....................................0,02
Total de Votos................1 766 564................................100,00
Fonte: www.mineiropt.com.br

Um pouco da importância da água

Por que será que os oceanos ou lagos, recebendo constantemente água dos rios e das chuvas, não transbordam? A razão é que eles perdem água para o ar, através da evaporação provocada pelo Sol. Essa água evaporada sobe e vai formar as nuvens para, algum tempo depois, cair sob a forma de precipitação atmosférica.

A água em nosso planeta percorre um caminho cíclico: das terras, dos mares, dos rios, dos lagos e dos seres vivos (principalmente os vegetais) para a atmosfera e vice-versa. É o que chamamos de ciclo da água ou ciclo hidrológico.

A água é uma substancia que não aumenta na Terra, é sempre a mesma, e se as pessoas polui vai diminuindo a quantidade de água que pode ser utilizada, desta forma, a água potável vai ficando mais escassa para o consumo dos seres vivos.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Os ânimos da campanha eleitoral

Após vários meses de acirramento na política partidária, os ânimos agora estão voltando ao normal, a rotina na vida das pessoas está voltando ao nível que existia antes da campanha eleitoral. Sabemos que uma campanha eleitoral numa cidade pequena modifica muito, as atividades diárias das pessoas.

Idade dos prefeitos e vereadores eleitos

É do município de Faina, em Goiás, o prefeito mais novo do Brasil e ele tem apenas 20 anos de idade. Caio Vellasco de Castro Curado, do PMDB, só atingirá a idade mínima de 21 anos exigida pela Constituição, no dia 25 de dezembro deste ano.

No entanto, como seu aniversário ocorre antes da data da posse, conforme prevê o artigo 11 da Lei das Eleições (Lei 9.504/97), Caio poderá assumir a prefeitura de Faina, conquistada com 1881 votos ou 37,04% do total de votos válidos.

Em todo o país foram registrados 122 candidatos com idade inferior a 25 anos, sendo que 31 deles foram eleitos. A faixa-etária em que se concentra o maior número de prefeitos eleitos está entre 36 e 55 anos, mais de 70,88% do número total.

Já o prefeito com mais idade no Brasil tem 90 anos e foi eleito no município de Uraí, no Paraná. Susumo Itimura, do PSDB, foi eleito com 2,222 votos, o equivalente a 49,29% dos votos válidos no município. Dos 783 candidatos com idade superior a 65 anos, 205 foram eleitos em todo o país.

Vereador
O vereador mais novo eleito no Brasil é da cidade de Aspásia, no interior e de São Paulo, e tem 17 anos. Renan Medeiro Venceslau, do PT, completa os 18 anos no dia 17 de dezembro próximo, quando atingirá a idade mínima exigida pela Constituição Federal para assumir a vaga de vereador.

Já o vereador eleito com mais idade é Antônio Ferreira da Silva, do PSDB, da cidade de Cedro, no Ceará. Nascido em 10 de julho de 1919, ele integra o rol dos 791 vereadores eleitos no Brasil com idade superior a 65 anos, o equivalente a 1,52% do total.
Fonte: TSE

Crescimento do PT no Rio Grande do Norte

Mesmo o Partido dos Trabalhadores(PT), tendo perdido a campanha para prefeito na capital, o partido cresceu no interior do estado do Rio Grande do Norte.
O partido elegeu quatro prefeitos: Salomão Gurgel (reeleito em Janduís); Francisco Medeiros (eleito em Parelhas); Edmilson Fernandes (eleito em Antônio Martins); e Leonardo Oliveira (eleito em Ipanguaçu).
O PT elegeu ainda 9 vice-prefeitos e 51 vereadores.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Análise da campanha política estadual

Fazendo uma análise política do estado do Rio Grande do Norte, vemos que quem saiu ganhando foi o senador José Agripino e a senadora Rosalba Ciarlini, ambos do DEM, pois as maiores cidades do estado eles estavam ao lado dos vitoriosos; como Natal, algumas cidades da Grande Natal, Mossoró, entre outras. Penso que a governadora Wilma de Faria foi quem mais perdeu nestas campanhas municipais de 2008

A presença do presidente Lula em Natal não contribuiu para melhorar a campanha de Fátima Bezerra, candidata que o presidente apoiava.

Sendo assim, confirma o que muitos jornalistas já diziam. Lula mesmo tendo muita popularidade no país não transfere para uma campanha de prefeito. A campanha de prefeito é um acontecimento mais local.

Uma análise da campanha política local

A campanha realizada por Maristela foi mais sólida; com a presença da maioria das lideranças políticas do estado do Rio Grande do Norte, como os três senadores do estado, deputados federais e deputados estaduais, a presença constante do prefeito Jorge Luiz, que tem uma grande popularidade na cidade, além do grande número de partidos políticos locais que formaram a coligação; não podemos deixar de mencionar também a simpatia da candidata Maristela.

Já a campanha realizada por Luiz Jairo não teve a presença de muitas lideranças políticas do estado do Rio Grande do Norte, com destaque somente para a governadora Wilma de Faria, que passou muito rápido pela cidade em plena tarde de quarta-feira de sol, e a presença do deputado federal Betinho Rosado, mesmo o seu partido na cidade estando apoiando a candidata Maristela, e não podemos deixar de mencionar que a personalidade de Luiz Jairo é bem mais séria do que a de Maristela, não podemos negar que o povo exige que o candidato seja popular, simpático.

Outro ponto negativo na campanha de Luiz Jairo foi o envolvimento religioso muito forte, dava para se notar que existia uma campanha de evangélicos para Luiz Jairo porque Márcia é evangélica. Penso que a igreja não deve direcionar voto de nenhuma pessoa para alguém. Deus não menciona este conselho, a igreja pode orientar para escolher o melhor, agora votar em candidatos só porque pertence à igreja, aí é ruim.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Comemoração da vitória

Começou desde o período da manhã, e agora às 15:00h ainda continua uma grande passeata dos bacuraus pelas ruas da cidade comemorando a vitória da coligação Seguindo em Frente, Maristela/Manezinho e os vereadores que ganharam.
Não tem sol que bote os bacuraus pra casa.

Resultado de todos os candidatos a vereadores em Upanema

Os que foram eleitos têm *
1º *-Antonio Anízio Bezerra Júnior - 689
2º *- Francisco Elzimar Medeiros de Carvalho - 658
3º *- Oseas Monthalggan Fernandes Costa - 507
4º *- Raimundo Carlos de Medeiros - 502
5º *- Gineton da Costa e Silva - 451
6º *- Adelcina Medeiros Barbosa Bezerra - 437 -
7º *- Francisco Cazuza de Macêdo Aquino - 419
8º *- Dárcio Regis Bezerra - 397
9º - Maria do Socorro da Silva Targino - 386
10º - Valério Augusto Taveres de Mendonça - 384
11º - Ferrari Antonio de Oliveira Basílio - 356
12º *-Shirley Sariny Leite Costa - 314
13º - Sebastião Pereira da Silva - 305
14º - José Francisco da Silva - 258
15º - Antonio Amadeu da Costa Júnior - 232
16º - Manoel Nelson da Silva - 229
17º - Joseilton Basilio da Costa - 221
18º - Rita de Cássia Tavares Mendonça Paula - 218
19º - Antonio José Costa e Silva - 216
20º - Raimundo Garcia de Medeiros - 212
21º - Francisco de Assis Gama - 212
22º - Carlos Cesar Silva de Oliveira - 208
23º - José Batista da Silva - 148
24º - Marques Suelle da Penha- 54
25º - Dário Alessandro de Souza - 38
26º - Adailton Medeiros Barbosa - 7
27º - Francimário Costa de Araujo - 4
28 - Adenilsa Medeiros Barbosa - 0

Resultado para prefeito de algumas cidade do RN

Campo Grande
Francisco das Chagas Eufrásio Vieira(BiBi de Nenca) - 3 365
Tássio José Gurgel Veras - 3 000
Jean Carlos Vieira - 333

Caraúbas
Ademar ferreira da Silva - 7 014
Francisco Eugenio Alves da Silva - 6 466

Governador Dix-Sept Rosado
Lanice Ferreira de Macedo - 4 765
Anaximandro Rodrigues do vale Costa - 4 220
Antonio Pedro da Costa - 191

Paraú
Francisco de Assis Jácome Nunes - 2 022
Márcio Harlan Maia de Aquino - 1 285

Mossoró
Maria de Fátima Rosado Nogueira - 65 329
Larissa Daniela da Escóssia Rosado - 46 149
Renato Fernandes da Silva - 11 306
Heronildes Bezerra da Silva - 464

Janduís
Salomão Gurgel pinheiro - 2 159
Cássio Targino de Medeiros - 1 511
Nazareno de Deus Medeiros Costa - 55

Resultado para vereadores em Upanema

Relação dos vereadores eleitos
1º -Antonio Anízio Bezerra Júnior - 689 - coligação Seguindo em Frente
2º - Francisco Elzimar Medeiros de Carvalho - 658 - coligação Seguindo em frente
3º - Oseas Monthalggan Fernandes Costa - 507 - coligação Seguindo em Frente
4º - Raimundo Carlos de Medeiros - 502 - coligação Vitória do povo
5º - Gineton da Costa e Silva - 451 - coligação Vitória do povo
6º - Adelcina Medeiros Barbosa Bezerra - 437 - coligação Seguindo em Frente
7º - Francisco Cazuza de Macêdo Aquino - 419 - coligação Seguindo em Frente
8º - Dárcio Regis Bezerra - 397 - coligação Seguindo em Frente
9º -Shirley Sariny Leite Costa - 314 -coligação Vitória do Povo

Eleição em Upanema

Em Upanema o total de eleitores aptos era de 9 705, compareceram 9 024, portanto uma abstenção de 681 e o resultado foi o seguinte:
Maria Stella Freire da Costa - 4 722 com 55,33% dos votos válidos.
Luiz Jairo Bezerra de Mendonça - 3 813 com 44, 67% dos votos válidos

Sem internet novamente

A serviço de internet em Upanema fornecido pela empresa RNLAN é parecido com as entidades públicas, em feriado e final de semana não funciona.

sábado, 4 de outubro de 2008

Movimentação pela cidade

A cidade passou todo o dia de sexta-feira na maior tranqüilidade e continua no sábado; sem nenhuma ocorrência de maior destaque, somente a movimentação das pessoas de ida e volta nas ruas, muitos na expectativa de chegar o domingo, quando todos os eleitores vão as urnas para escolher as pessoas que vão ficar à frente do destino do município nos próximos quatro anos.
Daqui, fico torcendo para que as pessoas sejam capazes de escolher os melhores para governar o município neste próximo quadriênio.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Rio Grande do Norte terá 107 municípios com tropas federais

Nossa expectativa é que a eleição municipal que vai ocorrer em todos os municípios brasileiros neste domingo dia 5 de outubro, transcorra na maior normalidade, agora uma informação já me deixou triste. O Estado do Rio Grande do Norte juntamente com o Estado do Pará são os que têm o maior número de municípios com a presença de tropas federais.

Não quero dizer que são estados com eleições desonestas, mas, se vai ter esta grande fiscalização por parte da polícia é por falta de confiança nas eleições.

Penso que os políticos do Rio Grande do Norte, deveriam era ficar envergonhados, um pequeno estado brasileiro com 167 municípios, que também não vejo tanto destaque político nestes potiguares que estão concorrendo a cargos eletivos, com algumas exceções, para que 107 municípios precisem de tropas federais para que possa transcorrer uma eleição limpa e democrática. O que é isto pessoal, deixe de feiúra!

Feriado no Rio Grande do Norte

Hoje, dia 3 de outubro, o Estado do Rio Grande do Norte comemora em seu calendário um feriado estadual, dedicado aos Márteres de Uruaçu e Cunhaú.

O decreto criando este feriado foi assinado pela governadora Wilma de Faria, publicado no Diário Oficial do Estado em 7 de dezembro de 2006.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Partidos e candidatos não podem oferecer transporte no dia das eleições

Os partidos políticos e candidatos não podem oferecer veículos nem embarcações para transportar eleitores desde o dia 4 até o dia 6 de outubro, ou seja, desde o dia anterior até o posterior ao pleito do próximo domingo (5).

De acordo com a Lei 6.091/74, somente a Justiça Eleitoral pode transportar gratuitamente os eleitores no dia da eleição, e mesmo assim, o transporte fica restrito aos moradores de zona rural das localidades em que o juiz eleitoral o tenha solicitado.

Ainda de acordo com a lei, no período entre os dias anterior e posterior à eleição, só poderá transportar eleitores os veículos a serviço da Justiça Eleitoral; os coletivos de linhas regulares e não fretados; os de uso individual do proprietário para o exercício do próprio voto e de sua família e os de serviço normal de aluguel, desde que sem finalidade eleitoral.

Os candidatos também não podem fornecer alimentação aos eleitores no dia da eleição. Havia previsão em lei para que a Justiça Eleitoral pudesse fornecer alimentação aos eleitores de zona rural, quando imprescindível e em face da absoluta carência de recursos desses eleitores. Porém, após a aprovação da Lei dos Partidos Políticos (9.096/95) isso não foi mais possível, tendo em vista que os gastos eram provenientes do fundo partidário, e a lei não faz alusão a esse custeio.
Fonte: TRE-RN

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Mais de 6,6 mil candidatos estão aptos a concorrer a cargos eletivos no RN

Com o fechamento do banco de dados do Sistema de Registro de Candidaturas da Justiça Eleitoral, existem aptos a concorrer a eleição no Rio Grande do Norte : 409 candidatos a prefeito e 6.199 postulantes a vagas nas Câmaras Municipais dos 167 municípios potiguares. Ao todo, são 6.608 candidatos aptos a concorrer aos cargos de prefeito e vereador no RN.

CANDIDATOS A PREFEITO POR PARTIDO NO RN:
SIGLA QTDE_PREFEITO

PSB 75, PMDB 73, PR 40, PP 37, DEM 31, PT 28, PTB 18, PMN 16, PDT 13, PPS 13, PSDB 12, PV 9, PSDC 8, PRB 6, PSOL 7, PHS 5, PC do B 4, PRTB 2, PTC 3, PSL 3, PSC 2, PCB 1, PSTU 2, PTN 1.
TOTAL 409

NÚMERO DE CANDIDATOS A VEREADORES POR PARTIDO NO RN :
SIGLA QTDE_VEREADOR

PMDB 899, PSB 852, DEM 557, PR 517, PP 441, PT 393, PDT 333, PTB 297, PSDB 267, PPS 230, PMN 206, PC do B 212, PV 210, PRB 163, PHS 148, PSDC 132, PSC 73, PSL 64, PTC 55, PRP 32, PRTB 24, PSOL 31, PTN 24, PT do B 17, PCB 12, PSTU 10.
TOTAL 6 199

Os prazos para as campanhas eleitorais estão chegando ao fim

Está chegando o prazo final para as campanhas eleitorais, a coligação Seguindo em Frente está se programando para fazer seu último comício hoje a partir das 19:00h; a conhecida vigília dos bacuraus, já a coligação Vitória do Povo está programando fazer o seu último comício amanhã, com a conhecida vigília dos bicudos.

Desejo que tudo transcorra bem, respeitando a democracia de cada um, em todas as disputas é assim, se têm mais de um concorrendo só um pode ganhar, e se vivemos num mundo democrático, quem perde deve respeitar a decisão que o povo tomou.